20 Aplicativos para Controlar os Gastos e Investir Dinheiro

ANÚNCIO

O Brasil tem atualmente mais de 63 milhões de pessoas endividadas. Até mesmo que consegue honrar com os compromissos financeiros, lamentam a dificuldade que é manter as contas em dia.

Mas, ainda que o desemprego seja substancial ele não é a principal causa – a falta de planejamento financeiro que corrói a chance das pessoas serem independentes.

ANÚNCIO

A notícia boa é que é possível inverter essa situação e é nisso que a Trovó Academy acredita. Com o controle dos gastos e o investimento financeiro, qualquer pessoa consegue mudar de vida, a partir de pequenas observações comportamentais diárias.

Para te dar uma força nesse desafio, de repensar seus hábitos consumistas, separamos alguns aplicativos que podem te trazer notícias, informações e conhecimento sobre o mercado financeiro. Confira cada um deles no decorrer do artigo.

A atual realidade dos brasileiros endividados

O site OGlobo fez uma pesquisa e divulgou alguns dados interessantes sobre o tema.

ANÚNCIO

Do lado dos entrevistados que não tem restrição ao crédito:

  • 58% dos consumidores têm dificuldade para pagar as contas em dia,
  • 50% têm mais da metade da renda comprometida com dívidas,
  • 23% não têm dívidas.

Do lado dos consumidores negativados:

  • 47% estão muito endividados,
  • 62% têm mais da metade da renda comprometida com renda,
  • 32% apontam o desemprego como causa da inadimplência.

Para entender esse grande problema, o ideal é que cada pessoa, endividada ou não, consiga saber exatamente onde se encontra e como gastam seu dinheiro – nunca se deve subestimar as despesas e nem levar em conta os impostos tributados do salário.

“As pessoas são otimistas quando fazem essas estimativas, por isso não conseguem executar o planejamento porque ele está mal dimensionado”, garante o especialista André Bona.

“O único jeito de resolver isto é, por um mês, anotar absolutamente todos os gastos que são feitos e o quanto entra na conta corrente. Depois desse período, o consumidor vai saber seu real custo de vida”, complementa.

Depois de entender, por completo, para onde está indo o dinheiro, não adianta sair cortando qualquer gasto – o melhor é separar os gastos por grupos e notificar quais são considerados desnecessários para o bom funcionamento da vida humana.

Alimentação, Saúde e Higiene, por exemplo, normalmente, podem ser reduzidos, mas dificilmente cortados. Já lazer e compras podem ser cortados, dependendo do caso.

“Há uma série de aplicativos que ajudam a trocar ou vender bens. Isso pode melhorar o orçamento financeiro, seja por uma renda extra ou por um gasto a menos”, diz Bona.

Fernando Marcondes é do Grupo GGR e conta a sua história particular para dar um exemplo de como isso é possível:

“Em casa, ficamos só com o carro da minha mulher. Eu preciso usar os aplicativos de compartilhamento de carros. Para mim, sai mais em conta. Nem sempre ter um patrimônio imobilizado, como um carro, é a alternativa mais barata”, garante.

7 Aplicativos para Controlar os Gastos e Investir Dinheiro no Mercado Financeiro

“Os brasileiros, historicamente, têm acesso limitado à ferramentas para fazer o gerenciamento das finanças pessoais, o que levou a um maior uso de empréstimos caros e uma baixa alocação em investimentos”, diz Carlos Macedo, da Goldman Sachs.

Portanto, se o assunto é controle de gastos e, também, investimentos financeiros, veja essas opções de aplicativos que vão te auxiliar nessa nova mudança de hábitos.

1 – SR Invest

Ele é totalmente gratuito – esse é um dos principais pontos positivos. Mas, os benefícios vão além disso: você preenche seus dados inicialmente, incluindo a faixa de capital para investimentos e, automaticamente, ele seleciona as melhores opções do mercado.

Todos os dias, o aplicativo te atualiza sobre quais as melhores opções de investimentos em renda fixa baseadas nas suas informações – você vai notar que investir em renda fixa através do banco não é, nem de longe, um bom negócio.

Além disso, o aplicativo conta com os indicadores econômicos, onde torna possível saber quanto está a Selic – ainda mais em época de corte de juros.

Na parte de treinamento, tem vários vídeos educativos para você aprender mais sobre o dinheiro, o planejamento financeiro e tudo que diz respeito ao dinheiro.

