5 cuidados na hora de comprar passagens aéreas na internet

O hábito de tomar cuidado e ter algumas precauções na hora de comprar a passagem aérea pela internet é imprescindível para não trocar as mãos pelos pés. Isso porque comprar online é mais barato, só que isso precisa ser feito de forma cautelosa para que não se saia no prejuízo.

Neste conteúdo, vamos destacar apenas 5 dos vários cuidados importantes que a gente deve ter antes de emitir o bilhete aéreo – seja de ida, de volta ou o de ida-volta.

Portanto, considere que nossa ideia não é fazer com que você deixe de comprar passagens online. Ao contrário, você pode sim continuar fazendo isso porque dá para encontrar boas promoções. Mas, por outro lado, a nossa orientação é para que se tome cuidado.

5 cuidados na hora de comprar passagens aéreas na internet

1 – A Tarifa do Despacho da Bagagem

Essa é a primeira dica porque é uma das mais atuais: conferir o preço do despacho das bagagens. E isso acontece por vários motivos, um deles é que pagar a tarifa no aeroporto vai te custar mais caro, por exemplo.

Geralmente, as empresas oferecem uma franquia de despacho de bagagem incluída.

Caso você tenha que acrescentar o custo do despacho de bagagem, a primeira coisa é ver quanto custa.

Já foi o tempo que o valor para despachar bagagem era baratinho, está bem?

Hoje em dia, tem companhia aérea cobrando mais de R$ 100 por uma bagagem nacional e até R$ 400 por uma bagagem para vôo internacional.

Além disso, algumas companhias aéreas internacionais, como a TAP de Portugal, vendem passagens para a Europa sem bagagem despachada.

Ou seja, você tem que levar apenas com a bagagem de mão. Só que isso o que é quase impossível, ao menos para 99% dos viajantes brasileiros.

2 – A Escolha dos Assentos

Hoje em dia também é importante verificar se a tarifa que você escolheu permite a marcação de assentos.

Caso contrário, a companhia pode cobrar caro para você sentar junto com seus familiares ou amigos.

Teve uma empresa que foi eleita a melhor companhia aérea do mundo há um tempo. E ela é uma companhia que cobra pela marcação de assentos, independente da passagem que você comprar.

Isso vale para todos aqueles que viajam pelo Brasil.

É importante checar também se a tarifa que você adquiriu permite a antecipação de vôo gratuita ou se ela será cobrada à parte.

Coloque isso na conta na hora de comparar os preços entre as diferentes companhias aéreas.

3 – As Restrições do Bilhete

Também é algo comum hoje em dia que as companhias aéreas vendam bilhetes que não são reembolsáveis e não são remarcáveis.

Isso significa que se você tiver qualquer imprevisto e precise mudar ou desistir da viagem, você pode perder todo o dinheiro que você pagou naquela passagem.

Agora, imagine que você tenha gastado um bom dinheiro na passagem e preciso trocar, mas não tenha o direito. Horrível, não? Por isso, o cuidado.

De fato, algumas companhias oferecem tarifas menos restritivas. Ao passo que elas podem custar um pouco ou muito mais caro porque do que as tarifas mais econômicas.

Mas, o importante é você saber exatamente qual é a regra daquilo que você está comprando.

Assim, você tem mais chances de se adaptar conforme as regras.

Ainda que a companhia aérea permita que você cancelar ou remarcar o bilhete, saiba que há um custo associado à essa mudança.

Geralmente, esse custo é muito alto!

4 – A Data e Hora do Voo

Conferir, detalhadamente, as informações da sua compra passa pela data e pela hora do voo.

Isso porque, às vezes, aquele calendário que é feito para ajudar a gente, acaba tendo efeito contrário. Ele confunde a gente na hora de comprarmos a passagem.

5 – O Nome Completo do Passageiro

Outro ponto importante é na hora de emitir o bilhete!

Aqui, não tem saída: tem que escrever atentamente e corretamente o nome. Depois, tem que conferir o nome e o sobrenome dos passageiros!

Isso porque os erros pequenos de grafia também são erros e, em determinadas situações, até podem ser corrigidos gratuitamente pela companhia aérea.

Só que, ao embarcar, considere que um sobrenome errado ou trocado pode inviabilizar a viagem. Inclusive, a companhia tem o direito de exigir que você compre um novo bilhete.

Aliás, mais um detalhe é que as mulheres têm que ter atenção ao sobrenome de casada. Já que o sobrenome da passagem deve ser comprado conforme o documento que for ser utilizado no embarque.

6 – O Preço da Passagem Aérea

Outro cuidado é para o fato de que o preço da passagem pode mudar a qualquer momento. Como assim?

Vamos supor que você encontrou a promoção dos seus sonhos naquele site de passagens. Aí, você vai comunicar a família inteira e os amigos que vão viajar com você.

Passadas algumas horas, você volta no site e … Não tem mais aquela promoção.

Isso acontece de forma comum também.

Logo, se você encontrou a passagem aérea por um bom preço para a sua viagem, tente ser o mais rápido possível para ler as descrições e conferir os dados e finalizar a compra.

Algumas companhias aéreas permitem que você faça uma reserva de tarifa por 24 horas. Portanto, se essa facilidade estiver disponível para você, aí não deixe de aproveitar.

7 – A Reputação do Site

A última dica é você se informar sobre a qualidade e a reputação dos serviços oferecidos pela companhia aérea ou pelo site que está vendendo as passagens.

Ninguém quer viajar em uma avião velho e nem mesmo comprar uma passagem que não vai chegar até você de verdade, né? Isso tudo precisa ser visto de perto.

Só compre de onde você confia.