Consulta Serasa: Passo a Passo consultar o seu CPF grátis

Você sabe para que serve a consulta do Serasa? E esse lance de consultar o seu CPF grátis, isto é: de forma gratuita pelo site, sem precisar sair de casa… Te parece algo vantajoso?

É sobre tudo isso que vamos falar neste artigo – e muito mais!

Considerando que consultar o seu CPF no Serasa pode ser algo que te ajude na organização financeira – porque se você sabe que está com o nome sujo, então, vai precisar tomar algumas medidas obrigatórias e urgentes!

Então, a partir de agora, preste muita atenção neste conteúdo porque aqui vamos falar de coisas que são muito importantes para todos os brasileiros, tais como:

  • Endividamento,
  • Restrição do Nome,
  • Serasa Experian,
  • Consultar CPF grátis, etc.

Assim sendo, arregace as suas mangas aí e continue lendo porque temos a certeza de que este conteúdo fará muito sentido para você!

O endividamento da população brasileira

Se você está lendo este artigo sobre como consultar o CPF grátis é porque está com problemas financeiros ou porque conhece alguém que esteja.

E hoje em dia o que são os problemas financeiros? Basicamente, são as dívidas!

E existem várias formas de ter um problema financeiro, isto é uma dívida.

Por exemplo, você pode ter gastado mais dinheiro do que ganhou em um mês – então, acabou ficando no déficit financeiro, com dívidas, no vermelho, sabe?

Você também pode se endividar por causa de um gasto emergencial que teve. E isso é bem comum na vida dos brasileiros, né.

Por exemplo, o carro pode ter quebrado e ficado uma nota para arrumar ou você pode ter pego uma doença que custou muitos remédios… E assim por diante.

O fato a se considerar é que hoje existem muitas pessoas com problemas financeiros.

Aí, o que acontece?

Consultar o CPF grátis é uma forma de averiguar essa situação – para saber se você realmente está inadimplente no mercado financeiro.

Nome Sujo

E quando você fica com o nome sujo?

Isso é bem fácil entender, portanto, vamos falar em exemplos.

Em um determinado mês você se apertou e acabou gastando mais do que ganha.

Daí, a sua fatura do cartão de crédito ou do crediário das Casas Bahia não pode ser paga. Então, você ficou devendo para a empresa ou instituição.

Eles vão tentar negociar com você, com o parcelamento e essas coisas todas.

Mas, supondo que você não tenha conseguido quitar o débito… Você sabe o que acontece?

Não! Não vá pensando que a sua dívida vai caducar em 5 anos porque isso não acontece.

Até criamos um artigo, recentemente, para falar disso – leia aqui.

O que acontece, de fato, é que a empresa vai inserir o seu nome em órgãos de defesa do crédito, entre eles, o Serasa Experian.

E se essa instituição confirmar o seu débito, ela vai inserir o seu nome nessa lista e você fará parte dos inadimplentes do Brasil.

Então, quando falamos em estar com o nome sujo, estar inadimplente ou ser devedor… O que queremos dizer é que você está com problemas financeiros.

E saiba que também existe muitas formas de estar com o nome sujo – além do atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito.

Você pode esquecer-se de pagar uma conta de água ou pode deixar de pagar a caderneta da padaria… Enfim, várias formas de fazer parte dessa lista nada boa.

Serasa Experian

E já que falamos dele, vamos explicar.

O Serasa Experian não é o único, mas um dos principais órgãos de defesa ao crédito.

E para que ele serve?

Você acha que ele foi criado apenas para ferrar com a sua vida?

Na verdade, não!

Ele foi criado para dar a oportunidade de as empresas conhecerem o perfil e os débitos de cada consumidor brasileiro.

Portanto, quando você vai pedir um cartão de crédito novo ou quando vai solicitar empréstimo pessoal no banco ou até mesmo o financiamento de um carro, é nesses órgãos que você será pesquisado.

