Conheça 5 dicas financeiras para comprar um carro usado no financiamento

ANÚNCIO

Você está estudando as possibilidades que tem para comprar um carro usado no financiamento? Saiba que essa pode sim ser uma boa ideia para você. No entanto, se você não tomar alguns cuidados financeiros pode ser que nada saia como o planejado.

O melhor de tudo é que essas dicas são muito simples e você pode praticar desde o primeiro instante que cogitar a compra do veículo. Até mesmo porque um carro usado precisa de observações, já que, raramente, ele vai te dar garantias como a compra de um carro novo.

ANÚNCIO

É muito importante que todo mundo que for comprar um carro usado faça avaliações nele. E isso não tem a só ver com o fato de o carro estar andando, com a manutenção em dia ou algo nos itens de segurança. Também é preciso ver as questões financeiras do financiamento.

1 – A empresa que está vendendo

A nossa primeira dica financeira é você analisar se a empresa da qual você está comprando o carro é confiável. Se for uma compra feita diretamente de um proprietário, o cuidado também deve ser considerado.

Atualmente, existem vários mecanismos para você verificar essas informações. O próprio SPC e o Serasa permitem uma consulta online do CPF ou do CNPJ. E até mesmo na Receita Federal permite esse tipo de consulta gratuita.

ANÚNCIO

Assim sendo, se você ver que aquela pessoa ou empresa tem problemas na sua situação, esse pode ser um ótimo sinal para você evitar a negociação. Em ambos os casos é preciso considerar uma boa pesquisa para evitar, inclusive, os golpes.

2 – O pagamento antecipado

Outra dica importante na hora de comprar de um carro usado no financiamento tem a ver com a forma de pagamento. Atualmente, uma das principais formas de golpes que existem tem a ver com o pagamento antecipado de parcelas. E você deve evitar isso para evitar a perda.

O que você tem que saber é que nenhuma pessoa ou empresa deve pedir pagamento antecipado para criação de cadastros ou de análises. Assim sendo, o ideal é seguir todos os passos antes de fechar o acordo.

Inclusive, você deve ficar atento às “promoções” ou “ofertas” que muitas empresas fazem para forçar você a comprar o carro rapidamente. Isso nunca é recomendável porque a compra de um carro requer muitas análises.

Conheça 5 dicas financeiras para comprar um carro usado no financiamento

3 – O histórico do veículo

A próxima das dicas tem a ver com o histórico do veículo. Muitas vezes, por esquecimento ou má fé, as pessoas vendem um carro que tem no seu histórico multas e pagamentos atrasados. Aí, caberá ao comprador quitar tais débitos.

Inclusive, você deve considerar estudar a chance de uma nova negociação caso veja esses débitos em aberto. O mesmo vale para a compra de um carro com documento atrasados. A melhor saída é fazer a pesquisa no Detran antes de finalizar a compra.

O melhor jeito de fazer isso é anotando a placa do carro e o renavam, que é um tipo de número de série do veículo. Aí, o que você faz é pesquisar sobre o carro no site do Detran do seu estado. E lá você verá se ele está regular ou com dívidas.

Descubra como escolher um financiamento de um carro para você

4 – As informações do financiamento

Depois que você viu todas as informações da documentação do carro ou do pagamento, saiba que é hora de analisar o produto que vai te ajudar a efetuar a compra. Todo financiamento tem custos envolvidos e adicionais.

Assim sendo, você não tem que fazer essa dívida se estiver com problemas financeiros porque isso pode ser um agravante. Além do mais, o Brasil é um dos países da América que mais tem empresas que oferecem essa linha de crédito. Então, isso é bom porque você pode pesquisar.

É importante analisar tudo o que um financiamento pode representar em termos de custos. Primeiro as taxas de juros. Depois, as tarifas e os prazos. E uma boa recomendação é evitar os grandes bancos, já que nem sempre eles terão as melhores condições para você.

5 – O carro

Conheça 5 dicas financeiras para comprar um carro usado no financiamento

Por último, como estamos falando de um carro usado, você também deve considerar esse cuidado na hora comprar de um carro usado no financiamento. Você tem que saber se o carro não está com problemas que podem representar gastos para você no futuro.

A melhor dica é aquela que diz para você levar o veículo em um mecânico de sua confiança. Depois, considere estudar tudo sobre o motor, a lataria, os acidentes, os acessórios, os itens de segurança, a manutenção que foi feita, etc.

Como falamos, nem sempre a compra de um carro usado terá garantias, como as de fábrica. Por isso, quanto mais especifico você for na análise do seu carro, menos dores de cabeça você evitará no futuro.

É claro que um carro usado terá um desgaste, que é chamado de natural, como nos pneus, por exemplo. No entanto, algumas pessoas acabam alterando e adulterando motores, escapamentos e outros itens, o que pode ser um problema para você.

O financiamento de veículos

Para terminar o conteúdo, saiba que o financiamento de veículos é um dos principais produtos do mercado financeiro. E, diferente do que muita gente pensa, ele também pode ser usado para comprar veículos com até 10 anos de fabricação.

Assim sendo, os bancos ou instituições vão te emprestar o dinheiro para a compra e depois você pagará parceladamente. E isso vai incluir algumas taxas e juros. Por isso, analisar as questões acima é importante para evitar problemas.

ANÚNCIO