Veja esse passo a passo para comprar um apartamento ganhando pouco

ANÚNCIO

Você se lembra daquela época em que para comprar um apartamento era preciso ter bastante dinheiro? Saiba que essa situação vem caindo por terra cada vez mais. Tanto é que hoje em dia dá para comprar um apartamento ganhando pouco.

Dessa forma, muitas pessoas estão conseguindo sair do aluguel com a aquisição de um apartamento novo ou até mesmo usando. Aliás, isso tem um detalhe muito importante: sem que tenham que gastar muito com esse novo imóvel.

ANÚNCIO

Outro motivo para as pessoas estarem migrando para apartamentos é a busca por uma tranquilidade maior. É a questão da segurança mesmo. Isso porque muitas vezes estes apartamentos ficam dentro de condomínios fechados.

E isso permite uma estrutura que que garante uma segurança maior para os moradores. Contudo, para conseguir comprar seu apartamento mesmo ganhando pouco não existe milagre. Mas, sim planejamento e organização. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Onde você está gastando o seu dinheiro?

Antes mesmo de começar a juntar dinheiro e começar a pesquisar quais são as melhores opções de apartamento é crucial identificar exatamente onde está gastando o seu salário ou a maior parte dele.

ANÚNCIO

Para isso, você precisa anotar todos seus gastos em uma planilha, no papel ou no celular, através dos aplicativos de controle pessoal. E não importa onde faça isso, o importante é não deixar passar nada, nem aquela cervejinha na hora do jogo ou aquele passeio no cinema.

Aliás, nas suas anotações também deve contar o salário que você recebe, pois será preciso fazer uma conta bem simples para continuar seu projeto. O resultado é que você tem que subtrair todos seus gastos dos seus vencimentos.

Assim, se estiver no vermelho, será preciso se reorganizar e observar onde acontecem esses gastos excessivos e quais deles poderão ser cortados ou diminuídos. O esforço vale a pena na hora de comprar a sua casa própria, né.

Como você vai poupar e onde vai investir?

Com as contas organizadas, certamente irá sobrar uma quantia no final do mês ou no começo do mês, já que cada pessoa opta por separar o dinheiro para quando vão comprar um apartamento ganhando pouco de salário.

Aliás, é com esse valor que está poupando que você iniciará seu planejamento. Já sabendo quanto vai sobrar por mês, seja R$ 200 ou R$ 1.000, o ideal é já retirar essa grana do seu salário para destinar para esse objetivo, do apartamento.

Bem, chegar ao seu apartamento com um investimento modesto não é uma tarefa simples. Por isso mesmo, apenas poupar não será o suficiente. Você terá que investir seu dinheiro ao longo de alguns meses ou anos. Esse é o mais indicado para dar uma boa entrada.

As opções são as mais variadas e a mais comum é a poupança. Só que existem alternativas mais rentáveis como o Tesouro Direto, que é tão seguro como a poupança. E tem muito mais, antes de começar qualquer investimento, é interessante você pesquisar muito as opções.

Você tem paciência para fazer a pesquisa?

O seu projeto de apartamento será de médio a longo prazo e isso não é segredo nenhum. Por isso, use esse tempo ao seu favor. Esse é o momento ideal para pesquisar sobre os imóveis, localidades, tamanhos, benefícios, preço, condomínio e qualquer outra dúvida que tiver.

A dica é você não ter preguiça de pesquisar e nem pressa. Apenas defina sua compra quando estiver seguro que está fazendo um negócio lucrativo para você e sua família, caso tenha. Se não tiver essa segurança, evite assinar um contrato com o banco ou construtora.

Procure em sites de vendas de imóveis, converse com amigos, vá atrás das melhores oportunidades. Com o tempo você vai acabar entendo os preços justos e quanto poderá gastar, ficando mais fácil perceber uma boa oportunidade de apartamento para você.

Vai comprar um apartamento novo ou usado?

Uma dica é procurar apartamentos que estão parados há um bom tempo no mercado. Normalmente, os donos desses imóveis já querem vender logo e acabam aceitando valores mais baixos. Porém, é preciso cuidado porque podem ser obras antigas e com problemas.

comprar um apartamento ganhando pouco

Também é muito importante não cair em armadilhas de vendedores. Por isso, é recomendado conhecer o local antes e se possível, conte com a ajuda de algum profissional dá área para lhe ajudar com a verificação.

Outra ideia para quem vai comprar um apartamento ganhando pouco é pensar nos apartamentos novos, que ainda estão na planta. Eles possuem a vantagem de ter um preço mais baixo e mais tempo para pagar o financiamento imobiliário.

Vai comprar pelo financiamento ou consórcio?

Atualmente, a opção adotada por muitas pessoas que conseguiram comprar o imóvel é o do financiamento. Pois você deve imaginar o quanto é difícil comprar a vista um apartamento. A compra parcelada permite valores mensais que cabem no bolso.

Existem muitas empresas que oferecem esse recurso. Conheça os planos, ideias e propostas de cada uma. Se você já tiver poupando há algum tempo, poderá dar uma boa entrada e com isso conseguirá assumir parcelas com valores mais baixos.

Quem não tiver tanta pressa assim para conseguir seu apartamento no financiamento, também pode tentar um consórcio. A desvantagem é que você pode demorar um bom tempo até ser contemplado com seu imóvel.

Leia Mais sobre esse assunto:

Você tem acesso ao Programa do Governo Federal?

A nossa última dica para este conteúdo é sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Isso porque essa pode ser sua grande oportunidade. Considerando que o salário não é alto, a chance para conseguir esse benefício é bastante real.

Esse subsídio federal será utilizado para financiar seu imóvel e permitirá a você utilizar até o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para efetuar todo o processo. Com ele, será possível conseguir o valor referente à entrada, juros mais em conta, entre outros benefícios.

São quatro planos distintos oferecidos pelo Minha Casa, Minha Vida, dê uma pesquisada sobre eles para ver qual se encaixa na sua realidade.

ANÚNCIO