Se você estiver com restrição, então, isso quer dizer que seu score financeiro estará baixo e dificilmente você vai conseguir o crédito ou o empréstimo.

Por outro lado, com o score financeiro positivo, facilmente você conseguirá.

Agora, se você estiver com problemas, saiba que limpar o nome não é tão complicado assim!

Você pode, por exemplo, quitar o seu débito.

E hoje em dia isso é bem simples: você pode parcelar o débito, parcelar os juros, em meses, muitos meses, até que as parcelas caibam no seu bolso.

Bom, agora que você já sabe sobre as dívidas e sobre o Serasa, resta saber exatamente o passo a passo para consultar o CPF grátis, pelo site.

Só que antes disso, temos alguns tópicos também importantes que você deve ler para evitar esse transtorno ou mesmo para não cair em algumas armadilhas na hora de limpar o nome!

Confira – no final do artigo tem o passo a passo para consultar o CPF grátis – leia até o fim!

consultar o seu CPF grátis

Mitos e verdades sobre estar com o nome sujo

Para este parágrafo, te prometemos 2 coisas: uma é que não vamos levar muito tempo para finalizar o tópico, portanto, não precisa ter pressa para chegar ao passo a passo para consultar o CPF grátis no último tópico deste artigo.

O outro ponto é que você tem que acreditar em uma coisa: você vai se surpreender com o tanto de informações que temos aqui e que, provavelmente, você não sabia!

Herdar o nome sujo dos pais?

Por exemplo, será que os filhos herdam o “nome sujo” dos pais? A maior parte das pessoas acredita que sim, porém, nem sempre isso é verdade.

A dívida, quase sempre, pertence a um CPF, então, se o titular dele morrer, o nome acaba saindo da lista do Serasa ou outro órgão.

O que você vai precisar prestar a atenção nesse caso é para as exceções, já que algumas dívidas podem mencionar a transferência da responsabilidade.

Nome negativado sem dívidas?

Isso pode acontecer devido a negativação indevida, como acontece a cobrança duplicada ou quando acontece a falsificação de documentos ou assinaturas.

Neste caso, a melhor saída é que depois que consultar o CPF grátis, o consumidor vai poder solicitar a retirada do nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Nome negativado em vários órgãos?

Essa é uma verdade porque existem várias empresas de defesa ao crédito.

Além do Serasa Experian, que citamos neste conteúdo, ainda tem o Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

Aí, vale lembrar que depois que limpar o nome, o consumidor deve esperar pelo menos até 5 dias úteis para que as empresas retirem a inadimplência.

E, mesmo que não efetue o pagamento total, apenas o fato acertar um pagamento parcelado já garante a retirada do nome também.

Nome sujo pode te fazer perder a conta corrente?

Acredite você: essa é uma verdade verdadeira!

Pouca gente sabe que muitos correntistas podem ter a conta corrente fechada por conta do que é chamado de “desinteresse comercial” por parte dos bancos.

E, mais do que as pessoas acreditam, isso é muito comum em contas do tipo prime, como no Itaú Personnalité, no Bradesco Prime ou no BB Estilo, por exemplo.

Ah, e o motivo para o banco fazer isso você já deve imaginar, né?

O risco de inadimplência do banco aumenta quando uma dívida não é quitada em 3 meses.

Então, em poucas palavras, o encerramento por desinteresse comercial não é algo ilegal, já que está previsto no contrato de abertura da sua conta corrente ou da sua conta poupança.

Formas de Pagar as Dívidas de Empréstimo Rapidamente!

Como foi mostrado neste artigo, é possível quitar as dívidas do financiamento e dos empréstimos rapidamente – o que diminui os juros pagos e isso quer dizer economizar dinheiro.

Aí, citamos algumas opções de quando isso pode acontecer: 13º salário, dinheiro extra, etc.

Esse último tópico é apenas para fazer um apanhado das 5 melhores formas de antecipar suas dívidas, conforme a realidade da maior parte dos brasileiros – tudo baseado na educação financeira e você não vai precisar fazer nenhum esforço sobre-humano para isso!

