9 Conselhos do Corinthians para Ficar Rico no Mercado Financeiro

ANÚNCIO

Se você tem a intenção de Ficar Rico no Mercado Financeiro e gosta muito de Futebol, tem que ler este artigo imediatamente – vamos mostrar como é possível aprender algumas lições a partir desse esporte tão famoso no Brasil para Ganhar Dinheiro e Aumentar o Patrimônio.

Antes de tudo, tem uma dica muito muito muito importante: o 9º conselho é um dos melhores – Como o Corinthians Conseguiu Montar o Melhor Elenco do Brasil gastando Apenas 11 Milhões de Reais – não deixe de ler!

ANÚNCIO

Ah, se você leu a palavra “Corinthians” e ficou meio dúvida – talvez goste mais de outro clube – não se preocupe. Não queremos mencionar títulos, nem ídolos, nem falar nada além de uma história recente que tem acontecido nesse time de futebol. Independente da sua torcida, a estratégia usada pelo Corinthians em 2017 tem deixado qualquer torcedor de queixo caído.

Entenda um pouco dos números do Corinthians

Corinthians começou o ano de 2017 de forma modesta por vários motivos: um dos seus maiores ídolos dos títulos passados – o técnico Tite – não estava mais a frente da equipe. Claro, ele optou por ir treinar a Seleção Brasileira de Futebol – onde tem ganhado muitos jogos e aumentado ainda mais sua fama.

Outro motivo é que o Corinthians, por erros da Diretoria, tinha pouco dinheiro para comprar ou negociar jogadores. Com as dívidas da construção do seu estádio – Itaquera – a situação parecia ficar ainda mais precária, o que podia interferir diretamente dentro dos gramados.

ANÚNCIO

Sem dinheiro, sem técnico, o que o Corinthians pode fazer em 2017? Qualquer coisa, exceto conseguir manter uma invencibilidade de 31 jogos – além da conquista do título do Campeonato Paulista no início do ano e a liderança isolada no maior campeonato nacional disputado até agora.

Além de estar disputando uma Copa Sul-Americana.

Isso é uma façanha. E não apenas pelos recordes, mas também porque o time conseguiu tirar “leite de pedra”, como dizer por aí. Como? Essa é a grande pergunta! E a resposta foi dividida em 9 tópicos, que vamos citar abaixo e que servem para o Mercado Financeiro também.

Antes disso, não seria justo falar de um profissional – Fábio Carille.

O técnico do Corinthians é o verdadeiro âncora dessa equipe que está conseguindo mostrar um ótimo desempenho dentro de campo. Carismático, sério e humilde, ele já afirmou várias vezes que estuda o futebol e que aprendeu muito com o antigo treinador – Tite.

Saber montar a equipe dentro das 4 linhas é a sua principal arma – estratégia e realocar as peças do tabuleiro quando necessário é o que faz dele um dos melhores do Brasil. Vamos falar mais de Carille no decorrer deste artigo. Acompanhe!

Os 9 Conselhos do Corinthians

A última derrota do Corinthians aconteceu em março deste ano. De lá para cá, foram mais de 120 dias de invencibilidade. Sem dinheiro, o time gastou apenas 11 milhões de reais para montar um elenco que não tem estrelas, mas sem dúvidas cada guerreiro é importante na formação desse exército.

1 – Organização

Se você gosta de futebol e já assistiu à um jogo do Corinthians em 2017 já percebeu que ele é um time TOTALMENTE organizado.

Não, o Corinthians não tem um futebol maravilhoso, com dribles fantásticos ou golaços marcados. Longe disso, o time é tático. Mais do que isso – é organizado. Cada peça – jogador –sabe exatamente o que fazer e onde estar.

E isso acontece de forma impressionante.

Até mesmo quando entram reservas, as funções permanecem as mesmas – o que mostra uma organização impecável.

Isso tem sido importante para o clube vencer tanto neste ano.

E essa organização segue padrões: os mais altos vão para a área cabecear enquanto que os mais ágeis fazem o contra-ataque. Os que melhor finalizam batem as faltas e os mais criativos, ficam por conta das armações. É um tabuleiro perfeito. Pelo menos, tem sido até agora.

No Mercado Financeiro, a organização não é apenas importante, como primordial.

Se você não sabe quanto ganha de dinheiro mensalmente ou se não faz ideia do quanto anda gastando. Nem adianta tentar, você será fracassado. Se você não sabe onde pode cortar gastos e ou deve investir, também pode ir parando.

Organização é ter paciência para esperar e muita dedicação para fazer tudo que for importante – como poupar e investir dinheiro.

Regra Número 1 – Tenha Organização Financeira. Anote os gastos, os custos, os juros, as rendas. Faça contas, análise, pergunte, investigue, busque, pesquisa. E, definitivamente, seja organizado com esses números.

