Leia 5 dicas para ter um bom controle das finanças feminina

ANÚNCIO

Atualmente, falar sobre finanças é algo que não costuma atrair atenção das pessoas, principalmente de mulheres. Mas, isso está mudando. Tanto é que temos aqui um conteúdo que vai falar sobre o controle das finanças feminina.

Não que elas não sejam capazes e inteligentes para entender sobre assunto. No entanto, o que pesquisas apontam é que mulheres possuem uma educação financeira menor que dos homens. E menor aqui é algo como menos motivadora ou de menos interesse, ok?

ANÚNCIO

Então, isso precisa ser revertido imediatamente. O ideal seria que todo mundo, seja homem, mulher, criança e até os idosos tenham uma boa educação, pois a saúde financeira da casa depende de todos os integrantes.

Contudo, esse artigo foi feito com dicas exclusivas para as mulheres aprenderem a ter um bom controle financeiro. Já que hoje estão conseguindo cada vez mais cargos importantes em empresas e ganhando, muitas vezes, mais do que os homens, por mérito.

1 – Conheça e organize as finanças

Para ter um bom controle das suas finanças o primeiro passo é conhecer e organizar de uma forma inteligente.

ANÚNCIO

O método usado para fazer isso é simples, você precisa anotar toda a entrada e saída dos seus vencimentos durante o mês.

Pode parecer fácil e realmente é. Só que a própria facilidade gera certo desprezo e pouco caso pelo assunto. Com isso, a falta de disciplina oferece muitos riscos para sua nova organização.

Alguma vez na vida você já deve ter feito algumas anotações de mesmo que não de forma completa ou se nunca fez, já passou da hora de se organizar.

A forma para fazer isso depende do seu gosto pessoal. Você pode anotar tudo em um caderninho, folhas, planilha do Excel ou algum aplicativo de finanças para celular. Opte por aquilo que mais lhe agrade.

Não se esqueça de anotar tudo, não importa se são grandes ou pequenos gastos.

2 – Entenda as suas prioridades

Saber interpretar os resultados das suas anotações é o próximo passo.

Agora ficará nítido identificar seus gastos fixos como água, internet, força elétrica e aqueles que são variáveis como salão de beleza, maquiagem, cosméticos e sapatos, por exemplo.

Para conseguir sua saúde financeira estável é preciso gastar menos do que recebe.

E com sua planilha pronta, é possível saber exatamente onde está gastando a mais que o necessário, assim fica muito mais fácil economizar e poupar.

Entenda que nossa intenção não é lhe privar do lazer, você ainda pode fazer a unha, sair com as amigas, mas primeiramente deve honrar seus compromissos mensais.

3 – Dinheiro não é remédio, viu

Sua finança está toda organizada, todo mês está no azul, está sobrando uma graninha e o que você faz? Sim, gasta com bobeira para se sentir melhor, acertei?

Portanto, temos aqui mais uma das dicas para um melhor controle das finanças feminina.

Você não está errada em pensar assim, o problema é extrapolar. Mulheres tem um hábito de ser presentear para recompensar pelo trabalho difícil, por bons resultados ou para se agradar após um dia complicado.

Cuidado para não fazer uma ponte entre recompensa e consumismo, irá gerará uma bola de neve e desmoronará sua economia particular.

4 – Converse sobre o seu dinheiro

Não tenha medo de falar com o seu parceiro ou parceira sobre as finanças da casa. Caso seja ele que faça isso pegue as planilhas e peça para ele lhe ensinar. Às vezes você consegue identificar uma falha de planejamento antes dele ou que tenha passado batido.

Você também pode sugerir ou se propor a fazer as anotações mensais a partir de agora ou iniciar, caso nunca tenham feito isso na sua casa.

A mesma dica pode ser aplicada para mulheres que moram com os pais, você pode ser responsável por uma economia muito grande no final do mês se fizer o trabalho certinho.

controle das finanças feminina

Bom, e se você morar sozinha, não tem porque depender de outra pessoa para fazer isso, não é mesmo?

5 – Fundo de emergência e investimento

Estamos sempre sujeitos a imprevistos e este podem arrebentar com a organização financeira da casa. Por isso, é muito importante fazer um fundo de emergência.

O ideal para fechar o assunto do controle das finanças feminina seria reservar entre 10% a 20% do salário para fazer essa renda, mas comece aos poucos. Até conseguir juntar duas vezes os rendimentos mensais da casa.

Esse dinheiro você vai pegar somente quando foi realmente necessário, tipo, desemprego ou acidente, não para se vestir para o casamento de alguma amiga, estamos combinados?

Enquanto estiver fazendo seu fundo, paralelamente pode guardar uma graninha para viajar porque você também é merecedora disso.

A dica para esse dinheiro crescer mais rápido é fazer algum investimento, mesmo que baixo e seguro é mais interessante que nenhum.

A poupança e o Tesouro Direto podem ser uma boa ideia, ainda mais se não tiver muito conhecimento no ramo.

ANÚNCIO