Quer saber como morar sozinho com um salário mínimo? Veja 3 dicas rápidas

Uma pergunta muito comum atualmente é sobre “como morar sozinho com um salário mínimo”. Isso vale especialmente para quem está pretendendo estudar em outra cidade, mas ainda não tem um emprego fixo, por exemplo.

Mas, a situação também se encaixa para quem vai ficar na mesma cidade e só quer ter o próprio espaço. Afinal, a questão é sobre a possibilidade de ter essa vida mais solitária e reservada, mas com um salário mínimo, que hoje está em torno de R$ 1 mil.

Muito mais do que dizer que “sim, é possível” ou que “não, não é possível”, nós vamos dar dicas para você se organizar. Assim, no final da matéria, você vai ter condições de fazer as próprias contas e responder a essa pergunta comum.

As 3 dicas rápidas

Antes de começarmos com as dicas, vale a pena se atentar para o fato de que é preciso ter uma motivação para isso. Obviamente, o estudo é uma delas. No entanto, dá para pensar em outros motivos também. O ideal é ter esse objetivo porque ele vai ser importante.

1 – A pesquisa sobre o lugar que vai morar

Essa primeira dica é sobre a pesquisa do lugar. Inclusive, você pode entender como a “outra cidade” que vai morar ou “outro bairro” ou simplesmente a “outra coisa”. Entenda que para todo caso a pesquisa será importante.

Sendo assim, comece a pensar sobre as características do lugar. É um ponto muito isolado? O que tem por perto? Fica próxima do seu trabalho ou universidade? Ah, e jamais podemos nos esquecer de que tudo isso vai ter um custo, né.

Talvez, em alguns casos, morar sozinho vai ser algo bem complicado para quem vive apenas com 1 salário mínimo. Afinal, raramente se acha um aluguel abaixo dos R$ 500. Nesse caso, talvez você possa considerar dividir o lugar com alguém.

Por fim, agora bem mais focado na casa ou no apartamento, atente-se também para a análise da manutenção do lugar. É um lar novo ou muito antigo? Tem problemas de vazamento, rachaduras, falta de higiene? As torneiras e portas estão em boas condições?

Só uma dica final nesse tópico: geralmente, um lugar mobiliado pode ser interessante.

2 – O cuidado com a organização

A organização da casa também é um item muito importante para quem quer descobrir como morar sozinho com um salário mínimo. Isso porque ser organizado pode representar economia em vários sentidos e setores.

Dá para pensar na limpeza e higiene do lugar, por exemplo. Ou na hora de pagar as contas em dia e evitar os juros. Dá para considerar ainda que esse será o seu lugar de descanso, refúgio, estudo, trabalho, leitura ou outras coisas.

Logo, se você for sujando a louça sem lavar vai chegar uma hora que vai ter que perder um dia todo somente nessa organização dos pratos e talheres e panelas. Mas, esse é só um exemplo, está bem? Afinal, agora não tem ninguém para fazer o “serviço sujo” por você, né.

como morar sozinho com um salário mínimo

Outra coisa bem legal de observar é que quem começa a morar sozinho pela primeira vez acaba descobrindo coisas interessantes, como se tudo fosse uma grande aventura. O problema é que em toda grande aventura há desafios e batalhas quase que o tempo todo.

Se você sabe disso e está disposto, então, já é um bom começo.

3 – A questão do orçamento financeiro

Acima falamos de vários pontos importantes que vão resultar na questão do dinheiro. No entanto, eles também terão relevância em outras áreas da vida. Já nesse último tópico, o foco está todo na sua finança pessoal. Afinal, agora ela será mais importante do que nunca.

A gente precisa realmente colocar os números na ponta do lápis para saber se essa sua aventura será possível. Como dissemos, viver sozinho com um salário mínimo pode ser algo bastante complicado, ainda que seja possível.

O que você tem que considerar é que todos os seus gastos devem caber dentro desse orçamento. Tem o aluguel da casa ou da parcela do financiamento que vão consumir a maior parte dele, por exemplo. Depois, tem gastos com alimentação, energia, água, etc.

Os 5 principais gastos para quem vai morar sozinho

Sendo assim, só tem um jeito de você sabe se essa ideia vai dar certo: simulando. E estamos falando sobre simular mesmo, sem ter que ir para a prática. Quer saber como começar? Pegue uma folha de papel ou uma planilha do Excel e faça as contas.

Fazendo as contas…

Sobre fazer as contas, a conversa é reta. Logo, para saber como morar sozinho com um salário mínimo você terá que considerar os principais custos de uma moradia. Comece por anotar tudo isso. Na outra parte da planilha vem o seu salário ou fontes de renda.

Logo, pode ser que seja preciso fazer reajustes nisso. De qualquer modo, considere mais importante do que ganhar um alto salário é saber como gastá-lo. E o inverso também vale: saber gastar é mais importante do que saber ganhar.

Então, o que você pode concluir com esse texto? Qual será o seu maior desafio? Vale a pena buscar uma nova fonte de renda extra? Os seus gastos são muito altos? É fazendo as contas e as perguntas certas que você consegue definir os objetivos da sua vida, como morar sozinho.

Inclusive, tenha uma boa experiência! Esse é um momento da vida que faz com que as pessoas amadureçam muito, inclusive, com as novas contas e finanças.