2 – Trabalho em Equipe

Já falamos um pouco disso, mas vamos repetir: o Corinthians não tem nenhum grande atleta estrelar de destaque. Tem sim alguns muito bons – como Jadson, Jô ou Cássio, inclusive alguns tem sido convocados para a Seleção Brasileira de Futebol. Porém, nenhum que tenha custado milhões de reais, como vamos falar no último tópico.

O segredo? São vários, mas um deles é: Saber Trabalhar em Equipe!

Cada um faz a sua função e um pouco mais. Cobre o outro, quando é preciso. O zagueiro sabe que precisa marcar o atleta mais alto do time adversário, enquanto que o volante se preocupe em cobrir o zagueiro quando ele vai para a área.

Mais do que isso: o Corinthians tem feito gols com diversos jogadores – Jô (Atacante), Rodriguinho (Meio-Campista), Balbuena (Zagueiro) e Guilherme Arana (Lateral), mostra essa diversidade. Além do mais, até reservas fazem gol neste time – Pedrinho (Atacante) e Pedro Henrique (Zagueiro), por exemplo.

Outro fato importante: o Pablo se machucou recentemente e está contando com a ajuda importante dos preparadores físicos, médicos e fisioterapeutas. Enquanto isso, tem uma série de profissionais que analisa cada adversário, selecionando os pontos fortes e os fracos. Tudo é parte do todo.

Já entendeu como isso pode ser usado no Mercado Financeiro? Se você não sabe nada sobre dinheiro, procure ajuda – mas tome cuidado com “falsos amigos”.

Existem vídeos, e-books, cursos, sites… Que ensinam como é possível ficar rico, investir dinheiro, poupar dinheiro, economizar dinheiro, etc. O importante é você buscar esse conhecimento em equipe e não apenas com um único dono da razão.

Os gerentes de bancos, por exemplo, só querem vender seus produtos. Os corretores, por outro lado, tem uma visão mais generalizada. Existe ainda aqueles que já ganharam dinheiro na bolsa ou os que acompanham os índices.

Você precisa conhecer e ter contato com todos eles para crescer e se dar bem no Mercado Financeiro. Essa é a Dica Número 2.

Regra Número 2 – Saber Trabalhar em Equipe, ou seja, você não precisa fazer tudo sozinho.

3 – Líder Fora dos Gramados

Falamos que íamos falar mais de Fábio Carille e aqui está. O treinador é um verdadeiro líder fora dos gramados – ele comanda e impõe respeito, mas sem brigar ou ser autoritário. Ele simplesmente lidera a equipe.

Mas não é só na hora do jogo ou de aparecer nos jornais, ele também lidera fatores extra campo. Ele estudo o futebol, estuda os atletas, aprende com outros técnicos.

Você preciso disso quando fala em dinheiro também.

Liderar fora dos gramados é o mesmo que saber se comportar quando seus amigos te chamam para a balada naquela sexta-feira depois do expediente ou quando você tem que ir contra a vontade e dizer para o filho que quer tanto aquele carrinho de controle remoto.

Isso é ter postura financeira.

Regra Número 3 – É imprescindível notar que o dinheiro está em todos os lugares e faz parte da vida de qualquer pessoa. Portanto, onde quer você esteja saiba quanto pode gastar e com o que, em qual proporção e por qual necessidade.

4 – Erros e Tropeços

Ninguém é invencível e quem nunca errou que atire a primeira pedra. O Corinthians sabe disso e tem aprendido com os tropeços. Um exemplo é que há alguns anos contratou o atleta Alexandre Pato por muitos milhões, depois o jogador não rendeu o esperado. Agora, em 2017, o time gastou bem menos, mas montou uma equipe forte.

– Vamos falar disso abaixo.

Além disso, no meio de março, o time perdeu para o clube da Ferroviária, após uma bobeada da zaga, em uma partida que terminou 1 a zero. Outros casos aconteceram, quando o time ficou com um jogador a menos dentro de campo. Portanto, todo erro é um aprendizado.

O Corinthians sofreu o ano passado, foi eliminado de alguns campeonatos. Portanto, nada aconteceu por acaso. Este ano está sendo uma colheita do que foram os anos passados.

Mais do que isso, além do próprio treinador e comentaristas, outros clubes sabem que o alvinegro vai perder alguma hora. Novos erros vão acontecer e deslizes, como no Mercado Financeiro, pode custar caro – com a derrota.

Portanto, se você tem um investimento que ficou abaixo neste mês, tenha paciência e reavalie. Você pode mudar de ativo ou simplesmente entender que foi um breve deslize do mercado.

