Descubra as grandes diferenças entre comprar imóveis para morar ou para investir

ANÚNCIO

Sempre que surge a expressão “imóvel”, a maior parte dos brasileiros já considera a realização de um sonho, que é o da casa própria, não é mesmo? Mas, o assunto aqui hoje é também para quem está pensando em comprar o imóvel para investir.

Afinal de contas, a gente sempre viu (aqui no Brasil), que muita gente que tem muitos imóveis conseguem viver tranquilamente com a renda do aluguel, não é verdade? E, logicamente, isso prova que comprar imóvel para investir é um bom negócio…

ANÚNCIO

Nada disso. Nem sempre. Cuidado.

Existem coisas que não são tão simples ou óbvias quanto parece. Se você tem dúvidas sobre isso é melhor fazer as contas e já vamos te ajudar com isso, mas, antes, considere que investir na compra de imóveis para ganhar dinheiro hoje em dia pode não ser o seu melhor negócio.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!

Uma coisa é comprar um imóvel pensando em viver nele por muitos e muitos anos. Esse é o bom e velho sonho da casa própria. É algo que é essencial na vida de quase todo brasileiro.

ANÚNCIO

Afinal, quer não quer ter o próprio lar, o próprio cantinho, a própria bagunça?

Outra coisa bem diferente é comprar o imóvel por entender que ele pode se valorizar bastante no longo prazo. Portanto, isso é outra coisa. É um assunto bem diferente. Fazer dinheiro com imóveis é um tema que precisa ser estudado com muito afinco.

Isso porque muitas pessoas acham que o ato de investir está ligado a ideia de guardar uma parcela da renda e aplicar em algum produto simples, que vai proporcionar uma rentabilidade razoável no decorrer do tempo.

Só que investir vai muito além disso.

O que é investir dinheiro?

Investir é multiplicar, transformar um em dois, dois em quatro assim por diante. Multiplicar, entende? Investir é comprar barato e vender caro!

Se investir é comprar barato e vender caro, então, os móveis podem ser uma boa opção, não é mesmo? Afinal, eles são ativos negociáveise  não por acaso muitas pessoas se especializam nesse tipo de investimento, concorda?

Assim, elas procuram oportunidades que são verdadeiras pechinchas e depois vendem pelo real valor de mercado para obter um lucro substancial. Até aqui você concorda com tudo, certo?

Então, tome muito cuidado com isso porque esse pensamento é bem antigo e já não faz mais sentido para a nossa realidade brasileira, tá bom?!

Descubra as grandes diferenças entre comprar imóveis para morar ou para investir

O imóvel para morar

Se considerarmos que a maioria das pessoas compram o imóvel para morar nele, temos que considerar também que até mesmo o corretor de imóveis quer saber: é um imóvel para morar ou para investir… Isso quer dizer que tem diferença!

O questionamento é porque dependendo da resposta do interessado no imóvel, a estratégia comercial do corretor de imóveis muda completamente.

É mais ou menos bem simples de entender:

– Se a pessoa deseja morar no imóvel, o corretor vai voltar suas atenções para certos aspectos desse imóvel, como uma beleza do jardim, a vista da varanda, a ventilação da casa e até mesmo a existência de uma padaria na esquina.

Essas qualidades do imóvel não necessariamente refletem no seu valor de mercado, mas serão utilizados pelo corretor para aumentar o desejo da compra.

O corretor usa essa estratégia porque quem compra imóvel para morar tem mais chance de pagar um valor acima de seu preço de mercado e mais próximo que pede o proprietário. Aqui não entra a ideia do “comprar barato para vender caro”, entende?

É claro que o corretor usar a incontáveis técnicas de vendas para elevar o preço a medida que percebe o desejo do comprador.  Mas, a coisa muda de figura quando pensamos em quem quer comprar um imóvel para investir.

O imóvel para investir

Como essa pessoa busca comprar barato e vender caro mais a frente, com certeza a estratégia é outra. O objetivo dela é um imóvel que custe abaixo do que vale e que não seja difícil de vender no futuro.

Só que esse pré requisito não é simples de ser cumprido.

– Nesse caso, o corretor terá de fazer um amplo trabalho de garimpagem no mercado. O desafio encontrar proprietários que querem muito se desfazer do imóvel estão propensos a aceitar uma oferta mais baixa.

Dentre as situações possíveis estão herança, viagem, subida posterior de salário, separações conjugais e os problemas financeiros.

Esses são pontos importantes que o corretor vai identificar no interessado e que possam proporcionar a venda futura.

Aqui vale falar sobre o ciclo do investimento em imóveis que tem duas etapas fundamentais:

I – A busca por oportunidades imperdíveis com o proprietário desesperado para vender.

II – A identificação de quem quer morar no imóvel no momento ao passo que topan pagar um valor acima do preço de mercado.

Conhecimento… Só assim para dar certo!

Se você deseja dar os primeiros passos nesse mercado de comprar imóveis para investir, note que investir em imóveis não depende apenas da vontade do investidor – é preciso se relacionar bem para conhecer boas imobiliárias e corretores competentes.

Vale a pena fazer visitas frequentes e identificar oportunidades.

Também é recomendável se atualizar por meio de publicações especializadas como qualquer tipo de investimento e vale a pena manter o foco no mercado específico.

Se especializar vai aproximar você de boas oportunidades. Afinal, é impossível conhecer a fundo todas as regiões de uma grande cidade na hora de buscar imóveis baratos para serem vendidos por valores mais altos.

Percebe que há grandes diferenças entre comprar um imóvel para morar e comprar para investir?

Na sua postura diante de um corretor, tudo pode mudar. Inclusive, o impacto no preço que será cobrado pelo imóvel. Por isso, caso você pensa em comprar para morar seja duro na negociação e não deixe transparecer sua empolgação diante das qualidades do imóvel.

Lembre-se que a sua  postura pode ajudar a economizar milhares de reais.

E, uma última dica, para quem quer investir em imóveis, estude também os FIIs – Fundos de Investimentos Imobiliários, que podem ser opções ainda melhores e mais vantajosas.

ANÚNCIO