Confira as melhores dicas para pagar dívidas de empréstimo!

Pagamentos Antecipados

Se você conseguiu melhorar a situação financeira nesse mês, pague duas parcelas ao invés de uma só – isso é totalmente possível e você terá a certeza de que sua bonificação foi um “dinheiro bem gasto”.

Se o dinheiro a mais não for suficiente para pagar uma parcela integral, crie uma poupança para juntar dinheiro para que isso seja possível… Quem sabe no próximo mês você consegue!

Refinancie o Saldo Devedor

Esse caso é mais especifico para quem fez empréstimos e não financiamentos.

A ideia é solicitar ao credor a diminuição das parcelas, aumentando o valor delas. Por exemplo, se o pagamento mensal é de 300 reais e agora você tem condições de pagar 400 reais por mês, diga isso ao seu credor.

Com certeza, a situação vai melhorar: o tempo de quitação será menor e o juros pagos também.

Ganhar Dinheiro Extra

Encontre formas de Ganhar Dinheiro Extra – você pode fazer freelancers, os famosos “bicos”, de varias formas: produzindo e vendendo artesanatos ou comidas, por exemplo.

Além disso, desapegue de produtos e roupas que não usa mais. Seja criativo para ganhar um dinheiro extra.

13º Salário e Férias

É um dinheiro que, normalmente, aparece como forma de bônus – afinal, está aquém do salário e da renda mensal.

Assim, ele pode ser considerado um dinheiro extra e ao invés de você gastar com “bobagens”, pode ser bem usado para antecipar parcelas do financiamento.

Restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física)

restituição do IR pode acontecer para muitas pessoas – depois da declaração anual que é feita por toda pessoa. Essa pode ser uma boa opção para antecipar as parcelas do empréstimo.

 Consultar o CPF grátis

Agora sim, para consultar o CPF grátis, o jeito mais fácil é acessar o site do Serasa Consumidor (clique aqui).

Se você ainda não tiver cadastro, vai precisar criar um, com informações como o número do seu CPF, o seu nome completo, a data de nascimento, o endereço e-mail e a senha.

Veja mais no vídeo abaixo:

 
Lembrando que além de saber se está com o nome sujo, o consumidor também pode analisar a sua pontuação de crédito, através do Serasa Score.

Também dá para saber se você tem dívidas em aberto, se você possui ofertas de crédito em bancos ou outras instituições e, recentemente, também tem se falado do Serasa eCred, que é um comparador de ofertas de crédito.

Depois, de forma já não gratuita, o consumidor ainda pode pagar para ter acesso ao Serasa Antifraude, que é um programa que permite o monitoramento do seu CPF em tempo real.

Assim, dá para saber quem consultou o seu nome e ser avisado antes mesmo de ter o nome negativado.

Ah, e se você está lendo essa notícia do seu smartphone, considere que é possível baixar o aplicativo do Serasa Consumidor, seja através do Google Play ou do App Store.

Bônus: Comece Sempre pelo Planejamento Financeiro

Comprar uma casa é uma das decisões que mais vão exigir dedicação de qualquer pessoa.

É como fazer um grande investimento, só que ao invés de ganhar juros, você pagará. Portanto, sendo assim, ele merece toda a atenção do mundo.

Verifique quanto será possível poupar por mês e qual o valor de entrada mínimo que você precisará.

É ideal usar valores que não vão interferir na sua qualidade de vida, mas mais importante do que é isso é saber viver de acordo com o seu orçamento financeiro.

Nunca dê um passo maior do que a perna.

Como visto acima, é preciso anotar todos os gastos. E isso faz parte do planejamento financeiro.

Só que, para além disso, é necessário economizar dinheiro, poupar dinheiro, entre outras coisas que só quem tem um planejamento financeiro sabe.

Quanto mais preparado você tiver, menores serão as chances de as coisas darem errado.

Com informações do Serasa Consumidor e UOL