Conheça 3 cursos de finanças gratuitos para investidores no Learncafe

ANÚNCIO

Atualmente, na internet dá para encontrar alguns cursos de finanças gratuitos para investidores. Porém, nem todos são confiáveis ou seguros ou com boa qualidade. A nossa ideia aqui foi selecionar aqueles que valem a pena serem feitos. Todos são da Learncafe.

Essa é uma plataforma que tem mais de 5,5 mil cursos disponíveis, com uma boa variação sendo gratuita. Mas, a nossa seleção é para investidores iniciantes, que querem aprender mais sobre o Tesouro Direto, o sistema financeiro e até mesmo sobre o mercado de renda variável.

ANÚNCIO

Os cursos gratuitos online

Uma informação importante que não trouxemos até então é que todos os cursos listados abaixo são online e fazem parte do sistema EAD (Ensino à Distância). Portanto, o requisito é que o aluno tenha um computador com acesso à internet para começar a estudar.

Além disso, o estudo online permite alguns benefícios, que vão desde a flexibilidade para estudar em horários possíveis durante o dia todo e até mesmo a facilidade de poder pausar o vídeo e voltar quando você não entender algum assunto.

Aliás, a Learncafe diz que os autores ficam disponíveis para contato também, sendo que são vários canais de comunicação abertos. “Cada aluno pode usar de ferramentas como fórum de discussões, glossário de termos e até mesmo o contato do autor para tirar dúvidas”.

ANÚNCIO

Além do mais, você nunca tem que aguardar a próxima turma ser aberta, já que cada aluno pode iniciar o curso quando quiser.

1 – Conhecimentos Bancários

A ideia deste, que é um dos cursos de finanças gratuitos para investidores disponíveis no Learncafe, é trazer algumas definições e conceitos importantes sobre o mercado financeiro bancário. Então, você vai aprender sobre Selic, CVM, mercado de capitais, etc.

É um curso de 6 horas-aulas, com acesso em 7 dias, gratuito e que foi publicado recentemente na plataforma. Mesmo assim, 3 pessoas já deram nota para ele, que tem uma média de 4,5 estrelas, sendo que o total é de 5 estrelas.

É um curso com muito conteúdo, sendo que são mais de 30 aulas, que passam por assuntos como a política monetária, as noções de política econômica e as instituições, como: CMN, Banco Central, Bacen, CVM, Bancos, Copom, etc.

2 – Tudo sobre o Tesouro Direto

Esse é um curso que aborda alguns conceitos sobre o Tesouro Direto e como investir nesse tipo de aplicação financeira, que estão sendo considerada a nova poupança por muita gente. Isso porque rende mais e tão segura como a caderneta.

“O objetivo é tornar mais acessível o acesso ao investimento em títulos públicos, o que acaba por possibilitar a compra de ativos por pessoas físicas pela internet”.

Além do mais, o curso é de rápida duração tendo apenas 2 horas-aulas, que podem ser acessadas em 7 dias. O curso também é novo, sendo que foi criado há alguns dias. Mesmo assim, já tem uma ótima nota: 4,39 estrelas.

No conteúdo programático são 17 aulas, que passam por comparações entre o Tesouro e a poupança e o CDB, por exemplo. Além disso, o autor cita os impostos cobrados, a escolha da corretora, os tipos de títulos públicos.

3 – Introdução ao Mercado de Renda Variável

Esse é outro dos cursos de finanças gratuitos para investidores que é indicado no site do Learncafe. E ele só está aqui na 3ª posição porque ainda é recente e só foi avaliado por 3 pessoas. Ainda assim, a nota dele é ótima: 4,56 estrelas.

Sobre o curso, saiba que ele tem duração mínima de 1 horas e pode ser acessado em 7 dias. Foi criado há poucos dias, como mencionamos e não tem custo. Ao todo, são 11 aulas distribuídas em vários temas.

Por exemplo: códigos de negociação, mercado fracionário, índices e ETFs, custos, imposto de renda, aluguel de ações, análise técnica, gráficos e até mesmo candlesticks. O curso foi ministrado pelo próprio perfil do Learncafe.

Quais os custos dos cursos?

cursos de finanças gratuitos para investidores

Os 3 cursos de finanças do Learncafe que trouxemos aqui são gratuitos. Portanto, independentemente do número de horas-aula que ele oferta, o aluno não vai precisar custear nenhum investimento. Por outro lado, também existem planos pagos.

Esses planos trazem algumas vantagens. Por exemplo, tem um que custa R$ 19,90 mensais e dá direito a mais de 740 cursos. Diferente do plano premium, que custa R$ 24,90 e permite o acesso a mais de 4,2 mil cursos que estão disponíveis atualmente na plataforma.

Conheça esse curso gratuito para investir em LCI e LCA

Outra informação importante é sobre o custo do certificado. Após concluir o estudo, o aluno que quiser ter o seu certificado, que poderá ser usado para incrementar o currículo já que é válido em toda América Latina, terá um custo de R4 24,97 e mais a taxa de envio.

Ainda sobre o certificado de conclusão de curso, saiba que há uma página online onde você pode pesquisar o seu. Isso torna possível você emitir o documento mais tarde, caso sinta a necessidade de agregar valor ao seu currículo, por exemplo.

ANÚNCIO