Saiba como montar o seu controle financeiro pessoal para 2020

ANÚNCIO

O ano já está no fim, apesar de faltar alguns dias. Mas, você já deve estar considerando criar um controle financeiro pessoal para 2020, não é mesmo? Se não está, ainda, saiba que já poderia começar a pensar nisso, viu.

Isso porque esse planejamento é a melhor forma que se tem para começar bem um ano novo. Assim sendo, ele vai te permitir ter uma vida financeira mais regular, com menos dívidas e mais investimentos.

ANÚNCIO

Aprenda, em passos simples, como montar o seu controle para o próximo ano. E comece a pensar nisso desde já, afinal, quem é precavido costuma tomar decisões mais bem pensadas.

O acompanhamento de despesas e receitas

Saiba como montar o seu controle financeiro pessoal para 2020

Não tem como começar de outro jeito, está bem? Para montar um controle financeiro, saiba que você tem que anotar gastos e saber, exatamente, quanto você ganha no mês. Isso é algo como “imprescindível” para essa montagem sistêmica.

ANÚNCIO

E é bem mais fácil do que parece. O único problema é que você terá que ter muita paciência para anotar tudo. Porque tem que ser tudo mesmo: desde o café que você toma na padaria até mesmo aqueles centavos de troco que você usou para comprar balas na quitanda.

A programação das condições econômicas

Em seguida, tendo essa planilha de gastos você vai poder visualizar melhor as suas condições econômicas. Isso porque você vai saber se está gastando mais do que ganha, por exemplo ou se está conseguindo se controlar muito bem com os seus gastos.

E para que serve essa visualização? Para você se programar para as suas futuras tomadas de decisão. É o que chamamos de programar as contas e as compras. Se você está com folga, pode começar a pensar em projetos como trocar de carro, por exemplo.

As mudanças de hábitos

A partir disso, seguindo esse nosso controle financeiro pessoal para 2020, saiba que você tem que começar a pensar em mudar de hábitos também. Um belo exemplo que pode ser citado é de que você tem que começar por comparar os preços quando for comprar algo.

Se você não tem esse hábito, tem que criar o quanto antes. A boa notícia é que você pode considerar a internet como sua aliada nessa hora. Por lá, dá para você encontrar modelos diferentes, marcas diferentes e preços diferentes também.

A criação dos objetivos financeiros

Antes a gente citou a programação das suas condições, mas aqui a ideia é outra. Você tem que ser bem mais focado no que você realmente quer ou precisa. Se um eletrônico seu quebrou e você tem que comprar outro é hora de criar uma meta para isso.

Assim como você pode criar uma meta para uma viagem daqui a 12 meses. Qual o custo disso e em quanto tempo você poderá pagar a viagem? Você pode ter vários objetivos, mas é preciso ter os pés no chão para não ser sonhador demais, ok?

Descubra 10 metas financeiras para 2020

A expectativa de novas despesas

Quando você for criar um objetivo, você sabe que vai ter contas a pagar, né. Mas, nessa hora também é importante se lembrar que a gente vai ter contas a pagar, independente dos objetivos. Por exemplo, temos contas de início de ano, como IPTU e IPVA.

Dessa forma, considere como ponto importante no seu controle financeiro pessoal para 2020, essa lembrança de gastos que vão vir daqui a alguns meses. Além dos impostos, tem o seguro do carro, por exemplo e ainda a rematrícula da escolha do filho, entre outros.

O estilo de vida abaixo!

Tem um segredo, que já não é tão segredo assim, que foi contado por milionários e que faz todo sentido. Para conseguir poupar dinheiro e economizar parte do salário, o ideal é você sempre viver um nível abaixo do que o seu salário permite.

Para muitos especialistas isso tem um nome um pouco mais técnico: “estilo de vida frugal”. Assim sendo, a ideia é a de que você deve, sempre, gastar menos dinheiro do que você ganhou no mês. E assim evitar o uso de cartão de crédito, por exemplo.

Conheça os investimentos financeiros

Saiba como montar o seu controle financeiro pessoal para 2020

Também faz parte do controle financeiro pessoal para 2020 conhecer mais dos investimentos financeiros. Isso porque existem muitas modalidades, tipos, opções e variáveis no Brasil. Desde a renda fixa até mesmo a renda variável, que são as ações.

Então, o ideal é você ter objetivos criados para começar a aplicar com base nisso. Já que nem toda aplicação é ideal para todo tipo de meta criada. Você tem que sair do conforto de ficar apenas na poupança, porque ela não é a sua melhor opção.

Aprenda a calcular os juros e o tempo

Ainda sobre a questão das aplicações, saiba que você pode aprender a calcular os juros, a rentabilidade, o tempo de investimento, os impostos, as taxas, etc. Além do mais, isso te permitirá fazer melhores escolhas.

E a questão do tempo também é importante porque quando a gente fala em investimentos, os juros trabalham muito bem com o que é temporal. Assim você pode achar que agora, em poucos meses, o rendimento esteja ruim. Mas, ao longo dos anos, surgem melhores efeitos.

Faça aportes mensais

Para fechar o conteúdo, considere que deve fazer parte do seu controle financeiro pessoal para 2020 a ideia de sempre ganhar uma renda extra. Assim sendo, você pode usar os seus benefícios para esses aportes, como o 13º salário, por exemplo.

Além disso, também dá para pensar em vender coisas que você não usa mais e só está ocupando lugar na sua casa. É uma forma inteligente de transformar ativo em passivo.

ANÚNCIO