Descubra os principais cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados

PROPAGANDA

Quais cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados você considera? Saiba que esse é um tipo de crédito que está disponível no mercado financeiro de forma muito acentuado. Só que tomar cuidado é totalmente necessário para não ter problemas.

Isso porque se você não analisar pontos como taxas de juros e valores, você pode acabar não conseguindo pagar as parcelas do crédito. E aí, o resultado mais certeiro serão as dívidas. E dívidas, como a gente sabe, não é nada bom para ninguém!

PROPAGANDA

Descubra os principais cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados

Por isso é que a gente fez um texto bastante legal e completo sobre o assunto. O que temos aqui são dúvidas e cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados, que todo mundo deve estudar.

Os empréstimos para aposentados

Você já parou para pensar, por exemplo, por que é que os bancos e as instituições financeiras adoram emprestar dinheiro para aposentados? É bastante óbvio e intuitivo isso. Porque nessa fase da vida, a renda das pessoas diminui e os custos aumenta.

PROPAGANDA

Aí, os bancos e empresas veem uma enorme oportunidade de ofertar o crédito no mercado. Só que se a ideia é ajudar, o cuidado tem que ser tomado para que isso não tenha efeito contrário. E, muitas vezes, o empréstimo acaba piorando a situação financeira da pessoa.

A nossa ideia é que, ainda que o empréstimo para aposentado seja visto como solução, você fique de olho para saber que nem tudo é formado por vantagens. Há também desvantagens e nisso é que precisamos ter cuidados.

Afinal de contas, diga você mesmo: quem é que entende todas aquelas siglas dos bancos? Assim, ao terminar a leitura, temos certeza de que você está mais bem preparado para lidar com os produtos financeiros para aposentados.

Como é um empréstimo para aposentado

Para entender os cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados, a gente tem que saber como eles funcionam. Então, vamos lá.

O empréstimo para aposentado, quase sempre, é um empréstimo consignado. Isto é: ele fica consignado com o benefício do aposentado, que é a aposentadoria, obviamente. Portanto, é um crédito que também pode ser solicitado por pensionistas e funcionários públicos.

E qual é a vantagem desse tipo de crédito? O fato de que o pagamento das parcelas é desconto automaticamente da renda mensal do beneficiário da aposentadoria. Geralmente, a renda vem do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para o banco, isso é bom porque dá a garantia do pagamento. Para o aposentado pode ser bom porque é um débito em conta, e ele não tem que se preocupar em atrasar no pagamento. E, por ter tanta garantia, de modo geral, é um crédito mais barato também.

E quanto ao empréstimo propriamente dito, ele vai depender de cada empresa que cede. O que dá para adiantar é que, de modo comum, eles são liberados em alguns dias e podem ser pagos em até 72 vezes. Mas, é preciso consultar as condições de cada uma das opções.

Além disso, nunca se deve ter uma parcela de fatura acima da renda mensal de 30%. Portanto, o crédito vai ser limitado conforme o benefício do aposentado.

Conheça os cuidados ao usar o débito automático

Os cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as desvantagens desse tipo de crédito. Que é o que vai nos levar até a análise dos cuidados que devemos ter na hora de fazer a contratação.

Como o crédito pode ser pago em 72 vezes, a gente tem que entender que é uma dívida do aposentado para o longo prazo. Então, a renda vai ficar comprometida por mais de 6 anos. E nesse tempo pode ter imprevistos.

Aí, com a renda comprometida, o aposentado acaba tendo problemas financeiros. O que é recomendável é que se opte pelo empréstimo consignado mais curto. Sendo que não existe qualquer chance de adiar o pagamento, porque ele é feito em débito automático, lembra?

Então, um dos principais cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados é justamente quanto ao tempo do contrato.

Outra coisa é pensar na finalidade do uso do empréstimo. Isso porque se o valor será usado para comprar itens ou produtos que não são essenciais, a dívida vai continuar. E, como falamos, o aposentado pode ter imprevistos nesse meio tempo.

Agora, se você acha que acabou, saiba que tem mais. E é sobre as taxas de juros. Continue lendo para saber mais sobre isso.

As taxas de juros do empréstimo para aposentados

Descubra os principais cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados

Como falamos no início do texto, nem tudo o que bancos anunciam são de nosso conhecimento. Isso pode acontecer quando lemos “CET”. Se você não sabe, a gente vai te ajudar: CET é um custo que mostra todos os gastos que se tem no empréstimo.

E, obviamente, aqui temos mais um dos cuidados na hora de contratar o empréstimo para aposentados. Isso porque você não deve analisar apenas a taxa de juros do crédito, mas sim o CET, que é um custo efetivo do todo.

O CET deve estar, obrigatoriamente, no contrato do empréstimo. E vale lembrar que essa informação vai ser mega importante para o aposentado saber qual é o melhor banco que está oferecendo o crédito.

Por fim, considere também que você pode acompanhar todos os débitos automáticos da sua conta do INSS pela agência do INSS ou mesmo pelos canais de comunicação digital. Essa é uma forma autêntica de saber se os valores estão sendo debitados de forma correta.

PROPAGANDA