Como me preparar para a aposentadoria? Saiba tudo o que um aposentado precisará

ANÚNCIO

Quando a gente junto esses dois assuntos (aposentadoria e dinheiro), a gente sempre acaba chegando em uma dúvida muito comum dos brasileiros: “como me preparar para a aposentadoria”? Nós fizemos um guia prático para você que quer a resposta.

A ideia aqui não é a de que você fique bitolado pensando em juntar dinheiro para ficar rico quando essa fase da vida chegar. Porém, ficar à mercê do que a previdência social pode pagar também não é nada inteligente.

ANÚNCIO

Como consequência desses pensamentos, saiba que há maneiras de chegar à aposentadoria de forma mais tranquila – ao menos, do ponto de vista financeiro. Até mesmo porque após a aposentadoria muita gente começa a ter gastos maiores, como com remédios.

O guia prático

Levando isso em conta, a gente criou esse conteúdo para ser um guia na sua vida. A gente vai falar de temas importantíssimos para quem está pensando em se aposentar tranquilamente. Se for possível, rico. Se não for possível, com segurança para comprar os itens básicos.

A educação financeira

A primeira coisa para responder à pergunta sobre como me preparar para a aposentadoria tem a ver com a educação financeira. Obviamente, você falar e ler um texto sobre isso já é um bom indicativo.

ANÚNCIO

Saiba que não se trata apenas de ter dinheiro para comprar lanchas, hotéis, viagens, etc. Na verdade, a gente quer que você aproveite o máximo a sua aposentadoria, independentemente de qualquer coisa. Só que para isso é preciso ter dinheiro, né.

A relação com o banco

A próxima dica é considerar a relação que você tem com o banco. Isso porque pode ser que você tenha trabalhado a vida toda com carteira assinada e foi “obrigado” a abrir conta em um banco e agora é um cliente bem especial para eles.

No entanto, você também deve considerar que a aposentadoria é um ótimo momento para você começar a pensar em ter contas digitais, que são gratuitas e mais práticas. Outra coisa é sobre quitar os empréstimos e financiamentos que você tem com qualquer instituição.

As opções de investimentos

O próximo passo vai ser você considerar os seus investimentos e saber escolher o que fazer com o dinheiro que você juntou. Se você não juntou, saiba que ainda poderá ter opções como os acertos com a empresa, o Fundo de Garantia, etc.

A ideia é simples: não gaste tudo de uma só vez. Comece a pensar em investimentos financeiros como opções para você realizar objetivos. Logo, você pode ter um CDB com liquidez diária ou o Tesouro Selic para reserva de emergência, por exemplo.

A estabilidade financeira

Pensar na sua estabilidade financeira também é outro ponto que vai ajudar a gente a falar sobre “como me preparar para a aposentadoria”. Isso porque a gente deve considerar sim as formas que temos para ter renda para sobreviver.

Se você tem R$ 1 milhão na conta dá para viver só de renda. Se não tem, comece a pensar em continuar trabalhando em cargas horárias menores. Ou abrir o próprio negócio. Ou qualquer outro jeito lícito de conseguir custear a vida nessa fase.

O estilo de vida

Você também deve considerar o seu estilo de vida durante a aposentadoria. O mais recomendável é que você diminua gastos e, portanto, diminua o valor do seu estilo de vida. É hora de fazer um “limpa” e parar de pagar serviços à toa, como a taxa dos bancos.

Além do mais, está mais do que na hora de você traçar as suas prioridades, não é mesmo? Para cada fase da vida, a gente tem uma prioridade. Como você trabalhou arduamente a vida toda, com certeza, agora é hora de você curtir o seu momento. Pense nisso.

Os sonhos

Por fim, saiba que os seus sonhos, mesmo aqueles não realizados, podem vir à tona agora. Ou, simplesmente, pode ser que você mude de objetivos. Se sempre sonhou em viajar para a Itália, tudo bem. Mas, se não der para fazer isso, que tal curtir os seus netos na praia?

O que você não pode é usar o momento para ficar vendo apenas o lado ruim e negativo da vida – até mesmo porque sempre vai existir a metade cheia do copo, né? A dica é se você juntou dinheiro para os seus sonhos, realize-os. Se não deu, aproveite o que tem de melhor.

Bônus – onde investir dinheiro sendo aposentado?

Recentemente, nós publicamos um conteúdo bem legal falando sobre os investimentos para quem é aposentado. Diretamente, esse conteúdo não responde à “como me preparar para a aposentadoria”, porém, faz parte do mesmo tema.

A ideia é que você conheça alguns ativos que são seguros, são da renda fixa e podem ser ótimos para quem quer organizar melhor a carteira de investimentos nessa fase da vida.

Como me preparar para a aposentadoria

Veja um trecho: “Saiba que para cada objetivo que você tem um melhor investimento vai existir. Em resumo, se você quer um ativo para ser resgatado a qualquer momento, o ideal é que ele tenha alta liquidez. Mas, se for para o médio prazo, a liquidez não importa tanto”.

ANÚNCIO