Aprenda essas 5 maneiras suaves de cortar despesas administrativas da empresa

Todo empreendedor que tem um negócio sob sua organização acaba tendo alguma dificuldade na hora de cortar despesas administrativas da empresa. E isso vale para todo tipo e tamanho de companhia. Inclusive, vale para um MEI (microempreendedor individual) também.

Então, se é uma dúvida comum, a gente resolveu falar disso. E, na boa, o assunto não é dos mais simples, não. Isso porque cortar um gasto da empresa pode significar um problema em alguma área. Assim, a gente focou naquilo que pode ser mais “suave” do ponto de vista do comprometimento de tal empresa.

Se você está em busca de respostas sobre como cortar despesas administrativas da empresa, então, esse texto é para você, sim. Mas, leia com bastante atenção porque uma tomada de decisão errada ou precipitada pode gerar resultados inconsequentes.

Por que cortar despesas administrativas da empresa?

Antes de tudo, porém, vamos apenas apresentar o motivo para que criamos este conteúdo. O motivo que se tem para cortar despesas administrativas de uma empresa pode ser variado. Mas, de modo comum, é para manter a margem de lucro.

Agora, mais do que saber por que cortar as despesas, a gente quer buscar respostas sobre como fazer isso sem prejudicar o negócio. Por exemplo, sem que isso interfira na entrega do serviço ou do produto.

Aí, a gente chegou em pontos que tem a ver com a tecnologia e com processos de conscientização da equipe de trabalho da empresa. Então, ficamos bem felizes com o resultado e espero que vocês também fiquem. Abaixo, estão as formas que encontramos.

1 – O estoque

De modo geral, um estoque mal gerenciado resultado em problemas financeiros. Portanto, na hora de cortar despesas administrativas da empresa, a gente tem que considerar esse ponto.

O que a gente encontrou foi o fato de que a falta de planejamento ou um planejamento errado do estoque pode trazer despesas desnecessárias. Assim, quando produtos passam da validade, por exemplo, significa que a empresa perdeu dinheiro.

Para evitar esse erro não tem muita solução além de “investir em processos tecnológicos para administrar o estoque”. Isso vai resultar na compra mais assertiva dos materiais. E não se deve ficar atento apenas à validade, mas também o custo e a venda.

2 – Os tributos

A tributação também é um item que é importante de ser visto em toda empresa. Independentemente do tamanho, existem os tributos a serem pagos, obviamente. Por isso, se tem gasto é preciso estudar.

O Brasil é conhecido por ser um país que tem os maiores tributos do mundo para empresas. O que já indica um cuidado bastante especial. Aí você pensa como cortar despesas administrativas da empresa pensando nisso?

Bom, uma alternativa é buscar a melhor forma de enquadramento da sua empresa. Porque esse enquadramento resulta na tributação do negócio também. Afinal, ninguém quer ter problemas com a Receita Federal depois, mas também ninguém precisa pagar mais do que deve.

Assim, o que se vê é que tem empresas pagando mais do que deveriam. O conselho é conferir com o contador se esse é o melhor enquadramento para não se pagar impostos a mais.

3 – As viagens

Mais um estudo para quem quer cortar gastos na empresa: as viagens corporativas. Bom, esse é um gasto e tanto para muita empresa, o que vai depender da área de atuação e do tipo de negócio também.

O segredo está em administrar essas despesas com viagens, já que elas não podem e não devem ser cortadas. A otimização dos custos com viagens se dá a partir do uso da tecnologia também, que pode ser acessada de celulares.

Há aplicativos que controlam gastos como alimentação, translados e até mesmo hospedagens. Isso facilita na hora de comprovar gastos e até mesmo na hora de escolher opções com melhores custos benefícios.

4 – As contratações

Você até pode achar esse lance de contratações estar aqui. Mas, a gente explica. Tanto as contratações como as demissões representam custos para uma empresa. E, em boa parte das vezes, são custos que poderiam ser minimizados.

Assim, se temos cortar despesas administrativas da empresa, podemos pensar em como fazer isso nessa área de Recursos Humanos. Obviamente que você já deve ter visto que para as empresas não é saudável ter a rotatividade de funcionários.

Então, uma saída é fazer processos melhores de recrutamento e seleção para evitar uma contratação ruim ou negativa. Isso soma na planilha de gastos da empresa, mas de forma mais assertiva do que ficar contratando e mandando embora o tempo todo.

Uma boa ideia que tem sido muito falada é melhorar as políticas do negócio: explicando os processos de contratação, além do investimento em treinamentos.

Aprenda como ganhar dinheiro usando o capital de giro da empresa

5 – Os pequenos gastos

Agora, como na vida pessoal, a gente tem o último tópico, que é sobre aquela coisa do minimalismo, sabe? Isso tem a ver com pequenos gastos. Como cortar despesas administrativas da empresa pensando no minimalismo?

Também buscamos algumas soluções quanto a isso. Dá para pensar no material usado no escritório, por exemplo. Assim como naqueles de limpeza. E sem se esquecer dos gastos da manutenção do lugar e do uso de energia, água, entre outros.

Atualmente, os especialistas empresariais têm citado muito a questão dos métodos que envolvem o senso comum e sustentável. Aí, dá par afalar da organização, da padronização, da reutilização e até mesmo do reaproveitamento.

O empreendedor pode optar pelos treinamentos sobre o uso sustentável de recursos naturais dentro do ambiente corporativo, por exemplo. Isso também gera bons resultados no fim do mês e do ano.

Não há posts para exibir