Saiba como montar uma padaria

ANÚNCIO

Você já parou e pensou sobre a possibilidade que existe em montar uma padaria nos dias de hoje? A verdade é que entra crise e sai crise, quase todo mundo não vive sem um pãozinho no café da manhã ou até mesmo no jantar, né.

Então, essa é uma das primeiras provas que existe mercado. Porém, você ainda tem que estudar as outras condições, como mercado, região, tipo de padaria e de produtos, etc. Dessa forma, a melhor dica para você é fazer um curso rápido sobre esse assunto.

ANÚNCIO

O Sebrae é uma empresa focada na gestão de ideias de pessoas que estão pensando em se tornar empreendedoras ou aperfeiçoar as suas empresas. Por isso, é uma boa conselheira para quem quer abrir uma padaria nos próximos meses.

Inclusive, o Sebrae tem um desses cursos que são breves que fala justamente sobre “como montar uma padaria”. Ao todo, são 24 capítulos que podem ser estudados. Até mesmo porque eles servem como base para você dar início no seu projeto. Saiba mais.

O novo mercado das padarias

O próprio Sebrae diz que nos dias de hoje, as padarias mais antigas estão sendo substituídas por estabelecimentos que tenham várias opções de produtos. E não apenas o pão.

ANÚNCIO

Dessa forma, a instituição educacional fala até mesmo em “minimercado”, como sendo a nova padaria.

Esse já é um ponto interessante para você começar a pensar quando for montar uma padaria. Aliás, essa mudança que vem da mudança de comportamento dos consumidores, é levada também pelos avanços tecnológicos, culturais, sociais.

Se você está interessado pelo conteúdo, continue lendo. Abaixo, nós nos permitirmos apresentar alguns dos tópicos que o Sebrae disponibiliza aos interessados. Assim sendo, você vai ver o que é importante para você conhecer antes de abrir as portas da sua padaria.

Saiba como montar uma padaria

As exigências legais para abrir uma padaria

Um dos pontos mais importantes que está escrito no documento do Sebrae é sobre as exigências legais e também especifica para abrir esse tipo de comércio.

Assim, se você vai montar uma padaria saiba que vai precisar ter um contador para te auxiliar nas demandas legais. Por exemplo, você terá que ir na junta comercial, na secretaria da Receita Federal, da Fazenda, na Prefeitura, no Sindicato, no banco, nos bombeiros, etc.

E sem contar que vai ter que saber um pouco de várias leis e normas. Como a Lei 12.560, que fala sobre o uso de água filtrada na feitura da massa do pão.

Os custos para montar e manter uma padaria

Outro ponto que merece a sua atenção tem a ver com os custos desse tipo de investimento que você pretende fazer. E aí o Sebrae entra como sendo um órgão importante porque ele dá uma base muito boa de valores.

Inclusive, ele segue uma tabela que é do Propan. Então, dá para ver que o gasto geral com pessoas é de mais de 30%. Tem ainda o custo da matéria prima, que é de 27%. Impostos tomam mais de 15% do empresário. Seguido de energia, aluguel, embalagens.

Assim sendo, ainda dá para considerar indicadores como custo fixo sobre lucro, que chega até 77%. E dá para falar da venda do pão francês sobre a venda total do empreendimento, que deve chegar a, no máximo, 34%.

O glossário usado na padaria

Outro capítulo bem legal que o Sebrae tem se chama “glossário”. Nele, dá para ver que são usadas várias nomenclaturas para determinados produtos. Isso tem a ver não apenas com a padronização entre os funcionários, mas sim com as questões do mercado.

Por exemplo, o ideal é saber que massa aereada é uma massa leve. E que a massa forte é aquela que cresce verticalmente e não abaixa quando é tocada com os dedos. Já a massa fraca, ela cresce horizontalmente e ao ser tocada, ela afunda.

Pode parecer uma bobagem, mas a compreensão disso vai agilizar os processos na sua padaria.

Confira 7 ideias de negócios baratas para investir com menos de R$ 1 mil

As dicas de negócios

Também dá para estudar algumas dicas para que o seu negócio vá para frente. Por exemplo, o Sebrae fala muito em estudar os equipamentos que serão usados. “Eles têm que ser capazes de produzir com alta qualidade e baixo custo operacional”.

Outra coisa é saber que também é preciso observar as inscrições nos órgãos públicos, investir no atendimento ao cliente, criar um ambiente agradável para a compra, fidelizar os clientes, investir na divulgação da marca, ser criativo, etc.

Para resumir o que o Sebrae comenta nesse tópico, podemos dizer que o foco é “manter o empreendimento em evidência no mercado e diante dos consumidores”.

Onde fazer o curso rápido do Sebrae

Para quem está interessado em estudar tópico por tópico, além dos que já citamos aqui, poderá acessar o material, de forma gratuita e online, na página do Sebrae.

No entanto, é muito importante seguir o conselho que o Sebrae dá, dizendo que não se deve substituir esse estudo por um plano de negócios. Assim sendo, mesmo após o estudo, o empresário tem que criar o seu plano para tirar a ideia do papel e ir para a prática.

Dessa forma, leve em conta que montar uma padaria pode ser sim um negócio lucrativo para você. No entanto, a melhor recomendação diz para que se siga as obrigações legais e tenha uma boa gestão empresarial para que o lucro seja realmente aproveitado.

ANÚNCIO