Aprenda como criar uma planilha de gastos online

ANÚNCIO

Atualmente, um dos jeitos mais simples, baratos e mais usados para criar uma planilha de gastos online é através do Google Drive. A plataforma permite o acesso ao Google Planilhas, que é chamado de Sheets e lá tem vários modelos para você montar a sua “contabilidade”.

A ideia é substituir as anotações em papeis e levar para o digital. Sendo que isso tem muitas vantagens, a se começar pela facilidade em anotar de qualquer lugar e a qualquer hora. Além do mais, é gratuito e não tem limite de arquivos. Continue lendo para conhecer mais!

ANÚNCIO

Aprenda como criar uma planilha de gastos online

Dá para acessar a planilha do seu smartphone, do seu notebook, do seu tablete ou até mesmo PC. Agora, considere que para criar uma planilha de gastos online, o ideal é usar um computador ou notebook que permite melhor visualização e inserção de dados.

Importante – é importante saber que o Google é uma empresa de tecnologia que não cobra para o uso de vários serviços, mas pode ter cobranças para outros. Por exemplo, não se cobra para acessar as Planilhas. Mas, você pode ter algumas que são melhores e pagas. Aqui, neste conteúdo, vamos citar apenas as opções gratuitas, está bem?

ANÚNCIO

Por que ter uma planilha de gastos online

Hoje em dia, a gente vê que existem muitas vantagens de usar programas digitais, né. Para empresas, para pessoas, para famílias. As vantagens são muitas e isso representa, até mesmo, uma economia no fim do mês, já que você não precisa comprar programas ou softwares.

O Google Drive, por exemplo, ainda traz o benefício de deixar os arquivos e dados na nuvem. O que isso quer dizer? Que mesmo que você perca o seu notebook ou o seu celular quebre, você vai ter os dados preservados, desde que se conecte novamente com o seu e-mail.

20 Aplicativos para Controlar os Gastos e Investir Dinheiro

A ideia de nuvem é muito importante para os dias de hoje. E, mais do que isso, o arquivo pode ser compartilhado com muitas pessoas. Sendo que isso permite que o assunto de preencher as informações, e somar os gastos, não fique apenas para uma pessoa.

Já quanto ao controle de gastos, você já deve saber a importância disso, não é mesmo? Somente fazendo as contas você vai conseguir ver como está a sua atual situação. Isso te mostrará uma resenha sobre seus gastos, rendas e o que pode ser melhorado no orçamento.

Está mais do que provado que quem se organiza financeira tem mais condições de realizar sonhos ao longo dos anos. Então, sem mais delongas, vamos ver como fazer para criar uma planilha de gastos online no Google Drive.

O passo a passo para criar uma planilha de gastos online

Aprenda como criar uma planilha de gastos online

Considerando que você tenha um acesso ao Google, como através de um e-mail do Gmail, vamos ver o passo a passo para criar as planilhas financeiras no Google. Confira!

O acesso

O acesso ao Google Planilhas é feita através do site do Google, dentro do Google Drive. Para ir direto ao ponto, clique aqui. Por lá, na barra superior, você pode escolher um dos modelos prontos que existem de tabelas online.

Tem até mesmo algumas planilhas de gastos anuais ou mensais. O ideal é escolher aquela que representa o que você tem em mente hoje. Depois, você pode editar e adaptar a sua planilha, lembre-se disso também.

A planilha pronta

A vantagem de usar uma planilha pronta do Excel no Google é que você tem funções criadas já, sem precisar se preocupar com isso. Por exemplo, a maioria delas tem despesas e rendas pré-fixadas e você só tem que preencher.

Assim, antes de tudo, o ideal é inserir o seu saldo bancário atual.

O preenchimento

A partir disso, você faz o preenchimento dos campos. Por exemplo, de modo geral, à direita tem a parte de rendimentos, onde se lê “renda”. Dá para ver também as fontes de renda e o que é planejado de você receber.

Isso porque essas planilhas também podem ser usadas por quem trabalha por conta própria, como MEIs (microempreendedores individuais) e autônomos.

As despesas

Apesar de você não precisar criar uma planilha de gastos online porque ela já está pronta, saiba que você terá que preencher as informações, como mencionado acima. Então, tem a parte das despesas.

Lá você deve inserir aquelas despesas que estão previstas no mês. Tem a parte fixa, como o aluguel da casa ou o valor da parcela do financiamento, além da conta de água, luz, etc. E tem os gastos variáveis também.

No decorrer do mês, você vai preenchendo todos os campos. Sendo que deve considerar todo tipo de gasto. O diferencial é que conforme você vai contabilizando os gastos, a própria planilha vai mostrando o saldo, com base na entrada e saída de valores.

O compartilhamento

Um dos diferenciais que também podemos notar nessa planilha de Excel de gastos mensais é que dá para compartilhar com outras pessoas. Inclusive, entre a família toda. Para isso, você só tem que inserir o e-mail da pessoa em “compartilhar”.

A pessoa vai receber um link de acesso e poderá editar ou apenas visualizar o quadro de dados.

Dessa forma, fica claro que você não precisa de muito, nem de tempo e nem de dinheiro, para ter um bom controle financeiro mensal. Isso vale tanto para fazer as contas pessoais como da família ou da empresa.

O recurso de planilhas de cálculos e orçamentos do Google Drive tem sido muito usado por muita gente. Como falamos, ele vem com algumas fórmulas prontas, o que facilita muito o acesso, já que basta inserir as informações que tudo é feito automaticamente.

E você, já conhecia essa opção? Compartilhe, abaixo, a sua opinião.

ANÚNCIO