Controle Financeiro para o Fim de Ano – 10 Passos para Começar 2018 no Azul

ANÚNCIO

No final de novembro tem a Black Friday, logo depois já é Natal. Ano Novo. Aí começam os gastos temporais, como IPTU, IPVA, Material Escolar. Chega o Carnaval… O fim de ano costuma “passar muito rápido”, por isso, o controle financeiro é essencial.

Sim, o período é de comemorações, confraternizações e alegria, só que temos que te trazer esse lembrete: suas contas não vão sumir sozinhas, afinal, mesmos os pequenos gastos terão que ser pagos – isso se você não quiser entrar em dívida financeira.

ANÚNCIO

O ideal é ter um plano – programar os gastos e saber exatamente quando se pode gastar em casa ocasião.

Para isso, tenha listas, guarde as notas e seja fiel ao seu orçamento mensal. Evite pensar em usar o dinheiro extra (13º salário e férias) para comprar presentes.

Aliás, fizemos uma lista com vários passos para você se controlar nesse final de ano e começar 2018 no azul, com o pé direito e sem dívidas!

ANÚNCIO

10 Passos para Começar 2018 no Azul

Ao entrar no último trimestre do ano, começamos a nos preocupar com o período de gastos que está por vir. Agora, é hora de avaliar o que foi feito ao longo do ano e estar preparado para começar o próximo com muito vigor e dinheiro.

1 – O Tempo que Falta

O ano está no fim, então, não desista agora.

Mantenha-se firme no seu trabalho, com as suas contas em dia e não dê mole para as tentações do mercado e nem para o bom velhinho de vermelho.

É importante ter os pés no chão e não deixar a peteca cair.

Comece a olhar os resultados do ano que passou e traçar as metas para o próximo ano.

2 – Avalie a sua Atual Situação Financeira

Junte a família toda e mostre as contas feitas no ano – qual é a situação atual?

Vocês estão endividados ou livres das contas? Tem dinheiro investido? Recursos para fazer uma viagem de fim de ano?

Observe que isso é importante para saber se a família está preparada para fazer novos gastos nesse período do ano.

Os especialistas recomendam que os gastos fixos (como aluguéis, financiamentos, água) sejam pagas sem atraso e não ultrapassem nunca 50% do rendimento líquido familiar.

3 – Cortar e Diminuir os Gastos

Se a situação for boa ou não, esse é um ótimo momento para você colocar os pintos nos is. Identifique os gastos excessivos e diminua-os, quando possível, corte-os. Convide todos para fazerem isso.

Para o próximo ano, um dos seus objetivos deve ser aumentar a porcentagem de investimento.

Leve em conta, por exemplo, diminuir os gastos com os presentes de natal. Lembre-se que o tempo é de crise econômica e você não precisa comprar os brinquedos mais caros.

Pense em opções mais econômicas ou nos famosos “Faça Você Mesmo”. Dê um jeito de inovar, crie, imagine, inove… Tudo para economizar dinheiro e começar o ano bem.

4 – Evite compras Parceladas no Cartão de Crédito

Compras parcelas são aquelas que mais levam as pessoas a se endividar. Prefira sempre as compras a vista e quando não for possível, postergue a compra.

É preciso entender que tudo que for compra a prazo vai resultar em valores para o próximo ano, e você sabe, o início do ano costuma ser complicado com muitas contas para pagar.

Quando ao Cheque Especial, ele nunca é recomendável porque tem juros altíssimos e isso corrói sua renda. Ela é uma das linhas de crédito mais cara do planeta.

5 – Não se esqueçam das Contas de Janeiro

Janeiro é o mês que mais complica as pessoas por causa das contas fixas anuais, como IPTU e IPVA. Fora isso, existem as questões educacionais, como o material escolar e também o aumento da mensalidade escolar.

Geralmente, também aparecem os gastos das festas de fim de ano, o seguro do carro, a troca do óleo e a maior parte dos reajustes anuais, como do convênio médico, da academia, etc.

O melhor jeito de evitar a complicação desse mês é prevendo os casos e antecipando os valores. Você deve ter uma reserva exclusiva para esse mês, que pode ser feita com o dinheiro extra, como do 13º salário – leia no último tópico.