O aplicativo também faz comparações entre vários ativos.

Bom, você já sabe que ele é gratuito, então, baixe e comprove: SR INVEST.

2 – Tesouro Direto

O Tesouro Direto também tem um aplicativo próprio. Ele foi lançado no final do ano passado e permite realizar as principais transações disponíveis nessa opção de aplicação – como investir dinheiro, agendar compras e títulos ou consultar extratos.

Vale lembrar que qualquer pessoa física pode investir no Tesouro Direto, que tem aportes mínimos de 30 reais e vários tipos de ativos, como os pré-fixados e pós fixados.

3 – Renda Fixa

É um aplicativo voltado para a compra de títulos de Renda Fixa e que é direcionado pelo seu perfil de investir.

Ele também tem um simulador de investimentos, com diversas calculadoras e acompanhamento de índices, como IPCA e dólar.

Um diferencial é que você pode acompanhar sua carteira de investimentos pelo App.

4 – iBillionaire

Se para satisfazer a sua curiosidade ou para ter um milhão de motivos para se inspirar, esse aplicativo mostra cada passo dado pelos bilionários investidores, como Warren Buffet, Carl Icahn e George Soros – que são donos do mundo financeiro.

Isso é feito através de um feed de notícias sobre investimentos, que incluem as publicações pessoas dessas figuras ilustres nas redes sociais.

As ações são feita com base no mercado americano, mas vale a pena para ter uma ideia de como é a vida dos grandes investidores mundiais, observando, além de tudo, suas aplicações financeiras.

5 – B3 Cotações

Voltado para o Mercado da Renda Variável, esse aplicativo é para quem gosta de se atualizar, em tempo real, sobre as cotações das ações e seus índices na Bolsa de Valores.

Para tanto, é preciso apenas fazer um login de cadastro e, a partir daí, consultar a carteira de ações em qualquer aparelho eletrônico.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

6 – Warren

É um dos melhores incentivos para quem quer investir bem o dinheiro que tem.

O aplicativo trabalha com robô, que é batizado como Warren, em homenagem ao digníssimo Warren Buffet.

Nessa app, você identifica o seu perfil e o traça com os objetivos financeiros. Depois, ele monta uma carteira de investimentos para você, sendo que entre as vantagens está o fato de ser acessível por apenas 100 reais e ter uma taxa de administração de 0,8% ao ano.

7 – Yubb

É como se fosse um buscapé, só que do mercado financeiro.

O buscador localiza as melhores aplicações financeiras, encontrando opções conforme o valor que o usuário tem para investir, o tipo de investimento, a liquidez, o prazo de vencimento, a tributação e outras características.

13 Aplicativos para Controlar os Gastos e Investir Dinheiro na Vida Pessoal

Para quem quer falar apenas de investimentos financeiros, os 7 aplicativos citados acima são os essenciais.

Agora, a partir dessa parte do artigo, os aplicativos citados são para todas as pessoas que querem melhorar de vida a partir de pontos simples, da vida pessoal, com o controle do dinheiro.

Aqui, não necessariamente falaremos de aplicações financeiras e sim de produtividade. Confira.

1 – PicPay

Esse aplicativo de finanças facilita a transação de dinheiro entre os usuários, que podem pagar ou receber dinheiro a partir do cartão de crédito.

A funcionalidade é possível e funciona como uma rede social, só que de dinheiro.

Os valores, no entanto, nunca são divulgados para os seguidores.

2 – Finance 7

Também voltado para finanças, permite maior conectividade entre fornecedores e bancos, evitando que o usuário precise acessar o aplicativo do banco para conferir o extrato.

Ele armazena dados no dispositivo e torna possível acessar sem que esteja conectado à internet. Tudo é feito com a importação de informações – como extratos, boletos e contas.

3 – Conta Coletiva

É ideal para quem precisa dividir a conta com outras pessoas.

Isso, na real é muito útil, pense em uma viagem feita com amigos ou nos gastos mensais do seu apartamento que é dividido com um amigo… Ele ajuda a dividir o valor sem que ninguém saia no prejuízo.

Nele, todos participantes do grupo podem inserir despesas e acompanhar informações de um jeito transparente, além de poder trocar mensagens instantaneamente.

4 – GuiaBolso

Permite que os usuários adquiram crédito próprio com alguns toques.

Ele oferece empréstimos pessoais com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado.