Outro caso muito comum é pessoas que se endividam e conseguem quitar as dívidas. Mas, tempos de depois voltam ao mesmo estágio – o que prova que elas não aprenderam com o erro. E qual foi o erro? Gastar mais do que deviam ou podiam, sem levar em conta o orçamento financeiro.

Regra Número 4 – Errar Faz Parte. O mais importante nessa hora é aprender com os erros.

5 – Cabeça no Lugar

Cabeça no Lugar é agir com a razão em troca da emoção. Na hora do pênalti, o jogador tem que ter a cabeça no lugar ou quando está perdendo tem que ter o mesmo comportamento. Você já ouviu isso de um narrador futebolístico não é?

O nervosismo costuma atrapalhar a tomada de decisões em várias áreas do mundo – seja no futebol, na vida, no mercado financeiro.

Se você pensar em nervosismo no mercado acionário então… A situação é bem comum. Muitas pessoas perdem dinheiro nesse mercado porque agem com emoção e não com a razão. Começam ver o valor do papel caindo e querem vender. Ou o contrário. Ou qualquer coisa que não tenha a ver com a racionalidade.

O mesmo vale para as compras. É só chegar natal ou Dia das Mães que todo mundo sair gastando o que tem e o que não tem. Onde está a cabeça neste momento? No lugar certo que não é.

Regra Número 5 – Ter a cabeça no lugar e saber fazer escolhas certas é fundamental para todo tipo de investidor, do grande ao pequeno.

9 Conselhos do Corinthians para Ficar Rico no Mercado Financeiro
Reprodução: Google

6 – Humildade

Humildade é saber reconhecer os erros e concretizá-los em acerto. Mais do que isso é saber por os pés no chão. O técnico – Fabio Carille – nunca falou que o Time Já É Campeão ou que já tinha algum jogo ganho. Ao contrário, ele sempre colocou na mesa todas as possibilidades.

Humildade é mais do que isso – é reconhecer e ser grato à toda ajuda te faz ser mais forte ou melhor.

Em finanças, ser humilde é saber que mesmo que hoje você esteja ganhando, amanhã você pode perder. Ou que aquele conselho dado foi muito útil para o seu crescimento. É saber agradecer ao companheirismo da sua família por concordar em te ajudar a economizar dinheiro e manter o cronograma familiar.

Regra Número 6 – Ter Humildade para Conhecer Novos Investimentos e Estratégias, sempre.

7 – Conhecimento Técnico e Teórico

O técnico Fábio Carille já cansou de dar entrevistas afirmando que aprendeu muito com o antigo treinador, o Tite. Já o Tite, por sua vez, também está cansado de falar do quanto viajou e estou para entender e compreender o futebol – seja o brasileiro ou o mundial.

Fez cursos, falou com os melhores. Observou times de base e seleções. Depois, montou no Corinthians um dos melhores elencos já visto no mundo, vencendo o campeonato mundial e batendo times como Boca Juniors e Chelsea.

Como você quer comprar uma ação se nem conhece a empresa? Aliás, você sabe como funciona a BM&FBovespa – ou atualmente, B3? Se não sabe nada disso, precisa estar, ter a teoria.

Regra Número 7 – Conhecer o Mercado Financeiro é essencial para investir dinheiro e, posteriormente, Ficar Rico. Ninguém fica rico da noite para o dia e mesmo que isso aconteça, o conhecimento é que vai determinar se a pessoa continuará rica ou não.

8 – Objetivo Definido

O objetivo do Corinthians é ser campeão, não há dúvidas disso. Os motivos são vários – para o jogador novato, a visibilidade vale muito e ir para a Europa pode ser uma delas, já para o jogador mais velho, encerrar a carreira com um título seria a melhor das despedidas.

Mais do que isso, por mais simples que seja, um time sempre entra em um campeonato para vencer e aqueles que melhor trabalham e mais se dedicam tem mais chances de conseguir isso.

No Mercado Financeiro, a teoria é a mesma: quando mais estudo, dedicação e pesquisa o investidor tiver, mais chances de ficar rico ele tem. Para isso, é preciso ter um objetivo – como ser campeão.

Portanto, acorde todos os dias e se pergunte: qual o meu objetivo? Para que você quer muito dinheiro? Quanto você quer de dinheiro? Trace metas e tenha objetivo. Isso é fundamental para conseguir seguir a trilha do sucesso.

Regra Número 8 – Definir Objetivos tem que estar no Planejamento Financeiro. Um comportamento, por mínimo que seja, exige dinheiro – como uma viagem ou a compra de um celular novo. A ideia é definir os objetivos por períodos – de curto, médio e longo prazo.

9 – Investir Pouco Dinheiro

Já está mais do que provado que o Corinthians tem o Melhor Elenco de Futebol do Brasil. Afinal, os jogos de invencibilidade comprovam isso. Mas, como o Time Paulista conseguiu essa façanha sem ter muito dinheiro para investir?