6 – Desapega, Desapega

O fim de ano é um dos momentos mais emocionantes para todas as pessoas. Você pode aproveitar isso para praticar o desapego – reviste seu armário, confira os jogos que você não usa mais, leve em conta tudo que está parado na sua casa e venda ou negocie.

Isso te ajudar a ganhar dinheiro rápido, fazendo dos seus passivos, ativos financeiros.

O desapego também vale para a hora de comprar – você não tem que ficar aceitando todas as promoções que aparecem no seu e-mail, celular ou que estão nas vitrines das lojas. Certo?

7 – Faça Planos para 2018

Esse também é um bom momento para pensar no futuro.

Na virada do próximo ano, onde você quer estar? Quer ir para a praia? Que tal começar a juntar dinheiro desde janeiro… Quer estudar? Trocar de Carro? Passear? Pense em tudo!

Trace objetivos, tenha planos, metas e anote!

O melhor jeito de realizar sonhos é planejando e você está com uma ótima oportunidade de fazer isso, AGORA!

8 – Regra da Substituição

Essa é uma regrinha muito simples, mas que muito tem se falado nos dias atuais.

A regra da substituição funciona assim: se você está com problemas com o dinheiro, não precisa comprar o peru no natal porque ele vai estar bem caro. Opte por um frangão.

O mesmo vale para outras receitas e pratos.

O mesmo vale também para os presentes. Opte pelo custo-benefício e por todo produto que cabe no seu bolso – no pagamento a vista.

9 – Consiga uma Renda Extra

O período de férias, que se soma ao verão, é uma ótima oportunidade para você ganhar um dinheiro extra. Tente pensar em vendas ocasionais, como a de brigadeiros gourmet ou de picolés.

Além disso, você pode fazer alguns “bicos” e trabalhar informalmente enquanto recebe as férias do seu trabalho forma.

Se a situação da família for a de endividada, então, conseguir essa grana extra se torna uma opção tão viável quanto necessária.

10 – 13º Salário, Bônus e Férias

Leve esses itens em conta, mas com muita atenção!

Você pode usar eles para quitar uma dívida ou para evitar que empréstimos sejam necessários.

Mas, diferente disso, não é recomendável usar para fazer grandes compras.

Se você está com a vida tranquila, pagou todas as contas e tem uma reserva para janeiro do ano que vem, aí tudo bem, pode usar esse dinheiro a mais para viajar, por exemplo.

A grande questão é voltar ao tópico 1 e entender a sua atual situação financeira.

Controle Financeiro para o Fim de Ano – 10 Passos para Começar 2018 no Azul
Reprodução: Google

Sobre o Planejamento Financeiro

Enquanto milhões de pessoas ainda acham impossível ter um planejamento financeiro pessoal, outras não apenas conseguem economizar como já estão fazendo o dinheiro trabalhar para elas.

Como investidor e educador financeiro, eu passei a ensinar muitas pessoas a investirem o dinheiro que economizam em ações ou fundos de renda fixa. Mas cada vez mais eu percebo que existem muitas pessoas que não conseguem nem mesmo economizar dinheiro todo mês.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Gastar menos do que o que você ganha e terminar o mês no azul é o grande segredo, por isso decidi ensinar como se planejar financeiramente.

Então, vou listar todos os passos necessários para ter um planejamento financeiro, economizar pelo menos 10% do salário, e então estar preparado para investir.

Técnica dos 10 Envelopes

“Ok. Entendi tudo sobre a regra de ouro, me identifiquei com as suposições e, definitivamente, vou começar a investir! Mas, no título você diz algo de envelopes, e até agora não falou nada sobre isso”, você pode argumentar.

Vamos, então, falar da cereja do nosso bolo, os tão famosos envelopes! Você vai ver que esses papéis podem fazer toda a diferença na sua planilha mensal de gastos, que vai gerar dívida ou não, e que pode te levar a riqueza ou não.

Como Funciona

É muito simples! Você vai até a papelaria e compra 10 envelopes de carta. Em cada um deles você vai escrever itens dos quais serão destinados o seu dinheiro.

Em seguida, você vai escrever, também no envelope, qual o valor você acha que gasta no mês com aquele item. Depois, cada compra ou pagamento que fizer, você vai colocar o comprovante dentro do envelope que for daquele item.

Participe do workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Com informações da UOL

ANÚNCIO