As 5 melhores dicas para quem vai comprar um ar-condicionado

ANÚNCIO

Está pensando em comprar um ar-condicionado para esses tempos tão calorentos? Saiba que temos aqui 5 dicas que podem fazer toda a diferença no seu bolso porque são detalhes que vão te ajudar a economizar dinheiro durante essa compra.

Atente-se ao fato de que são pequenos cuidados que se deve ter e que podem fazer muita diferença mesmo. E para quem não acredita, uma boa ideia é testar. Teste tudo o que estamos dizendo aqui e veja o quanto dá para economizar no fim da compra.

ANÚNCIO

As 5 melhores dicas para quem vai comprar um ar-condicionado

É algo muito impressionante! E se você tem alguma experiência com isso, deixe aqui o seu comentário. É sempre bom ouvir relatos de pessoas que já passaram por essas situações.

1 – Época do Ano!

A primeira dica, que também é a mais óbvia, tem a ver com a época do ano. Aqui, você só precisa entender a questão da oferta e da demanda. Assim sendo, se você vai comprar um aparelho como esse no calor é bem provável que ele custe mais do que se fosse no frio.

ANÚNCIO

E a dica é a mesma para quem compra todo tipo de produto. Por exemplo, os ventiladores custam mais no verão ou no inverno? No verão, obviamente. Já os aquecedores têm preços elevados no inverno, né. E assim por diante.

Você não precisa fazer muito esforço para perceber que se quiser economizar dinheiro com a compra de um ar-condicionado tem que considerar fazer isso no inverno, que é quando os preços deles caem substancialmente.

Aí, se você está achando que isso vai demorar demais, talvez seja a hora certa de você começar a juntar dinheiro. Porque até o inverno chegar você vai ter o dinheiro para comprar à vista e isso gera descontos. Ops! Esse é o assunto do próximo tópico.

As 5 melhores dicas para quem vai comprar um ar-condicionado

2 – Forma de Pagamento!

A gente já adiantou um pouco do assunto nas linhas anteriores, né. Mas, vamos lá. Você já deve saber que tudo que é pago à vista tem o seu desconto, não sabe? É bem comum que os empresários e lojistas deem descontos para o pagamento à vista.

Portanto, adivinhe só qual é a melhor forma de efetuar compras? Pagando à vista, obviamente. Então, ainda que isso exige um bom planejamento financeiro do consumidor, a dica é muito valiosa e realmente faz sentido.

Aliás, se você vai comprar um ar-condicionado ou qualquer aparelho que tenha um valor alto, saiba que o planejamento é essencial. Porque se a loja diz a você que faz o pagamento em até 24 ou 36 vezes, saiba que com certeza existem juros embutidos.

Então, ainda que sejam parcelas que cabem no seu bolso, saiba que um aparelho de R$ 2 mil vai acabar te custando bem mais do que isso se for parcelado. Já se for pago à vista pode até te dar um descontinho, viu.

Veja como saber qual é a hora certa de comprar um notebook novo

3 – Tipo de Aparelho!

A próxima dica também é uma das mais importantes que temos aqui. Ela tem a ver com o tipo de aparelho que você vai comprar porque um ar-condicionado não é igual ao outro. E essa “tipagem” muda em vários aspectos.

Por exemplo, tem a questão dos BTUs. Se você não sabe o que é isso, considere que é algo como a potência do seu aparelho. E, logicamente, quanto mais potente ele é mais caro ele custa, também. Agora, não adianta comprar o mais barato pensando no preço, apenas.

Isso porque se você comprar um aparelho com pouca potência e instalar ele em um lugar grande, com certeza, ele vai consumir muita energia e não vai ser suficiente para deixar o ambiente climatizado.

E já que falamos em instalação e economia, saiba que o tipo de ar-condicionado que você escolher também vai influenciar nisso. Existem aqueles mais econômicos, que mesmo sendo mais caros, compensam no fim do mês na sua conta de energia.

4 – Marca do Aparelho!

Além do tipo, você também deveria considerar a marca do seu novo aparelho de ar-condicionado. O motivo? Obviamente porque além do preço, o benefício também tem que valer a pena, né.

Então, por menos que queiramos acreditar saiba que existem outros pontos que precisam ser considerados justamente porque são importantes. Por exemplo, tem assistência técnica dessa marca perto de você ou se o aparelho quebrar você ficará na mão?

Além disso, saiba que é preciso considerar ainda nem toda marca famosa é boa, assim como nem toda marca não famosa é ruim. Existem meios de você saber mais sobre a marca e pesquisar sobre os produtos gerais dela.

A verdade é que tem muita marca boa aí que tem ótimos aparelhos eletrônicos, mas não são bons para ar-condicionado, por exemplo. Por isso, a dica é pesquisar a marca do aparelho.

Magazine Luiza dá 6 dicas para quem vai comprar um smartphone

5 – Loja de Venda!

Por último, a dica para quem vai comprar um ar-condicionado é a mesma de sempre: conheça a loja de onde você está comprando. Ainda mais em um mundo onde tanto se compra online.

Uma coisa é você ir na loja física e sair com o produto nas mãos. Outra coisa é você comprar online, passar o número do cartão de crédito e esperar a aprovação e entrega. Agora, não que isso seja ruim, porque você tem muitas vantagens ao comprar online, como o melhor preço.

Mas, todo cuidado é pouco, de fato. Então, antes de efetuar a sua compra online investigue muito bem a loja de onde você está comprando. E tome cuidando com as clonagens de páginas e sites. Tenha certeza que você está na página certa. Isso vai te ajudar a economizar um bom dinheiro na compra e evitar o prejuízo no caso de golpes.

ANÚNCIO