Como sair do aluguel ganhando pouco e comprar a casa própria? Descobrimos

Uma dúvida muito que as pessoas brasileiras têm é sobre como sair do aluguel ganhando pouco. Afinal de contas, o sonho da casa própria é um dos sonhos mais comuns por aqui. Porém, essa mudança: do aluguel para o financiamento do imóvel próprio não é simples.

Afinal, será que tem como mesmo? Claro que esse é um processo que tem que ser pensado, estudado, analisado e enfrentando. É isso mesmo: a verdade é que mesmo que você tenha um salário baixo, dá sim para mudar a sua situação: sair do aluguel e comprar a sua casa.

Aliás, estamos falando de algo que é digno e justo, ok? Nada de usar pirâmides financeiras para isso ou cair em golpes e conversas fiadas. Por isso, saiba que você terá que arregaças as mangas e fazer acontecer. Se estiver mesmo disposto, continue lendo.

Por que sair do aluguel?

A primeira análise que vamos fazer aqui é bastante contraditória. Ou, pelo menos, parece que é. Se você quer comprar a casa própria ou o apartamento é porque não quer mais morar de aluguel, correto? Porém, há de se estudar os motivos, sim.

Isso porque nem sempre pagar aluguel pode ser algo ruim. De todo modo, nós não vamos entrar no mérito da sua resposta. O que queremos, apenas, é que você faça essa análise. Ou melhor, essa autoanálise. E se decidir que é hora de comprar a casa, então, continue lendo.

Para auxiliar essas pessoas que querem deixar o aluguel de lado e investir no imóvel próprio, a gente vai trazer pontos importantes. Juntos, eles formam um guia prático de como você pode trilhar esse caminho tortuoso, mas bastante enérgico para qualquer pessoa.

A melhor estratégia

Assim, a gente já pode concluir uma coisa: você tem como pensar na melhor estratégia para você. E qual é ela? Aquela que contempla a sua realidade hoje. Para aprender como sair do aluguel ganhando pouco, você tem que estudar os seus números. Então, vamos lá.

Ah, saiba que todos os tópicos abaixo são importantes. Porém, você vai ter respostas diferentes para eles. Já que para cada pessoa haverá um número exato. Ou seja, todas as questões são pessoais, individuais e imprescindíveis para esse estudo.

O orçamento

Item número 1, qual é? Orçamento financeiro, claro. Aqui, a ideia é você ter aquele orçamento bem feito. Isto é: você saber quanto tem de renda mensal ou anual e quanto tem de gastos também, no mês ou no ano. Lógico, isso vale para você ou para a sua família.

O mais legal aqui é você tem que começar a estudar quanto vai poder poupar mensalmente. Geralmente, o começo parte dos 10%. Mas, se você conseguir 30%, saiba que tem uma grande chance de ter sucessos nas primeiras tentativas, sendo esse o ideal.

Agora, nesse orçamento você também tem que saber se tem dívidas, além do aluguel. Como do cartão de crédito e financiamentos ou empréstimos. Se tiver, infelizmente, você tem que quitá-los antes de prosseguir. Ao menos, isso é o mais indicado para se fazer.

A economia

Passo número 2, qual é? A economia de dinheiro. Raramente, você vai conseguir aprovação em um financiamento de imóveis se não tiver juntado algum dinheiro antes. Por isso, é importante que você faça essa parte também.

Agora, um problema que geralmente acontece é que as pessoas não sabem como juntar dinheiro. Afinal, o salário é baixo, não é mesmo? Felizmente, saiba que dá sim. Inclusive, aqui no blog já falamos disso várias vezes. Veja nas matérias abaixo as melhores dicas.

Aliás, além de economizar dinheiro, saiba que também é importante poupar dinheiro e investir dinheiro. Ou seja, uma coisa é você deixar de gastar com itens que não são importantes. Guardar é separar uma parte do salário para isso. E investir é fazer o dinheiro render, sacou?

O imóvel

E mesmo que você ainda não tenha conseguido juntar toda a grana, saiba que você já pode consultar sobre os imóveis que quer comprar. Afinal, isso vai ter dar uma ideia melhor do quanto precisa ter para compra-lo.

Essa pesquisa pode ser feita em construtoras, com corretores, na internet, etc. Lembre-se, no entanto, de não cair nas conversas dos vendedores. Você só está pesquisando e ainda não tem o dinheiro para isso, ok?

Como sair do aluguel ganhando pouco

No entanto, você poderá ver que quer uma casa de R$ 200 mil. Com esse valor, você pode começar a fazer simulações, que é o próximo tópico. Leia.

A simulação

Para que você consiga criar metas, além do objetivo de comprar a casa própria, você pode optar por simular as opções. Atualmente, há vários meios de conseguir realizar esse sonho. Por exemplo, financiamento, consórcio, compra à vista.

De modo geral, a compra à vista é que a mais gera vantagens. Porém, ela é a mais difícil de ser alcançada também. No entanto, o financiamento é a mais fácil, só que tem juros incluídos e isso vai fazer você perder dinheiro no fim das contas. O consórcio também tem prós e contras.

Até a Caixa Econômica Federal tem um simulador habitacional, sabia?

Logo, avalie a melhor opção para você. Como avaliar? Fazendo simulações online. Assim, você descobre qual o valor de entrada, o valor financiado, as taxas de juros, os prazos de pagamentos e tudo mais que é importante para o seu contrato de compra.

Não há posts para exibir