Reconheça 5 cuidados ao comprar dólar online com cartão de crédito

Antes que você se sinta enganado, vamos ser francos nesse começo de matéria. A ideia aqui, ao falar sobre os cuidados ao comprar dólar online com cartão de crédito, é citar formas de economizar dinheiro com a troca de moedas. E não falar dos cuidados com a segurança digital.

Então, se você busca informações como “qual antivírus usar” ou “qual é o melhor cartão para comprar dólar”, saiba que isso ficará para outra matéria. Aqui, vamos mencionar itens como quando comprar os dólares, a cotação do dólar e o dólar turismo.

Inclusive, vamos começar por esse tópico do dólar turismo. Bora lá!

1 – Saiba o que é o dólar turismo

O primeiro cuidado está justamente em saber o que é o dólar turismo e qual a diferença para o comercial ou o paralelo, por exemplo. Basicamente, para quem vai viajar para fora do país, o dólar turismo é o mais aconselhável.

Inclusive, ele é usado para a compra de passagens aéreas, gastos em locais internacionais, conversão de débitos, etc. Enquanto que o dólar comercial é comum no caso das empresas que fazem importação ou exportação de produtos. O comercial é definido é pelo Banco Central.

Por último, o dólar paralelo é aquele que não é oficial. Ou seja, ele não é ideal para quem vai viajar para o exterior, mesmo que seja mais barato.

2 – Os custos do dólar turismo

Outro ponto bacana de entender é sobre os custos do dólar turismo, que tende a ser mais caro do que as outras alternativas. Assim, isso se deve pelo custo administrativo da corretora de câmbio, que faz a operação e a entrega do dinheiro.

Outra coisa é que tem o IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras, que aumenta o valor da compra, especialmente quando ela é feita no cartão de crédito.

3 – A compra regular do dólar

O que queremos dizer ao falar em comprar dólar online com cartão de crédito de forma regular? Que o ideal é fazer essa compra de tempos em tempos porque a variação do dólar é bastante consistente. Assim, se esperar a melhor data para a compra, ela pode não chegar.

É por isso que saber o roteiro da viagem, ou pelo menos um cronograma dela, com alguns meses de antecedência pode fazer toda a diferença. Além do mais, também permite comprar dólares mensalmente e ir formando a “poupança” da viagem.

Sem contar que comprar no cartão de crédito em lojas internacionais pode custar mais caro. Por isso, recomenda-se que o turista leve, ao menos um pouco, de dinheiro em espécie.

4 – As notícias sobre a cotação do dólar

Outro cuidado tem a ver com as notícias que dizem respeito a cotação do dólar. Isso pode ajudar você a saber quando deve comprar um pouco mais ou um pouco menos dos dólares. Mas, não se esqueça de manter a regularidade nisso, ok?

Inclusive, eleições presidenciais e outros assuntos globais costumam interferir muito nessa cotação. Assim, a valorização ou desvalorização da moeda pode ser um fator importante para quem vai viajar para outro país, assim como para quem investe em outros mercados.

Ah, ainda sobre a cotação, não se esqueça de ver o histórico para saber qual pode ser o bom ou o mal momento da sua compra. Sem contar com o fato de que isso também permite você saber mais sobre o melhor período para realizar a viagem.

Sobre esses históricos, saiba que o Banco Central do Brasil tem uma página onde mantém as suas atualizações. Por lá, você poderá buscar pelas cotações de fechamento da moeda em períodos. A pesquisa tem que respeitar o prazo de 6 meses.

5 – As compras antecipadas

A última dica não é, necessariamente, um cuidado e sim um alerta. Como a gente viu acima, não dá para negar que comprar dólar turismo pode ser mais caro do que você pensava. Logo, uma boa ideia é você minimizar isso.

Mas, como se a gente acabou de falar que não é interessante comprar no cartão de crédito? A saída é antecipar o que for possível das compras que serão feitas lá, como a hospedagem, as passagens e até mesmo os ingressos para os eventos.

Tudo isso também entra na questão do seu planejamento financeiro. O que quer dizer que você precisará ter uma boa ordem das finanças para fazer todas essas compras, considerando as datas especificas, antes da viagem.

Curiosidade sobre o dólar

comprar dólar online com cartão de crédito

Para quem não sabe ou ainda não estudou isso, considere que o dólar é a moeda mais forte do mundo. Assim, acaba sofrendo mais com as medidas políticas. Por sua vez, também influencia na cotação de outras moedas locais, como é o caso do real.

Considerando isso, saiba que quem vai viajar para fora do país deve pensar em algumas formas de planejar essa viagem de um ponto de vista financeiro. Acima, falamos um pouco disso tudo. E, esperamos que você tenha entendido isso.

Por exemplo, usar o cartão de crédito lá fora pode parecer bacana. No entanto, tem taxas e impostos que encarecem a sua compra ou pagamento. Por outro lado, levar somente dinheiro em espécie pode colocar um risco a mais. Logo, a saída é ser equilibrado.

Saiba qual é o valor do IOF no cartão de crédito, no empréstimo e no dólar

Além disso, deixar para comprar dólar online com cartão de crédito ou em uma casa de câmbio ou com dinheiro em espécie também pode ser um risco. Isso se você considerar que essa moeda tem cotação variável a cada dia, hora. Então, comprar aos poucos é interessante.