Descubra como saber se o seu CPF ou CNPJ está sendo usado

ANÚNCIO

Você sabia que podem estar consultando o seu CPF e o seu CNPJ nesse momento sem você saber? E tanto é verdade que estudos indicam que no Brasil existe uma tentativa de golpe a cada 17 segundos.

Por isso, monitorar o CPF e o CNPJ é muito importante. E existem bons serviços que fazem isso – alguns gratuitamente.

ANÚNCIO

Aliás, para você que está meio perdido no assunto, vamos explicar uma coisa importante. O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, que é um número que todo cidadão tem. Já o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que é como um CPF de uma empresa.

Aí, existem vários motivos para que se faça a consulta do CPF de uma pessoa ou do CNPJ de uma empresa. Um deles pode ser o fato de você ter solicitado um cartão ou um crédito no mercado.

Mas, nem sempre.

ANÚNCIO

As vezes, algumas pessoas agem de má fé e consulta o seu CPF ou CNPJ a fim de roubar informações preciosas suas. O foco é dar golpes no seu nome. Isto é, pedir cartões, empréstimos, etc… Tudo falsificando o seu documento.

Agora, você sabe como se proteger desses golpes? A gente tem onde encontrar essas informações. Continue lendo para descobrir mais.

Alguns dados

Atualmente, 45% dos empreendedores têm dificuldade em contratar a saúde financeiro dos seus negócios. O número vem de uma pesquisa do próprio Serasa.

Além disso, 50% afirmam não ter dificuldade, porém, tem como meta para o próximo ano cuidar melhor das finanças da empresa.

Isso tudo foi o que impulsionou o Serasa a criar uma plataforma para controle da saúde financeira de empresas e, inclusive, com o serviço de monitoramento de consultas 24 horas por dia.

Descubra como saber se o seu CPF ou CNPJ está sendo usado

Site do Serasa Empreendedor

Uma das opções para se prevenir e ficar sabendo sobre as consultas no seu CNPJ é entrando no site do Serasa Empreendedor.

Lá, você digita o seu CNPJ e faz a consulta. Para quem não tem o cadastro, saiba que dá para fazer inserindo algumas informações pessoais.

Aí, você pode ver a opção de “Saúde do seu Negócio”, onde tem o Serasa Score, o relatório da sua empresa, o perfil empreendedor, a videoteca.

Qual será o score da sua empresa? Sim, dá para saber se a sua empresa é bem vista no mercado ou não.

Já na opção de Saúde do seu Negócio tem um relatório da sua empresa e isso gera informações bem importantes também. Tais como sobre negativação dos seus documentos, consultas ao Serasa, informações cadastrais, agendas, o monitoramento do seu CPF e CNPJ.

E ainda tem algumas dicas, que vão te ajudar a ser bem visto pelo mercado.

Considere que quanto maior for essa pontuação, mais fácil será para sua empresa conseguir crédito no mercado e com taxas de juros menores.

Vamos agora em monitoramento.

O monitoramento das consultas

Antes de mostrar a situação do CPF e CNPJ, considere que o primeiro benefício desse monitoramento é a segurança por que eu sei quantas empresas consultaram e quando consultaram meus dados. E você, sabe?

Então, dá para ficar tranquilo porque nesse site dá para ver quem visitou o seu nome.

O segundo benefício é a comodidade porque você é avisado por SMS e/ou eemail quando alguém consultar o seu CPF ou CNPJ.

E você também é avisado se estiver prestes a ter o nome negativado no órgão.

Esse serviço é online 24 horas por dia. Aí, caso você receba a notificação de consulta dos seus documentos ou de negativação você também conta com um plano de ação personalizado para cada situação.

Assim sendo, o próprio Serasa vai te indicar algumas resoluções para o seu problema. Como a renegociação de dívidas, por exemplo.

Isso é mais segurança para você e para a sua empresa.

Desconfie dos golpes

E como é que dá para desconfiar dos golpes cibernéticos?

Bom, é simples. Ao fazer esse monitoramento do seu nome ou do seu CNPJ, você vai começar a ver quais empresas buscaram o seu nome.

Aí, o que acontece é o seguinte: caso não tenha sido você que interagiu com essa empresa é porque alguém fez isso. E se não é você, com certeza, é alguém tentando de dar algum golpe.

Nesse caso, nós recomendamos você a entrar em contato com essa empresa para entender melhor o motivo da consulta no seu CPF ou no seu CNPJ.

O nome da empresa consultante vai estar na lista e no monitoramento do Serasa.

Serviços diferenciados

Outros diferenciais do Saúde do Seu Negócio são: o planejamento das tarefas empresariais, a programação do vencimento de contas a pagar, programação de datas importantes e o acesso à calculadora de endividamento.

Essa calculadora ajuda a identificar quanto do faturamento mensal está comprometido com pagamentos de empréstimos, financiamentos, créditos, etc.

O uso da plataforma tem um custo, que pode ser pago em cada consulta ou mensal. Mas, antes de saber os valores, veja o vídeo de apresentação do serviço do Serasa:

Quanto custa o serviço de monitoramento?

Lembrando que não é gratuito esse serviço de monitoramento do nome e nem do CNPJ. Você pode consultar o score gratuitamente, mas monitorar, não.

A contratação pode ser feita avulsa, por um preço de R$ 16,9 para a consulta.

Mas, também dá para assinar mensalmente, aí, o serviço de monitoramento 24 horas por dia é ativo. Nesse caso, no acesso ilimitado, o custo é de R$ 34,9 mensal.

“Nosso objetivo é apoiar e orientar os empreendedores no grande desafio de conquistar uma boa reputação no mercado”, avalia o Serasa, através do vice-presidente Victor Loyola.

ANÚNCIO