Descubra se vale a pena fazer um consórcio de carro para ser Uber

ANÚNCIO

Hoje o assunto é muito interessante, viu. A gente vai falar de consórcios, de dinheiro, de Uber. E vamos juntar tudo isso em um conteúdo só. E tudo para responder a uma dúvida que é muito comum na vida de muita gente sobre valer ou não a pena fazer um consórcio de carro para ser Uber.

Você tem essa resposta? Se não tem, continue lendo o conteúdo que vamos te ajudar a refletir sobre isso. E a gente vai ver o que é o consórcio e vamos ver também como que ele funciona. Para que assim possamos ter uma ideia melhor com a comparação com um financiamento veículos.

ANÚNCIO

Descubra se vale a pena fazer um consórcio de carro para ser Uber

Portanto, sem mais demora ou delongas ou enrolações vamos ao ponto.

O que é um consórcio de carro

O consórcio é um método de compra muito usado aqui no Brasil para a compra de carros, motos e imóveis. Ele funciona quando pessoas ou empresas se unem em um grupo para poder adquirir um bem ou serviço, como aqueles que foram citados como exemplos.

ANÚNCIO

Geralmente, esse consórcio é para comprar carro. Por isso, vamos usar essa base de um consórcio de veículos. Agora, entenda que cada consórcio ter as suas características. Alguns permitem, por exemplo, usar o crédito para outros fins, que não seja o carro.

Assim sendo, existem o grupo de pessoas. E ele ainda conta com uma administradora, que tem que ser autorizada pelo Banco Central para fazer toda a arrecadação de dinheiro e pagamento dos créditos que forem sendo disponibilizados.

A administradora tem o papel de organizar o grupo de consorciados. Depois, ela relaciona o prazo que é pré-determinado e o valor do bem ou serviço que também é pré-determinado. E fica responsável por toda parte financeira e burocrática, como parcelas, pagamentos, etc.

No caso do carro, o consórcio funciona ao passo que cada mês um integrante tem a carta para pegar o veículo. Assim, todo mundo paga parcelas mensais que permitem isso.

Quando pegar o crédito para comprar o carro

Aí vem a primeira dúvida que é sobre quando você vai ter o crédito, né. Isso é muito importante de ser considerado mesmo porque estamos falando de um consórcio de carro para ser Uber, certo? Saiba que esse é um dos pontos negativos do consórcio.

Isso porque ele não garante uma data certa para retirar o crédito. Assim sendo, o prazo final sempre vai ser o prazo final do seu contrato, após o pagamento da última parcela. No entanto, tem formas de conseguir a carta de crédito antes.

Como? Através dos sorteios, que são mensais e acontecem em assembleias. Ou também através dos lances, que também costumam ser mensais e podem ser abatidos no pagamento das parcelas.

Dessa forma, temos uma desvantagem para o financiamento de carro. Nesse caso, que acontece em bancos, a pessoa aprovada pode pegar o crédito em alguns dias e já usar para comprar o carro. No consórcio é preciso ter sorte ou dar lances.

Só que esse é um único ponto negativo frente ao financiamento. Porque o consórcio tem suas vantagens também, como o fato de não ter juros. Continue lendo para saber mais!

Por que o consórcio pode ser bom

O consórcio de carros pode ser bom por alguns motivos. Um deles é o fato de não ter juros, apesar de ter as taxas de administrações. Mas, no entanto, ele acaba sendo mais barato do que um financiamento de carro feito em bancos.

Além disso, tem a vantagem que permite pagamentos mais estendidos também. De modo geral, no Brasil, o financiamento vai até 60 meses e um consórcio pode durar mais 200. Isso acaba sendo bom, como consequência, porque diminui o valor da parcela, né.

Outra vantagem do consórcio é que não tem que dar entrada. Exceto se o cliente quiser dar lances. Mas, no geral é diferente do financiamento, que quase sempre exige uma entrada de, ao menos, 20% do valor total do bem.

Vale a pena entrar no consórcio

Descubra se vale a pena fazer um consórcio de carro para ser Uber

Bom, após falarmos do ponto negativo e das vantagens, o que a gente pode dizer, de maneira geral, é que o consórcio é bastante interessante quando comparado aos financiamentos comuns de veículos.

Portanto, se você está pensando em consórcio de carro para ser Uber deve sim estudar essa possibilidade que existe no mercado.

Só que também tem outras questões que você tem que estar analisando nessa hora. E uma delas é saber se você pode esperar todo esse tempo que for preciso para ter o seu carro. Isso pode durar o tempo do contrato, que como falamos vai até longos meses.

Se você quer trabalhar com o carro de Uber, possivelmente, vai ter um grande problema com essa questão do tempo, né. Aí, nesse caso, você teria que optar pelo financiamento comum, que é sim mais caro, porém, mais vantajoso do ponto de vista temporal, do tempo e do prazo.

Agora, se você não tem tanta pressa assim e pode esperar, aí, a dica é analisar tudo. Quanto é que vai custar realmente? Tem que fazer sempre as comparações porque mesmo não tendo juros tem as taxas. E já nos financiamentos, tem ainda alguns custos, como de abertura de crédito, por exemplo.

Mas, geralmente, sendo uma espécie de regra geral, saiba que consórcio é mais interessante para quem pode esperar o momento final do contrato.

Leitura Complementar – Agora, se você tem dificuldade em juntar dinheiro, saiba que o consórcio não é a sua melhor opção. O nubank é mais rentável. A gente fez até uma matéria para explicar isso. Leia -> Saiba por que o Nubank é melhor que juntar dinheiro em consórcios!

ANÚNCIO