Como saber a saúde financeira do MEI?

PROPAGANDA

Você que é microempreendedor individual sabe qual é o score da sua empresa? Porque mesmo que seja de micro porte, ela tem um score financeiro que é visto por todo mercado financeiro e você sabe disso, não sabe?

Assim como as pessoas tem uma lista de inadimplentes (com o nome sujo), as empresas também tem. E os MEIs também tem, obviamente. E você sabe quantas vezes a sua empresa foi consultada nos últimos dias e quem consultou?

PROPAGANDA

É sobre tudo isso que vamos falar. A gente vai explicar onde você vai encontrar todas essas informações e não vamos te enrolar para dar essa informação: tudo está no site do Serasa Empreendedor!

Portanto, vamos fazer um breve passo a passo aqui para você saber qual é e como está a saúde financeira da sua empresa visto por ângulos diferentes, por visões do mercado financeiro!

A pesquisa no Serasa Empreendedor

Entrando no site do Serasa Empreendedor nós temos como saber como está a saúde do seu negócio e dá para descobrir isso gratuitamente!

PROPAGANDA

A partir disso, você passa a ter em mãos um plano de ação personalizado, né. Porque se a saúde financeira está ruim, o jeito é o mudar o cenário. Mas, se está bem, dá para investir ainda mais.

Então, por isso, a pesquisa é tão importante para o seu crescimento enquanto profissional, enquanto empreender de sucesso!

É bem simples fazer e caso você ainda não tem um cadastro feito no site, basta criar!

Após o cadastro, basta digitar o CNPJ da empresa, que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que toda empresa deve ter, inclusive, os MEIs.

Logo após isso aparece a página de cadastro, lembrando que é grátis. Se a sua empresa já tiver o login, pronto, basta acessar com a senha.

Como saber a saúde financeira do MEI?

De cara, após o login, a plataforma já abre o Score Empreendedor, que funciona como a pontuação da sua empresa – quanto maior os pontos, melhor, né.

A  pontuação do escore indica a chance de uma empresa pagar as contas dela em dia e o melhor: a indicação também da saúde do seu negócio.

O score da empresa!

Aqui precisamos interpretar o número que aparece.

Mas, isso também é simples porque a plataforma mesmo te ajuda com a informação. Embaixo do número, do seu score empresarial, tem dados sobre a pontuação e o que o mercado entende disso.

Vamos a um exemplo:

Se a sua empresa apresenta 85% de score (ou 85 pontos de 100 pontos no total), isso quer dizer que o mercado financeiro vê ela com grandes chances de pagar as suas contas em dia.

E isso vai ser muito bom porque os bancos vão emprestar dinheiro, por exemplo.

Por outro lado, para quem tem muitas dívidas, os números serão bem mais baixos, né. Por exemplo, o site mostra até as dívidas vencidas, as negativas, as atrasadas e tudo mais que a sua empresa, o seu CNPJ, deixou de pagar.

E aquelas que ainda não foram quitadas e fizeram a sua empresa ficar com o “nome sujo”.

Na parte de dívidas vencidas também vai ter as regularizadas e isso é importante porque vai mostrar para você se a sua empresa se já teve contas em atraso algum dia e quais foram aquelas que sujaram seu nome.

Porém já foram quitadas. Ainda assim é útil porque serve como um histórico! E está tudo certo agora. Dá para você ficar despreocupado, não é mesmo?

Como saber a saúde financeira do MEI?

Para os negativados…

Para quem está negativado, o Serasa, na própria plataforma, indica um plano de ação das dívidas. Assim, você vai conseguir ver quais são as dívidas que estão pendentes de pagamento e qual o melhor caminho a seguir.

Esse melhor caminho tem a ver com a forma com que o mercado quer ter enxergar para te dar subsistência para crédito ou para novos negócios.

O resultado é a busca pelo que o mercado enxerga sobre a sua empresa de uma forma mais positiva e uma coisa muito comum de acontecer são empresas que não sabem que estão devendo , ou seja, que estão com dívidas.

Então, as contas vencidas ou as dívidas pendentes de pagamento nem sempre são de conhecimento do empresário. E isso é muito mais comum do que você imagina, tá bom?

Quem consultou a sua empresa?

Na plataforma existe uma outra parte de consultas, onde a Serasa vai mostrar quantas empresas consultaram o seu CNPJ e quando consultaram essa informação nos últimos dias.

Saber isso é muito importante porque você vê várias concessionárias consultando o seu nome, assim como bancos, como empresas de crédito, financeiras e a partir daí dá para ter uma ideia de quem fez isso.

Neste momento você pensa que não está comprando carros e não entende a consulta. Mas, no decorrer do tempo, vai ver que alguém pode estar usando o seu CNPJ de forma incorreta.

Isso pode ser um indicativo de golpe, entende?

Outro ponto importante é sobre a quantidade de consultas que ocorreram no seu CNPJ e isso também vai determinar a forma que o mercado enxerga a sua empresa.

Ah, tem o relatório que você vai conseguir gerar gratuitamente desses pesquisas e que podem ser usados posteriormente por você – para os casos de comprovação, quando há tentativas de golpes.

Como saber a saúde financeira do MEI?

Cadastro!

Por fim, vale falar que você precisa mantê-lo sempre atualizado. Sim, o seu cadastro! Isso tudo para ver certinho as consultas e o seu score, tá bom?

O importante é entender que tudo isso pode te ajudar a conseguir novos negócios.

PROPAGANDA