Saiba tudo sobre esse curso de introdução ao empreendedorismo do Sebrae

ANÚNCIO

Se você está buscando um curso de introdução ao empreendedorismo, saiba que o Sebrae tem uma opção. É o curso de “como agir de maneira empreendedora”. Basicamente, ele vai tratar dos assuntos mais básicos acerca desse tema.

Por exemplo, você vai aprender como agir de maneira empreendedora, obviamente. Mas, também vai ver como se tornar um empreendedor de sucesso e quais são atitudes imprescindíveis para se desenvolver nesse papel – de empreendedor.

ANÚNCIO

Sobre o curso de introdução ao empreendedorismo

Esse curso é dividido em 4 unidades ou áreas, sendo: o que é empreender, as características do empreendedor, os fatores de sucesso é definindo planos e as metas.

Relatos de estudantes afirmam que dá para fazer o curso em pouco mais do que 1 hora. “O curso é bem rápido e nada cansativo”, diz um dos estudantes.

E complementa: “Isso porque ele mistura vídeos, histórias de empreendedores, conceitos, características do empreendedor e alguns testes no final de cada capítulo. Inclusive, os testes são bem simples sendo que ajudam a fixar o conteúdo de cada unidade”.

ANÚNCIO

Dessa modo, o curso também cita as ações do empreendedor, assim como a descoberta dos novos objetivos, a necessidade de se manter bem informado em sites confiáveis e o fato de sempre estar aberto às oportunidades, entre outros fatores.

Teste de desempenho

Um dos diferenciais é que o Sebrae disponibiliza um teste de desempenho para o estudante que está fazendo o curso. Assim sendo, também encontramos histórias de estudantes que fizeram o uso de tal teste e obtiveram sucesso. Veja um relato, que foi publicado na revista Gestão & Negócios, na edição 130:

“Logo no início observei que o meu notebook estava lento. Para resolver o problema, cliquei na ajuda e fiz um teste de desempenho, solicitado por eles. Por fim, o computador melhorou e consegui fazer os cursos tranquilamente”.

Unidade 1

No começo do curso de introdução ao empreendedorismo há uma breve explicação. A partir disso, começa a unidade 1. Nela, são geradas várias questões sobre o empreendedorismo. Por exemplo:

  • É possível aprender a empreender?
  • O empreender interfere no meio em que vive?
  • Como transformar uma ideia em um negócio e fazê-la dar certo?

A partir da reflexão, o empreendedor deve ver questões importantes para se tornar um empreendedor, especialmente os aprendizados. E, para finalizar, o estudante ainda poderá estudar sobre os principais comportamentos do empreendedor (ação, razão e emoção).

Ainda na primeira unidade do curso, você poderá conhecer a história do empreendedor Carlos Magno. Assim, você vai ver como ele saiu da informalidade e se tornou uma referência em empreendedorismo em sua cidade.

Unidade 2

A próxima unidade é sobre as características empreendedoras. Aqui, o Sebrae e a sua equipe deixa claro que ninguém nasce empreendedor. No entanto, todo mundo pode ser preparado para isso. Como? Aqui entra o segredo: por meio de capacitações e estratégias.

Entre as características citadas nesse curso do Sebrae, temos:

  • Estabelecer metas,
  • Ser persistente,
  • Ter visão clara,
  • Criar objetivos mensuráveis,
  • Buscar oportunidades,
  • Ver possibilidade de se expandir,
  • Investigar sempre,
  • Conquistar pessoas por meio de uma rede de contatos,
  • Manter a qualidade,
  • Planejar e criar suas estratégias,
  • Correr riscos calculados,
  • Ser independentes e autoconfiante.

A partir disso, o próximo passo, antes de irmos até a unidade 3, é fazer uma análise sobre: quais características dessas eu tenho? E tem mais: quais empreendedores que você conhece têm essas características? O que você pode fazer para desenvolver essas características?

Unidade 3

Para falar dos fatores de sucesso, o Sebrae cita 2 histórias de sucesso. Mas, resumidamente, se você quer saber quais são esses fatores, veja os tópicos abaixo:

  • O investimento no negócio,
  • O preço,
  • O serviço,
  • A qualidade, entre outros.

Além do mais, o Sebrae fala sobre algumas coisas que fazem a diferença. Por exemplo: dedicar-se totalmente ao seu negócio, pelo menos nos 2 primeiros anos, aprender como administrar custos e por aí vai.

Antes de terminar a unidade, o estudante tem que responder algumas perguntas, que são feitas para a reflexão: O que você considera um empreendedor de sucesso? Como você aplicaria os Fatores de Sucesso no seu negócio?

Unidade 4

Na Unidade 4, que é a última desse curso de introdução ao empreendedorismo, o assunto é sobre planos e metas. Em resumo, para alcançar o sucesso o empreendedor precisa ter objetos e metas claras. E isso parece fácil, mas tem algumas dicas que devem ser usadas na prática.

Por exemplo, a melhor pergunta para você se  fazer é: Você tem metas claras? Não basta dizer que tem. Afinal, é preciso definir com clareza o que se pretende ter como resultado final em determinado período.

E no final de todo o curso, considere que são fornecidos alguns itens, como uma cartilha com mais detalhes sobre cada unidade e um audiolivro.

Como se inscrever nesse curso de introdução ao empreendedorismo?

Se você se interessou pelas unidades, mas quer estudar de forma integral e mais aprofundada, saiba que só precisa fazer o cadastro no site do Sebrae. Até mesmo porque é um curso online e gratuito, sem complicações.

curso de introdução ao empreendedorismo

A carga horária é de 2 horas, mas como comentamos acima dá para fazer em pouco mais do que 1 hora, dependendo da sua dedicação. Para mais informações, você também ligar na Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800-570-0800.

Aliás, você vai ter 15 dias para concluir o curso após iniciar a sua inscrição, ok? E após a conclusão terá direito ao certificado digital emitido pelo Sebrae.

ANÚNCIO