A gente vai te ajudar como saber se uma ação tem tag along na B3

ANÚNCIO

O Paulo Hegg é um especialista que define o tag along como “mecanismo de proteção para os minoritários”. Se é algo de proteção dentro da bolsa de valores, então, é algo importante. Fique tranquilo que nessa matéria você vai ver como saber se uma ação tem tag along.

Inclusive, leve em conta que mesmo que você já tenha comprado uma ou mais ações, conhecer esse termo agora pode te ajudar nas novas e futuras escolhas. Até mesmo porque o tag along está previsto na Lei das empresas de Sociedade Anônima.

ANÚNCIO

Sendo assim, ela visa a garantia para os acionistas minoritários, quando há mudanças no controle da companhia. Portanto, temos um dado importante que deve ser conhecido, inclusive, pelos pequenos investidores da bolsa.

Entendendo o tag along

Até aqui falamos e falamos sobre ser um mecanismo de proteção, é verdade. No entanto, ainda não explicamos exatamente o que ele significa na prática. E vamos fazer isso agora mesmo.

Se uma empresa diz que tem 100% de tag along, então, ela diz que o acionista minoritário vai receber 100% do valor por ação recebido pelo controlador se a empresa for vendida. Se o tag along for menor, então, ele receberá proporcional a isso.

ANÚNCIO

Ficou fácil entender, correto? Porém, temos que trazer aqui uma informação importantíssima. Saiba que conforme a lei, essa regra só vale para os acionistas que têm papéis ordinários. Já quem tem os papéis preferenciais não possuem essas regras de tag along.

Agora também ficou simples ver que o tag along é ótimo para os investidores pequenos que estão focando no longo prazo. Ou também para quem acredita na mudança de controle de acionistas majoritários de uma companhia.

As empresas com bons tag along

Ainda antes de explicar como saber se uma ação tem tag along, vamos considerar que atualmente, no mercado, temos o Bradesco como uma das principais empresas com tag along positivo: 80%. O mesmo percentual vale para Itaú e Itaúsa.

Mas, há ainda empresas que superam esse percentual: Gerdau, Vale, Weg, Renner, Magazine Luiza, Odontoprev, Tupy e Santander, com 100%.

Também vale a pena mencionar aqui que todas as empresas do novo mercado devem ter o tag along em 100% do valor pago aos acionistas controladores. Além do que todas as empresas nessa listagem só podem ter ações ordinárias em circulação. Logo, temos uma tabela assim:

  • 80% de tag along para empresas tradicionais (para ON)
  • 100% de tag along para empresas do Bovespa Mais (ON)
  • 100% de tag along para empresas do Bovespa Mais 2 (ON e PN)
  • 80% de tag along para empresas do Nível I (para ON)
  • 100% de tag along para empresas do Nível II (ON e PN)
  • 100% de tag along para empresas do Novo Mercado (para ON)

Ah, tem outro detalhe importante: conforme a lei, o tag along mínimo é e 80% para as ações ordinárias de empresas com capital aberto. Porém, isso também pode variar conforme o regulamento da B3 – como o caso do novo mercado, que citamos no parágrafo acima.

Como saber se uma ação tem tag along

Assim, podemos chegar ao ponto forte dessa matéria, que é para responder a dúvida sobre como saber se uma ação tem tag along. Afinal, a dúvida é comum, ainda mais para os novos investidores de ações, que ainda não se habituaram com todos os termos.

Então, considere que todas as empresas listadas na bolsa de valores devem ter um site de Relações com Investidores (RI). E nessas páginas tem a informação sobre o tag along. Outra alternativa é buscar o dado no site da bolsa.

Além de tudo, praticamente todos os sites, portais e aplicativos que fazem análises fundamentalistas acabam entregando essa informação, sem que seja necessária uma grande pesquisa.

Os benefícios do tag along

Com isso, a gente só precisa lembrar que o tag along acaba entrando como parte da governança corporativa de muitas empresas. Logo, faz parte de um conjunto de práticas que garante confiança tanto à gestão como para os interessados (como acionistas).

Então, temos o fato de que se o investidor acha que as ações vão desvalorizar com uma troca de comando de uma empresa, ele poderá vender os papéis com uma boa condição (quando o tag along é 100%, melhor ainda). Por outro lado, ele também pode manter os papéis.

Isso mostra que verificar a tag along é interessante porque dá uma boa perspectiva para o investidor. No entanto, isso não é tudo. Também se deve analisar outros pontos, como a liquidez, o preço do papel, os fundamentos, entre tantas outras análises.

E sobre o free float, o que você sabe?

como saber se uma ação tem tag along

Assim como o tag along passa despercebido por muita gente, considere que o free float também. No entanto, ele pode ser um dado importante na hora de estudar a compra ou a venda de um ativo. Ainda mais para quem pensa no longo prazo.

Se a gente considerar que o free float é o número de ações livres de uma empresa, fica mais fácil entender que esse percentual importante. Afinal, quanto maior mais fácil a negociação na bolsa, seja para compra ou venda.

Mas, tem mais alguns detalhes sobre o free float que é preciso saber. Se você tiver interesse por esses detalhes, considere que temos uma matéria que foi feita ontem e que explica muito bem isso. Clique aqui se quiser ler ela agora.

ANÚNCIO