Consulta do saldo do FGTS – saiba por que isso é importante para você

ANÚNCIO

Em determinadas épocas do ano é muito se falar na consulta do saldo do FGTS. Mas, você realmente entende o que é isso e por que será que isso importa para você? Fizemos esse conteúdo para você entender a questão e ter as melhores respostas.

Afinal, uma grande parte da população brasileira tem interesse no FGTS, que nada mais é do que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Esse fundo é uma espécie de poupança que os trabalhadores possuem. E o valor pode ser sacado em determinadas situações.

ANÚNCIO

Dessa forma, toda vez que você passa a trabalhar de forma registrada, o empregador tem a obrigação de depositar um valor referente à 8% do seu salário em uma conta na Caixa Econômica Federal, que estará vinculada ao seu nome.

Para que serve o FGTS

O objetivo desse fundo, desde quando foi criado, é o de para proteger o trabalhador em casos adversos e de imprevistos. Portanto, ele é visto como uma fonte de segurança. Os usos mais frequentes são para o caso de aposentadoria ou compra de imóveis aqui no Brasil.

Mas, para resgatar este dinheiro que está guardado lá existem algumas regras. Afinal, não dá para sair correndo até uma agência e sacar o FGTS sem mais ou menos. Mesmo porque esse não é o objetivo principal dele, né.

ANÚNCIO

Quem tem direito ao FGTS

Agora, antes de falarmos especificamente sobre a consulta do saldo do FGTS, a gente tem que mencionar alguns pontos importantes desse fundo. Por exemplo, além do saldo, muita gente tem dúvidas sobre quem tem direito ao benefício.

De modo geral, o que a gente pode dizer é que o FGTS é destinado a alguns tipos de trabalhadores. Sendo, todos os trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação  das Leis do Trabalho) e os trabalhadores Rurais.

Além deles, os trabalhadores temporários (pessoas contratadas para prestar serviços por um período de tempo determinado), empregados domésticos, safreiros (trabalhadores rurais que só trabalham na época de safras) e atletas profissionais também possuem direito.

A consulta do saldo do FGTS

Consulta do saldo do FGTS – saiba por que isso é importante para você

Agora sim vamos ao que interessa, saiba que para você fazer a consulta do saldo do FGTS, você só precisa inserir o número do PIS e a sua senha no site da Caixa Econômica Federal. E se você ainda não tem uma senha é só criar o cadastro nesse primeiro acesso.

E para encontrar o número do PIS, basta consultar a carteira de trabalho ou o seu cartão cidadão.

Dessa forma, as informações do número do PIS e da senha devem ser inseridas na página principal da Caixa. Então, aparecerão os serviços gratuitos que podem ser consultados, como o extrato completo, a atualização de endereço e extrato por período.

Para fazer essa consulta online, considere também a possiblidade de baixar o aplicativo do FGTS, que foi desenvolvido pela Caixa. Por ele, o caminho é o mesmo. E você pode, inclusive, usar o mesmo cadastro que foi criado no site.

Aliás, para quem vai fazer o primeiro cadastro no app, a Caixa disponibilizou um vídeo curtinho e muito explicativo. Por ele, dá para aprender a criar a senha e acessar as informações. Veja abaixo.

As mensagens no celular

Aqui a gente também pode citar outro serviço da Caixa que tem a ver com a consulta do saldo do FGTS. Trata-se da opção de envio de mensagens por SMS. A ideia do banco é permitir ao beneficiário que seja “informado sobre a regularidade dos depósitos e do saldo do FGTS”.

Além disso, a vantagem do serviço é que ele tem um cadastro gratuito e simples. E outro benefício é que você será avisado quando tiver valores liberadores para o saque. Sem que tenha que ir até a agência para descobrir isso.

A adesão do serviço é feita pelo terminal de autoatendimento.

Por que consultar o FGTS

Existem muitos motivos para você consultar o saldo do FGTS e eles têm a ver com o seu uso. Por exemplo, dá para usar o FGTS como um valor de entrada no seu imóvel.

Afinal, para realizar o sonho da casa própria por meio de um financiamento, sempre é pedido um valor de entrada. E os bancos costumam aceitar esse tipo de entrada, que vem dos recursos disponíveis no FGTS.

Isso acontece até mesmo no programa Minha Casa Minha Vida, que é uma ótima oportunidade para quem vai realizar o sonho da casa própria. Geralmente, a entrada é de 20% no valor do imóvel.

Os casos de doenças

Além do imóvel, considere que alguns imprevistos também permitem o saque dos recursos do FGTS. Porém, é bom deixar bem claro que isso depende do tipo de situação que estiver acontecendo.

Um motivo muito comum de saque é quando acontecem doenças que são graves. Neste sentido, a consulta do FGTS também é importante. Afinal, você já poderá se programar sabendo se terá chances de custear os remédios e os tratamentos.

Lembre-se que, independente do motivo ou da causa, você precisa liberar o uso do FGTS e ninguém tem poder para usá-lo sem sua aprovação, nem mesmo os hospitais públicos.

Existem ainda os casos de doenças graves como Aids ou câncer. E isso vale para o caso do trabalhador, da esposa/esposo ou também do filho. Além das doenças em estágio. O FGTS também pode ser sacado no caso da morte do trabalhador ou desastres naturais.

Leia Mais sobre o FGTS

O atendimento da Caixa

Se você tem alguma dúvida relacionada ao seu FGTS, como consultas ou saques, saiba que pode entrar em contato com a Caixa também pelos canais mais tradicionais. Um deles é o telefone: 0800-726-0101. Ou você pode encontrar uma agência mais perto de você.

ANÚNCIO