A resposta é simples: Investindo Pouco, mas Investindo Certo.

Para se ter uma ideia, o Clube Alvinegro gastou a bagatela de 11 milhões apenas – é um valor muito baixo se comparado aos seus concorrentes, como o Palmeiras, que investiu mais de 80 milhões de reais no mesmo período.

Fugindo um pouco do protocolo, vamos citar os jogadores que vieram para o clube em 2017 e seus respectivos valores, apenas para que os fatos fiquem comprovados:

  1. Felipe Bastos – Sem Custo
  2. Jadson – Sem Custo
  3. Jô – Sem Custo
  4. Pablo – Empréstimo
  5. Paulo Roberto – Empréstimo
  6. Kazim – R$ 1 Milhão
  7. Clayson – R$ 3,5 Milhões
  8. Gabriel – R$ 7 Milhões

Total – R$ 11,5 Milhões

É engraçado, não é? Com apenas 8 “caras novas”, o time conseguiu montar um bom elenco. Gabriel ficou fixo na posição de volante. Jadson é o verdadeiro camisa 10, apesar de as vezes usar a 77. Pablo é um dos principais defensores – ainda que esteja contundido. E Jô, bom… o Jô é o atual artilheiro da equipe.

Viu? Como cada peça tem a sua função? Viu, como o Corinthians conseguiu chegar onde está? Apesar de tudo, alguns jogadores contratados ficaram no banco de reservas, mas todos que entram em jogo, apresentam um bom entrosamento com o restante da equipe.

Na verdade, o Timão – como é chamado – aprendeu com os erros. Há alguns anos, o time contratou o famoso e ilustre Alexandre Prato, só que ele ficou caro demais e não mostrou todo seu futebol dentro de campo – deixando a desejar. Agora, mesmo com pouco dinheiro, o time parece ter acertado nas contratações.

E tem mais um segredo neste tópico: os jogadores da base. O Corinthians tem apostado nos seus atletas juvenis. Como visto, Guilherme Arana é titular absoluto na lateral esquerda e já foi atraído por grandes clubes, como o Bordeaux – da França. Já Pedrinho, que tem entrado em vários jogos, virou interesse do Barcelona – da Espanha.

Bom, acho que isso é suficiente para vocês entenderem a relação do futebol apresentado pelo Corinthians neste ano, com o Mercado Financeiro, não é?

Sabemos que hoje existem aplicações financeiras que podem ser feitas a partir de 30 reais – com o Tesouro Direto. E outras, que podem render mais, mas que também tem valores baixos.

E, mesmo por que grandes investidores já afirmaram diversas vezes que não importa o quanto você investe, mas quando e com que intensidade! É melhor investir 100 reais por mês, do que 1 mil no final do ano. Pense nisso.

E você, viu mais alguma relação entre o Corinthians e o Mercado Financeiro? Diga-nos qual!

Para Saber Mais – 5 ligações entre o Futebol e o Mercado de Ações

1 – Corinthians quer lançar ações na Bolsa de Valores com a finalidade de pagar o estádio

O dinheiro arrecadado com a venda de ações serviria para pagar parte do dinheiro devido da obra do estádio, que com os juros, deve ter um custo final de 1,2 bilhão de reais. Esse foi o fato que culminou na decisão do Conselho Deliberativo oposicionista à gestão de Roberto de Andrade.

A ideia é apostar na torcida – uma das maiores do país – e lançar ações na Bolsa. A expectativa é que esses torcedores se interessem pelos papéis, pensando principalmente que o resultado poderia ser uma reversão na atual trajetória financeira do clube.

Segundo os jornalistas da UOL, que apuraram a matéria, existem dois pontos que dificultam a abertura do IPO (Oferta pública inicial):

  1. O grupo que planeja isso precisa estar no poder,
  2. Pode ser que demore muito tempo para que o capital seja aberto, e até lá o time pode encontrar outra solução para quitar a dívida.

No fim de 2012, Waldemar Pires, ex-presidente do Corinthians já havia cogitado essa hipótese. “Um clube de futebol bem administrado dá lucro, e o IPO pode ser uma alternativa viável para o investidor”, ele disse, na época.

Método prático para investir na Bolsa.

Fora da Bolsa, o clube tinha uma previsão de que o estádio seria pago com um empréstimo de 400 milhões de reais junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e com a venda de CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) da Prefeitura de São Paulo. Mas, os certificados não foram vendidos porque o Ministério Público do Estado questionou o benefício.

Continue Lendo e descubra as outras 4 Ligações Entre o Futebol e o Mercado de Ações!

Da Redação

ANÚNCIO