Passo a passo para comprar passagens de forma segura com o cartão!

A forma de pagamento mais aceita pelas companhias aéreas é o cartão de crédito. A maioria das pessoas utiliza o cartão pela praticidade, possibilidade de parcelar e a simplicidade na compra online.

Só que alguns cuidados devem ser tomados para não haver problemas na hora de usar o cartão de crédito. Fizemos um passo a passo para você fazer a compra da passagem de forma segura. Acompanhe!

Em cada tópico que vamos citar, também optamos por listar uma regra, sendo assim você pode usá-la no seu relatório de check list quando for efetuar a compra de uma passagem na internet.

Lembrando que a internet pode ter dessas boas surpresas: divulgar ou anunciar uma passagem em promoção e quanto mais atento você tiver aos cuidados, melhor sua experiencia poderá ser!

Jamais peça um cartão de crédito emprestado

Nem mesmo para parentes.

Comprar uma passagem aérea com cartão de crédito de outra pessoa pode te dar uma grande dor de cabeça.

Qualquer companhia aérea internacional pode exigir que o passageiro apresente o cartão de crédito no momento do check-in, principalmente se a passagem aérea tenha sido comprada online.

Essa regra existe para proteger o consumidor de fraudes nas compras com cartão de crédito.

Essa exigência de ter que apresentar o cartão de crédito no check-in muitas vezes passa despercebida quando compramos a passagem aérea; mas geralmente a informação está explícita.

Geralmente, nos sites das companhias aéreas, essa informação fica na página de confirmação do pagamento, no famoso “li e aceito”.

Por isso, o hábito de ler as informações deve ser uma prática.

Regra Número 1

Sempre faça compras online nos sites de passagens aéreas ou outros usando os seus próprios documentos e próprios cartões. Exceto se você estiver comprando em nome de uma empresa ou para um funcionário.

Quais os cuidados que devo tomar?

Em primeiro lugar, certifique-se da validade e do limite do seu cartão de crédito antes de fazer a compra da passagem.

Geralmente, as passagem aéreas podem ser parceladas, mas é preferível pagar a passagem em poucas parcelas.

Regra Número 2

Nunca queira passar todo o seu limite do cartão em uma única compra de passagem. Se o seu limite é baixo para isso, busque outras formas de comprar a passagem online.

Verifique o certificado de segurança desse site

É preferível também comprar a sua passagem em um ambiente confiável.

Mas, não dá para fazer a análise do ambiente se você está comprando a passagem online. Então você tem que ficar atento a algumas questões básicas.

Uma das maneiras mais simples de saber se o site é seguro, é verificando o SSL.

O certificado de segurança SSL (Secure Socketes Layer) é a maneira mais eficaz de obter a segurança de dados quando se trata de comércio eletrônico.

Ao realizar compras pela internet, dá para verificar a presença do SSL. O certificado de segurança é aquele ‘cadeadinho” verde no topo da página.

Regra Número 3

Você só pode comprar produtos online de sites confiáveis. E isso vale para tudo nessa vida, inclusive, para passagens aéreas.

Dá para comprar em sites das companhias e de empresas que fazem a venda dos tíquetes, desde que confiáveis!

Cuidado com os hackers

O endereço do site deve iniciar com http://, sendo possível a sua identificação assim que entrar em um site.

Se o site que você está comprando a sua passagem aérea não tiver o cadeadinho, significa que o site está suscetível a ação de hackers.

Você tem coragem de digitar os números do seu cartão de crédito num site totalmente desprotegido?

Regra Número 4

Outra regra é você saber usar a internet para as compras online. Apesar de serem muito bons no que fazem, os hackers sempre deixam algum sinal de algo não vai bem. Se você perceber isso, não digite o número do seu cartão.

Confirme a compra

Após utilizar a cartão de crédito para fazer a compra da sua passagem, ligue na central de atendimento do seu cartão de crédito e confirme os valores da negociação.

É uma garantia que somente o valor estipulado na compra será debitado.

Regra Número 5

Mais um cuidado para quem vai comprar a passagem na internet com o cartão é ter o serviço e a presteza de entrar em contato com a empresa por outros canais. Apesar disso ser trabalho, traz garantias e segurança à compra!

Anote número de protocolo

Sempre que você compra algum produto de valor elevado, como é o caso de passagens aéreas, a gravação da negociação é gravado e é fornecido um número de protocolo de atendimento.

Guarde esse número e se você tiver algum problema, exigia a gravação da negociação. É seu direito.

Regra Número 6

A última regra que vai te ajudar a comprar online com segurança, tanto as passagens como qualquer outro produto, é justamente encontrar meios de se manter dentro do que é de direito com consumidor ou dentro das regras.

Uma dessas formas é guardar comprovantes, é anotar números de protocolos, tirar prints das telas de negociação, guardar o extrato do cartão, entre outros documentos que podem ser usados de forma comprobatórias.

Não há posts para exibir