Veja 5 dicas antigas para economizar dinheiro – e que realmente funcionam

O dinheiro está curto, as oportunidades de trabalhos estão escassas. Mas, as dívidas e as contas nunca param de chegar. Assim, todo mês estão lá batendo a portinha das nossas casas, não é verdade? Por isso, devemos reconsiderar as dicas antigas para economizar dinheiro.

Aliás, algumas vezes temos aquela surpresinha nada agradável de algum aumento nos boletos ou nas contas. Assim, para conseguir contornar essa situação só economizando, tentando tirar o máximo do mínimo.

Certamente você já tentou várias coisas para gastar menos e acabou se frustrando algumas vezes. Afinal, isso é bem normal de acontecer. Contudo, o que não pode acontecer é você desistir. Porque, na verdade, sempre tem um caminho certo.

Por exemplo, dessa vez, tiramos algumas dicas lá do tempo do zagaia e até podem ser bem úteis para o tempo atual. Não acredita? Viaje conosco nesse balão mágico da economia e aprenda a economizar dinheiro de verdade, como os nossos avós e avôs faziam.

As dicas antigas para economizar

Obviamente, você já deve ter notado que este conteúdo tem o intuito de ser leve. Portanto, não fique bravo se você já praticou algumas dessas dicas e não se sente, assim, tão velho. Aliás, se você praticou algumas delas, ótimo para você. Quer dizer que está no caminho certo.

1 – O famoso “faça você mesmo”

Muita gente se pergunta: “como é que antigamente as pessoas sustentavam tantos filhos? ”. Os motivos são vários. Mas, uma coisa é certa: antes se fazia muito mais coisa em casa e consequentemente, comprava-se menos fora do lar.

Mas, do que estamos falando exatamente? Você pode considerar aprender fazer bolos, tortas e pães já pode dar uma aliviada no seu orçamento financeiro para ver a diferença.

Outra ideia é fazer uma horta. Antes de reclamar que não tem espaço na sua casa, existem várias hortas verticais na internet, e muito simples de fazer. Costurar suas próprias roupas, fazer a própria maquiagem e unha também entram nessa listinha de economia.

Se a ideia superar as suas expectativas você pode começar a vender seus produtos ou verduras, fazer maquiagem e reparar roupas dos vizinhos. Tudo depende, apenas, de você.

2 – Cuidado com o dinheiro na gibeira

Antigamente, os sitiantes só gastavam o dinheiro que tinham na gibeira. Mas, o que é uma gibeira? É uma espécie de bolsa, onde carregavam várias coisas, inclusive os rendimentos da venda de galinhas, gado e leite.

Era muito comum andar com muito dinheiro. Sendo assim, bem mais fácil identificar onde e quanto estava gastando. Isso é uma boa ideia não?

Claro, nossa sugestão não é andar com o salário todo no bolso, só que uma das dicas para economizar dinheiro é usar menos cartão e cheques. E isso vale tanto pelo desconto de compras quanto em já comprar e não fazer mais dívidas.

Definitivamente, dê férias ao seu cartão. E use apenas para compras maiores. Se você não é muito bom com essa modalidade, o dinheiro vivo é sua melhor opção. Essa é a nossa 2ª das dicas antigas para economizar dinheiro.

3 – Use a boa e velha listinha da vendinha

Se você morou em uma cidade pequena certamente pegou o tempo das vendinhas, onde nossas avós e mães compravam tudo e anotavam em um caderninho para pagar mais tarde, lembra-se disso? Inclusive, aquele chiclete com papel de tatuagem de mentira.

Lembrando dessa época, elas também levavam uma listinha para não esquecer tudo que tinham que comprar.

Aliás, essa ideia ainda pode ser muito útil nos dias de hoje. Contudo, a nossa intenção vai além de não deixar de comprar algo e sim anotar apenas o necessário evitando assim gastos desnecessários.

dicas antigas para economizar dinheiro

Leve também uma calculadora de bolso, pode ser no celular também, além de saber quanto vai gastar. Isso garante que você não saia tanto do eixo durante as próximas compras.

4 – Por que vai matar o porquinho

E olha que nem estamos falando do porquinho de verdade, que poderia virar uma pururuca ou incrementos para uma feijoada, viu.

Quando a gente era criança, uma das coisas mais legais era encher aquele porquinho com moedinha e dar aquela martelada na cabeça quando ficava bem cheio para ver toda aquela fortuna. Bom, pelo menos parecia na época.

É bom frisar que nenhum animal era maltratado de verdade, ok? Pode parecer meio bobo isso, mas essa ideia lúdica realmente incentiva as crianças a aprender o valor do dinheiro e a economizar os seus recursos.

Agora que você é adulto você pode retornar esse hábito. Então, sempre que sobrar uma graninha coloque lá. Não precisa ser exatamente um porquinho, um cofrinho também pode fazer a mesma função.

Mas, você deve estar perguntando: “por que não deposito na poupança então? ”, a resposta é simples. Você sairia da sua casa para depositar o troco do pão? Aquele cincão que achou no bolso da calça?

A praticidade de estar a sua mão um cofre induz a economia. Todavia, quando seu cofrinho encher a história muda. Aí sim, é o momento ideal para investir, pois assim não perde dinheiro para a inflação.

5 – Bora pedalar na magrela?

A última das dicas antigas para economizar dinheiro tem a ver com a comodidade de usar o carro para tudo. E isso tem um preço. E com a gasolina passando dos R$ 4,00 dar uma voltada à infância quando andava mais de bike é uma excelente ideia.

Avalie quando precisa realmente usar o seu automóvel, já que muitas vezes acaba sendo uma pratica mais automática do que necessária. Inclusive, as vantagens podem ser várias além da financeira.

Por exemplo, em cidades com congestionamento você pode chegar mais cedo no trabalho. Vai praticar uma atividade física que é fundamental para sair desse sedentarismo e perder aquela barriga que você não tinha quando jogava bola descalço na rua.

Não há posts para exibir