5 – AondeConvem

É ideal para quem quer economizar no supermercado. O diferencial deste aplicativo é que ele usa a sua geolocalização para apontar quais lugares estão com produtos em promoção perto de você.

6 – MoneyCare

Ajuda as pessoas a manter as finanças em dia mostrando quanto será debitado do saldo em sua conta todos os meses para pagar dívidas mensais – isso é ótimo para o planejamento financeiro.

7 – Any.do

É uma lista de afazeres que se mantém sincronizada entre a internet e o aplicativo para celular. O laytout é simples e fácil de mexer mesmo na versão em inglês.

8 – Post-it-Plus

Permite o usuário tirar fotos de anotações. Ele digitaliza a imagem e colocar as informações em um mural digital que pode ser compartilhado com colegas de trabalho.

9 – CloudMagic

É uma conta para pessoas que precisam conciliar o trabalho com a vida pessoal.

Ele unifica seus e-mails inbox em um só lugar, facilitando o seu problema de sair do controle.

10 – Boomerang

É um app do Gmail que permite que você limpe a bagunça da sua caixa de e-mail e recupera as mensagens posteriormente. É uma maneira de transformar seus e-mails em lembretes individuais.

11 – Postfity

Tem serviço parecido com o CloudMagic, só que ao invés de e-mails, ele unifica as suas contas da rede social.

12 – Quip

É um programa que cria um ambiente para que você e seus colegas de trabalho acessam os mesmos documentos. Ele dá a liberdade editar tudo ao mesmo tempo, facilitando o vínculo de contas externas com o compartilhamento em nuvens.

13 – Coach.me

É um aplicativo onde torna possível planejar uma semana de trabalho ou sua carreira inteira, como agendar uma corrida no parque ou fazer um plano de treino e emagrecimento.

O lado negativo é que ainda não há uma versão em português.

20 Aplicativos para Controlar os Gastos e Investir Dinheiro
Reprodução: Google

Bônus: 25 Aplicativos para Ganhar Dinheiro Extra Rapidamente

A Crise Econômica ainda não acabou e muitas pessoas estão precisando complementar a renda mensal de alguma forma para conseguir quitar as dívidasou poupar dinheiro a mais para conseguir chegar aos objetivos. Para essas pessoas, selecionamos alguns aplicativos que podem ajudar o consumidor a conseguir aumentar a renda usando a criatividade.

Enjoei

É um site que disponibiliza a venda de roupas que você não usa mais. Na plataforma, você pode abrir uma Loja Virtual e oferecer os itens para prováveis compradores – é bom para eles porque o valor é mais baixo e para você, que conseguir transformar um passivo em ativo.

Na prática, o Enjoei é dito como um Brechó Moderno.

Para Saber Mais, Clique Aqui.

Uber/Cabify

É indicado para pessoas que tem a flexibilidade de horários, carro e uma carteira de motorista especifica para transportar passageiros. Essas pessoas podem encontrar uma nova chance de testar um novo emprego – de motorista. Os valores ganhos são depositados direto na conta do usuário.

Para Saber Mais, Clique Aqui > Uber Caibfy.

Se você se interessou por esses aplicativos, leia nossas matérias explicativas, na íntegra:

Airbnb

Torna possível transformar a sua casa em um hotel. Esse aplicativo permite colocar toda ou parte da sua residência em aluguel, por dias específicos ou temporadas. É uma maneira ótima para ganhar um dinheiro a mais periodicamente.

10 Passos Certos para Ganhar Dinheiro com o Airbnb?

Para Saber Mais, Clique Aqui.

MaxMilhas

É um site que conecta pessoa que tem o interesse em comprar o vender milhas aéreas. O site funciona pela lei da oferta e da procura, onde o próprio vendedor escolhe o preço que vai cobrar e resta ao consumidor acatar ou não.

Para Saber Mais, Clique Aqui.

IguanaFix

É um local onde usuários podem contratar pedreiros, encanadores, eletricistas ou outras pessoas que podem ajudar na mudança. Pode fazer o cadastro todas as pessoas que recebem o cadastro de profissionais, sendo que a plataforma dá a oportunidade para se qualificar através de vários treinamentos.

Para Saber Mais, Clique Aqui.

Descubras as outras 20 formas de ganhar dinheiro com aplicativos > Clique Aqui!

Com informações do OGlobo, UOL

ANÚNCIO