Confira 3 cursos gratuitos para economizar dinheiro para fazer em casa

ANÚNCIO

Você é aquele tipo de pessoa que até pensa na educação financeira como forma de ter uma vida mais leve, só que não sabe muito bem o que fazer? A gente tem aqui 3 cursos gratuitos para economizar dinheiro que vão fazer todo sentido para você.

Os cursos são oferecidos, todos, pelo Senai, que é do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria. Inclusive, eles são oferecidos sem custo algum e podem ser feitos até mesmo pela internet, sem que você tenha que sair de casa ou pagar para estudar.

ANÚNCIO

Antes de qualquer coisa, considere que o Senai é muito respeitado enquanto instituição educacional, sendo um braço de todo grupo do Senai. Logo, é uma das empresas que mais forma gente para o mercado de trabalho nos dias de hoje.

E os cursos abaixo, apesar de serem tidos como iniciação profissional, não são focados apenas para quem busca emprego, apesar de ser útil para isso. Eles podem ser feitos por quem quer apenas aprender a controlar os gastos e ter uma vida financeira mais leve, também.

A gente organizou os cursos em 3 grandes tópicos, mas não seguimos uma ordem cronológica e nem algo assim. A ideia é que você comece a perceber como pequenas mudanças podem fazer a diferença na sua vida. E, mais do que isso, nada como aprender de graça, né.

ANÚNCIO

1 – Consumo Consciente de Energia

Esse é um curso que vai mostrar como é feita a distribuição de energia elétrica no Brasil. Para isso, o Senai usa de dados atualizados e ensina os seus estudantes a usar a energia de forma mais eficiente e menos descontrolada.

O objetivo central é fazer com que o estudante entenda o impacto da geração de energia no país. Mas, muito mais do que isso, o foco também está na redução dos impactos ambientais do uso inconsciente desse recurso.

Até mesmo porque a presença cada vez maior de equipamentos eletrônicos nas residências em todas as classes sociais demanda de mais energia. Então, nada como tornar o uso de tal recurso mais eficiente e mais sustentável.

O curso é para todo mundo que tenha interesse em se atualizar sobre o assunto da questão energética no país e que quer contribuir com a sustentabilidade do sistema energético. Você pode saber mais do curso no site do Senai.

2 – Educação Ambiental

O curso gratuito de educação ambiental tem como foco mostrar as origens do movimento ambientalista no nosso país. A partir disso, ele cita as políticas públicas ambientais nacionais e as novas formas que se tem para contribuir para a preservação ambiental.

O foco é sensibilizar os estudantes para criarem uma mentalidade mais prevencionista com relação ao meio ambiente. Inclusive, todos os alunos do último ano do ensino fundamental são convidados a fazer o curso. E também aqueles que querem ter um diferencial no currículo.

Assim como todos os cursos citados aqui, esse só exige que o interessado tenha mais do que 14 anos completos. E que tenha conhecimento básico em informática, além de um computador com acesso à internet.

Os principais temas abordados no curso são: primavera silenciosa, legislação brasileira, agenda ambiental, coleta seletiva do lixo, projeto de isolamento término do consumo de água.

3 – Finanças Pessoais

E como não poderia ser diferente, o último dos cursos gratuitos para economizar dinheiro oferecidos pelo Senai é o de educação financeira. Que é para quem quer aprender a controlar melhor as próprias finanças pessoais e da família.

A ideia do estudo é mostrar que, a partir de pequenas mudanças, dá para ter um orçamento financeiro muito mais flexível e colaborativo. Assim sendo, uma ideia é pensar em investimentos financeiros para proteger o patrimônio e evitar situações de dívidas.

O objetivo principal é consciente o aluno sobre a importância do equilíbrio financeiro para ter mais qualidade de vida. Até mesmo porque a “educação financeira contribui para a conscientização da população para com o orçamento familiar, consumo consciente e poupança”.

O curso é voltado para todos os profissionais de áreas do conhecimento diversas e também para os estudantes acima dos 14 anos que querem aprender como administrar o dinheiro e os gastos.

Sobre os cursos do Senai

Confira 3 cursos gratuitos para economizar dinheiro para fazer em casa

Todos os cursos gratuitos para economizar dinheiro citados acima não tem custo algum. Eles podem ser feitos pela internet a partir de uma inscrição online, que exige o preenchimento de um formulário com dados pessoais e a criação de uma senha.

Eles estão enquadrados como iniciação profissional da área de meio ambiente. Ao todo, cada um deles tem 14 horas de aulas, que devem ser feitas em até 20 dias após a inscrição. Nesses cursos não há a inclusão de cargas horárias presenciais.

Após o término do curso, o aluno poderá solicitar o seu certificado de conclusão de curso. Sendo que esses cursos podem ser usados como hora extra de aulas de faculdade e também para incrementar o currículo na hora de buscar uma vaga de trabalho.

ANÚNCIO