Descubra o passo a passo para consultar o CPF grátis

O endividamento é motivo de preocupação para muita gente. Inclusive, nem sempre sabemos que temos uma conta atrasada que pode gerar a inadimplência. E até mesmo golpes podem nos sujeitar a isso. Por isso, existe uma grande importância em se consultar o CPF grátis.

E esse procedimento é bem simples, considerando que todo consumidor pode criar um cadastro e analisar se há dívidas em seu nome. Isso é gratuito no Serasa. E também pode ser feito online, com alguns cliques e sem que você tenha que sair de casa.

Após limpar o nome, o consumidor deve aguardar, pelo menos, 5 dias úteis para que o nome seja retirado da lista de inadimplente. Agora, o que é legal de saber é que apenas pelo fato de você negociar a dívida, o seu nome já deve ser limpo, mesmo que você não quite tudo de uma só vez.

Por que consultar o CPF

A consulta do CPF é uma atividade de interesse de muita gente no nosso país. E isso tem suas justificativas. Um dos principais motivos é verificar se você está com o nome sujo. Até mesmo porque as vezes isso acontece sem que percebemos.

Pode ser uma conta atrasada que não notamos ou até mesmo tentativas de golpes. Então, já temos aqui uma boa ideia para fazer essa consulta. Agora, outras vantagens é que esse processo é simples, além de ser online e gratuito.

ANÚNCIO

Ao menos, no Serasa. O Serasa, para quem não sabe, é um dos órgãos de defesa ao crédito que é mais confiável no Brasil. Ele é interessante porque une as empresas aos consumidores, de forma a encontrar um consenso quando não há um pagamento que foi combinado.

Portanto, diferente do que muita gente pensa, o Serasa não quer prejudicar o consumidor. Mas, sim encontrar formas de que ele possa regularizar as suas dívidas ou pendências. Portanto, consultar o CPF grátis é uma forma inteligente de quitar dívidas, entre outras coisas.

E o se o nome estiver sujo no Serasa

A partir dessa introdução simples, muita gente fica com dúvida sobre o que fazer se o nome estiver sujo após a realização do cadastro no Serasa. E saiba que há várias formas de resolver isso. Inclusive, o próprio Serasa tem dicas para que você quite o seu débito.

Ele mesmo, na sua plataforma digital, oferece opções de parcelamento da dívida. Assim, você pode optar por pagar aqueles boletos ou não. Sendo que se trata de uma opção, mas que não é obrigatória.

Além disso, a consulta vai ser eficiente porque vai te mostrar as informações importantes sobre as dívidas, se é que elas existem. Como: nome da empresa, valores dos débitos, datas da inserção do se nome na lista de inadimplentes, etc.

Por isso, seja por causa de uma prestação do carnê das Casas Bahia que você esqueceu de pagar, pelo boleto da faculdade que atrasou ou até mesmo para os casos de dívidas indevidas, você pode solucionar a questão com a ajuda do Serasa.

Mas, para isso, antes de tudo, o essencial é saber se você está inadimplente. E como fazer isso? Adivinhe só: optando por consultar o CPF grátis no site do Serasa. É um processo gratuito e que pode ser totalmente online, também.

Como consultar o CPF grátisconsultar o seu CPF grátis

Atualmente, a forma mais simples de fazer a consulta online e de forma gratuita do seu CPF é usando a plataforma digital do Serasa Experian. E pode ficar tranquilo porque mesmo que você nunca tenha feito isso antes, dá para iniciar o processo cadastral sem complicações.

O cadastro será criado a partir do seu número de CPF mesmo. Além dele, você também deverá informar a sua data de nascimento, o endereço de e-mail que mais usa e uma senha nova. Ou, se você tiver uma conta no Google, pode usá-la para agilizar o processo.

Para fazer esse cadastro online no Serasa, clique aqui.

Após entrar com a conta criada, o interessado vai poder fazer a consulta do CPF para saber se tem algum problema financeiro no seu nome, como uma conta não paga, por exemplo. Além disso, dá, também, para acompanhar o Serasa Score, que é uma pontuação financeira.

E também é a partir desse cadastro que é possível acessar outros produtos do Serasa, como o eCred (que compara ofertas de crédito) e o Serasa Antifraude (para monitorar o CPF em tempo real, no entanto, essa opção é paga).

Se você está com alguma dúvida na criação do cadastro, saiba que o Serasa tem um vídeo explicativo. Confira:

O aplicativo gratuito

Com o cadastro criado, saiba que também dá para baixar o aplicativo do Serasa e ter todas as informações por lá. Isso é algo vantajoso porque você pode acessar tudo o que citamos acima a partir de alguns toques na tela do seu smartphone.

Pelo app dá para consultar o CPF, acompanhar o Serasa Score e verificar se você tem dívidas, por exemplo.

A boa notícia é que atualmente ele está disponível para praticamente todos os celulares. Mas, para confirmar a informação, você pode visitar a plataforma de aplicativos do seu sistema e buscar pelo “Serasa Consumidor”. Ele está disponível no App Store e no Google Play.

Bônus – consultas em outros órgãos

Para finalizar o conteúdo saiba que outros órgãos de defesa ao crédito também permitem a consulta do seu CPF. O que vai mudar é que o Serasa fica com a responsabilidade sobre empresas privadas nacionais na maioria das vezes. Já outros órgãos podem listar empresas públicas ou de porte menor, como estaduais ou municipais.

As outras opções que estão disponíveis no mercado para a pesquisa é o SPC Brasil e o SCPC Boa Vista.

Confira mais matérias sobre o Serasa:

ANÚNCIO