O passo a passo mais verdadeiro sobre como organizar um casamento com pouco dinheiro

ANÚNCIO

O casamento é algo que tem sofrido algumas modificações nos últimos anos. Se antes era uma festa de gala, atualmente, os casais têm tomado a liberdade de organizarem algo mais enxuto. Logo, hoje vamos falar sobre como organizar um casamento com pouco dinheiro.

Até mesmo porque a gente tem várias situações que permitem esse pensamento: o casal quer usar o dinheiro para outros fins, como comprar a casa própria ou viajar. Ou ainda há casos em que não tem o dinheiro todo para fazer uma festona mesmo. Esse texto é para todos os casos.

ANÚNCIO

As matérias antigas

O fato curioso é que a gente já fez alguns ótimos conteúdos aqui citando esse mesmo assim, de como organizar um casamento com pouco dinheiro. Todas fizeram sucesso justamente porque esse é um assunto de interesse de muita gente.

Uma das principais foi “5 dicas para fazer um casamento econômico”. E a gente citou os principais pontos: o que você pode fazer, a decoração, a roupa, o convite e o momento.

Depois, fizemos a que conta “7 dicas para organizar o casamento simples e barato”. Nela, citamos um caso de um casal que só tinha R$ 5 mil para isso. Logo, as dicas foram: dinheiro extra, identificação, ideias baratas, fornecedores, cerimônia, alimentação e motivação.

ANÚNCIO

Depois, ainda tivemos “Os 5 passos para organizar um casamento simples e elegante”. Entre os passos, escolhemos: orçamento, antecedência, convidados, decoração e vestido da noiva.

Mais uma das matérias que saiu recentemente e tem tudo a ver com como organizar um casamento com pouco dinheiro é sobre “dicas para fazer um casamento em casa”. No caso, falamos de orçamento e estrutura, decoração e lembrancinhas, tecnologia e convidados.

Por último, ainda tivemos um conteúdo que foi feito focado na festa do casamento. Nesse caso, a gente pensou em 10 dicas importantes. São elas: benção, alianças, foto, comida, convites, lembrancinhas, decoração, roupas, buquê e bolo.

Como resultado de todos esses materiais, a gente criou esse novo artigo, que é uma espécie de passo a passo para quem quer casar sem ter que gastar muito. Afinal, esse é o sonho de muita gente. Porém, em alguns casos, pode significar um problema logo de começo.

O passo a passo

Apenas para que você entenda uma coisa: apesar de ser um passo a passo, a ideia aqui não é sermos um guia super longo com dicas detalhadas. Na verdade, é o oposto: queremos ser o mais objetivo possível, ok? Então, temos uma espécie de checklist, confira aí.

Você quer mesmo uma festa de casamento?

O casamento é a comprovação de matrimônio. A festa de casamento é o complemento. Logo, pergunte-se se você quer mesmo investir dinheiro nessa festa. Parece uma pergunta boba, mas faz todo sentido. Justamente porque vai envolver gastos, custos e dinheiro.

Qual será a sua data de casamento?

O próximo ponto é analisar qual será a data do casamento. Por que isso influência na questão orçamentária? Justamente porque para cada data há um preço. O preço do aluguel do lugar, do vestido da noiva, da compra de bebidas e até das alianças.

Onde será realizada a sua festa de casamento?

Dá para casar no cartório e fazer um bolo lá em várias cidades. Para casar na igreja e não fazer festa. Dá para ir comemorar na pizzaria, churrascaria, no clube, etc. Ou fazer a festa de casamento em casa, como indicamos acima. Dá para fazer um monte de coisas baratas, viu.

Quanto você poderá gastar com o seu casamento?

Outro passo importante desse guia é sobre o orçamento propriamente dito. Quanto você poderá gastar com o casamento envolvendo todos custos envolvidos? Com a festa, com a cerimônia religiosa, com as roupas, com os convidados, com os enfeites e tudo mais?

Quem serão os seus convidados?

É outro ponto que parece bobagem, mas faz todo sentido para entender como organizar um casamento com pouco dinheiro. Afinal, a conta é bem simples: quanto maior o número de convidados, maior será o valor investido nesse momento. É algo bastante prático, mesmo que você tenha problemas em “cortar” convidados da lista.

E a lista de presentes, está pronta?

Se o assunto é dinheiro, considere uma lista de presentes também. É claro que você não está fazendo festa para ganhar presentes, claro. No entanto, aqui no Brasil é algo comum de acontecer. Assim, você pode deixar uma lista pronta no site para a pessoa pensar em algo que está ali e que seja útil para você.

Quais os profissionais que vão trabalhar no seu casamento?

Se você contratar um buffet, com certeza, não terá que se preocupar com garçons e cozinheiros. Porém, ainda assim, terá fotógrafos, cinegrafistas, decoradores e, por que não, uma cerimonialista? Isso pode parecer um gasto no começo, mas um bom investimento depois. Dependendo da atuação deles, claro.

como organizar um casamento com pouco dinheiro

E os fornecedores?

Outra dica de ouro é pensar nos fornecedores. Você mesmo se preocupar em comprar as bebidas ou as flores ou alugar o salão pode sair mais barato do que designar isso para uma terceira pessoa. Claro que você não tem que carregar tudo nas costas porque nesse dia não vai dar para fazer tudo. Mas, dá para antecipar coisas.

Vai viajar para onde na lua de mel?

Essa também é uma questão muito tradicional aqui no Brasil. A Lua de Mel é uma viagem pós-casamento, chamada de núpcias. É bem provável que você tenha pensado nisso. E se não ganhou o presente de nenhum padrinho, então, talvez seja hora de organizar tudo: hospedagem, transporte e alimentação, por exemplo.

As roupas e a aliança também são importantes!

Por último, mas não menos importante, leve em conta encontrar um vestido de noiva que calhe com o “custo-benefício”. Depois, temos ainda o terno do noivo e as alianças, que também envolvem gastos. Para economizar, o aluguel é boa pedida. E as alianças, você sabe: quanto mais simples mais barata.

ANÚNCIO