Tome cuidado com esses 9 comportamentos que atrapalham os investidores

ANÚNCIO

Os economistas acreditam que para ter sucesso em investimentos financeiros é preciso escolher um bom ativo considerando a realidade de cada pessoa. No entanto, alguns comportamentos que atrapalham os investidores podem ser verdadeiros empecilhos.

Logo, se você é um investidor, sabe muito bem que esses comportamentos muitas vezes estão enraizados na nossa cultura. Assim, acontecem quase que automaticamente, como se fossem hábitos. Mas, se você prestar a atenção e tomar cuidado, dá para mudar esse cenário.

ANÚNCIO

Por exemplo, conhecer o próprio perfil financeiro para decidir onde aplicar o dinheiro é uma atitude inteligente. E se você não fez isso ainda, considere ser o primeiro passo. Após isso, leve em conta evitar alguns desses comportamentos abaixo.

9 comportamentos para se evitar nos investimentos

Separamos uma lista com alguns desses vieses que tanto fazem com que tome decisões erradas. A ideia é que você considere tais atitudes comuns na vida de muitos investidores e consiga evitar os mesmos erros na sua vida de investimentos.

1 – Influência negativa

A nossa lista se inicia falando sobre a prova social. Sabe o que é isso? Ela se baseia no quanto a outra pessoa influencia na nossa tomada de decisões.

ANÚNCIO

Isso acontece quando não conseguimos ter certeza e clareza sobre uma situação e acabamos por buscar ajuda na opinião, informação ou até dica de outros. O problema é que nem sempre escolhemos bem quem são essas pessoas que vão nos aconselhar.

Logo, não é errado buscar por ajuda. Porém, muitas vezes, ver com “olhos fechados” as informações alheias pode causar um grande prejuízo. A dica é simples: tenha sensibilidade para escolher as fontes mais confiáveis.

2 – Efeito manada

Esse segundo tópico que também cita um dos comportamentos que atrapalham os investidores é o famoso efeito manada, que você já deve ter ouvido falar alguma vez.

Ele é uma forma ainda mais prejudicial que a primeira, pois se no primeiro caso estava buscando conhecimento com pessoas especificas, aqui você estará simplesmente seguindo a tendência de investimentos que muitas pessoas estão fazendo.

E faz isso se baseando apenas no que os outros estão julgando como correto. O efeito manada é um erro muito comum onde são feitos grandes movimentos de compras e vendas somente a base de especulações.

3 – Supervalorizar as posses

O próximo viés da nossa lista é o efeito de posse, que ocorre no momento que damos um valor muito acima do que nossas posses realmente valem.

Isso acontece quando estamos felizes com uma valorização em um investimento que está na nossa carteira e, somente por isso, acreditamos que está muito mais valorizado do que parece.

Alguns motivos que podem lhe fazer cair nessa armadilha é a falta de fundamentos, análise e conhecer a realidade do mercado. É claro que todos os investimentos podem valorizar, mas isso não implica no fato de você ter que sair correndo para aplicar tudo nele.

4 – Status Quo

Esse erro de investidores iniciantes acontece quando o investidor quer que nada mude no mercado. Porém, ele não percebe que não tem esse poder. Ou também pode acontecer quando ele faz automaticamente algo que já vinha fazendo, apenas repetindo a ação.

O problema está no fato de que o mercado é muito dinâmico e ficar estagnado pode ser muito perigoso. Isso ocorre com pequenas contas na hora que for fazer alguma transição ou mesmo em tomada de decisões maiores.

5 – Medo de perder

Um investidor jamais pode aplicar dinheiro tendo mais medo de perder do que vontade de ganhar. Acredita-se que o dor da perda é 2 vezes mais intensa que a felicidade conseguir vencer.

Por conta disso, muitos investidores acabam investindo onde tenha menos chances de perder do que onde tenha mais possibilidades de ganhar. O que pode ser um problema na hora de aproveitar as melhores oportunidades do mercado financeiro.

Não estamos falando que você deva fugir de opções mais seguras – porque isso também é saudável. Porém, você deve abrir os olhos e aproveitar também alternativas um pouco mais arriscadas, depois de avaliar os riscos e entender que seria um bom negócio.

6 – Confiança ao extremo

Se o medo de perder é um viés negativo, a confiança ao extremo pode ser outro dos comportamentos que atrapalham os investidores também, na mesma linha. Logo, ser uma pessoa extremamente confiante é uma verdadeira tragédia na maioria dos casos.

Isso acontece bastante quando o investidor está em uma boa maré e começa a ganhar um bom dinheiro.

Uma grande confiança acaba fazendo investir seu dinheiro em opções que normalmente não seriam seguras, apenas porque está obtendo bons resultados, comprometendo todo seu potencial analítico.

7 – Confirmação da própria opinião

Uma falha gravíssima de um investidor que está começando nos investimentos é buscar apenas as informações que quer ler ou ouvir. Vamos supor que você pretende investir em títulos públicos, pois acredita ser a melhor opção para você.

Ao invés de procurar opiniões que lhe deem um contraponto, ele vai em busca somente daquilo que faça sua ideia se tornar ainda mais acertada. Sendo que não aceitar ser contrariado pode lhe fazer perder muito dinheiro. Então, tome cuidado.

8 – Teimosia em um investimento

Nem todo investimento vai ser bom ou conseguirá lucrar pra sempre. As vezes pode ser até um péssimo negócio. E, então, é preciso mudar. Por isso, quando notar que entrou em uma “furada” não tem problema algum retroceder e remanejar seu dinheiro para outra aplicação.

Confira 5 dicas para aprender com os erros e se recuperar da falha

O que não pode é continuar investindo naquilo somente porque gastou uma boa nota ou tempo naquilo. Larga de ser teimoso. Abra sua mente. Use esse erro com experiência e bola para frente.

9 – Cuidado com eventos futuros

O último viés que vamos apresentar é quando se fazem julgamentos precipitados sobre um evento que ainda nem aconteceu se baseando, por exemplo, no histórico que lucro que aquele investimento deu tempos atrás e não levando em contas a atual situação do mercado.

Outros viesses?

comportamentos que atrapalham os investidores

E você conhece outros viesses comportamentais que atrapalham os investidores, especialmente aqueles que estão entrando no mercado financeiro? Conte abaixo.

ANÚNCIO