Aprenda como criar reserva de emergência na Nuconta

ANÚNCIO

Este é um daqueles conteúdos que vai te ajudar muito na hora de organizar a sua vida financeira. A ideia não é falar sobre coisas complicadas. Na verdade, é muito simples: a gente vai aprender como dá para criar uma reserva de emergência na Nuconta.

A Nuconta é a conta digital e gratuita do Nubank. Ela tem muitos motivos para ser vista como boa opção. Por exemplo, é uma conta que não tem taxa de anuidade e nem mensalidades. Além disso, a sua grande vantagem é que tem rendimento diário acima da poupança.

ANÚNCIO

Logo, isso só quer dizer uma coisa: se você tem dinheiro na poupança está perdendo dinheiro porque se ele estivesse na Nuconta estaria rendendo mais. Para fins de curiosidade, o rendimento da Nuconta é de 100% do CDI, mais do que a poupança que rende 70% do índice.

Só que antes de a gente focar nessa criação da reserva pela Nuconta, vamos tirar algumas dúvidas e fazer algumas reflexões sobre a reserva de emergência.

A reserva de emergência

A primeira coisa a se estudar antes de pensar na criação da reserva de emergência na Nuconta é saber que a Nuconta tem liquidez diária e você pode fazer saques ou retirar os recursos de lá quando você quiser.

ANÚNCIO

Isso é bom porque te dá a liberdade que você precisa para ter uma reserva, que, obviamente, será usada em casos emergenciais, de imprevistos. Por outro lado, isso vai exigir muito mais de você do ponto de vista da identificação do que é um gasto essencial ou para imprevistos.

Se você acha que comprar um iPhone XR exige que você retire a sua reserva de emergência, saiba que, na maioria dos casos, ela não é criada para isso. Aliás, você até pode fazer isso, mas saiba que não é o recomendado.

Dessa forma, o recomendado é criar uma reserva, que nada mais é do que uma poupança, para que o dinheiro seja usado em casos bem extremos. Por exemplo: uma doença grave, a perda do emprego, um imprevisto com o carro, o pagamento de dívidas muito altas, etc.

A importância da reserva

Além do que foi dito acima, você até pode usar o seu dinheiro da Nuconta para outras coisas, mas essa não é a ideia deste conteúdo. O fato é que queremos mostrar que você pode mudar de vida e ter uma reserva juntando pouco por mês. E a Nuconta é uma ótima ideia para isso.

Inclusive, no aplicativo da Nubank você tem várias opções de serviços, desde os pagamentos de contas, transferências bancárias, consultas de saldos e extratos, além da função guardar dinheiro. E é aqui que entra a ideia de montar a sua reserva.

Isso porque todo dinheiro que fica na conta rende 100% do CDI. Mas, o dinheiro que é guardado, que rende o mesmo, não poderá ser usado para pagar contas e compras. Exceto se você ficar o resgate dele, que é diário.

Lembre-se que o dinheiro fica guardado, mas você tem liberdade para retirá-lo desse “cofre” quando quiser, tudo pelo aplicativo e tudo de graça, ok?

A reserva de emergência na Nuconta

Para os educadores financeiros, o ideal é que se tenha uma reserva financeira que seja a soma de, ao menos, 6 salários mensais do que você tem hoje. É fácil fazer essa conta, que vai ser importante para você que vai fazer a reserva de emergência na Nuconta.

Se você tem uma renda mensal de R$ 1 mil, então, é só multiplicar por 6. O seu fundo deve ser, nesse caso, de R$ 6 mil. Além disso, ainda segundo os especialistas, a reserva é uma ótima forma de evitar novas dívidas ao longo da vida.

E também é muito inteligente que você faça comparações com outros tipos de aplicações financeiras que permitem você “guardar dinheiro”. Então, por que não comparar com a poupança? Basicamente, você vai ver que a poupança não tem muitas vantagens.

Primeiro que o rendimento é menor. Depois, que o dinheiro só rende após 30 dias investidos. Na Nuconta, o rendimento é diário. Ah, e antes que você fique com alguma dúvida, saiba que na Nuconta tem os impostos sim, mesmo assim rende mais do que a poupança, ok?

10 dicas para ser aprovado no pedido feito ao Nubank

Como fazer a reserva de emergência?

Se você se interessou por essa função de guardar dinheiro e está vendo a possibilidade de montar ali a sua reserva de emergência, saiba que esse processo é muito simples. Com a sua conta aberta, na página inicial do app, você só tem que ir em “guardar dinheiro”.

Aí, com base no seu saldo disponível, você poderá começar a guardar dinheiro mensalmente. Lembrando que o valor rende diariamente, então, quanto antes você começar, melhor para o seu futuro, que pode vir carregado ou não de imprevistos.

Inclusive, a Nubank está lançando uma novidade, que é sobre Guardar Automaticamente. “Ainda está em testes. Com ela, o usuário e cliente vai poder definir um valor e um dia do mês para guardar o dinheiro do saldo disponível de forma automática”.

Os custos dos impostos

Aprenda como criar reserva de emergência na Nuconta

Sobre os impostos: existe o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é cobrado somente quando os rendimentos são resgatados antes dos 30 dias; já o Imposto de Renda, tem alíquota que vai diminuindo com o tempo, variando de 22,5% a 15% sobre o lucro.

Mas, se você tem alguma dúvida sobre o que pode ser cobrado na Nuconta, que é gratuita de anuidade e mensalidade, saiba que existe uma tabela de tarifas online que pode ser acessada a qualquer momento.

ANÚNCIO