Descobrimos como manter o foco na vida financeira – e contamos em 5 passos

ANÚNCIO

Pode até parecer que seja pretensioso demais. No entanto, a gente viu que uma boa parte dos comentários que recebemos aqui no blog tem a ver com o problema do foco. Por isso, após estudarmos o assunto criamos essa lista de passos para quem quiser saber como manter o foco na vida financeira.

Se esse é o seu caso, ótimo. Se não é, saiba que mesmo assim vai poder aprender um pouco mais com esse texto. Afinal, quando a gente fala em foco, determinação e força de vontade, nem sempre ficar apenas na teoria funciona. Agora, da teoria até a prática há um caminho a ser percorrido.

ANÚNCIO

E só para constar, a nossa ideia aqui não é competir com grandes autores de livros sobre o foco e nem mesmo com palestrantes. Na verdade, reunimos 5 passos que foram estudados a partir deles. Portanto, esse texto é uma espécie de resumo de tudo o que há de melhor nessas fontes especialistas.

1 – Objetivos Financeiros

O simples fato de ter objetivos financeiros na sua vida será um grande potencial a ser considerado porque servirá como motivação para manter o foco. Obviamente, estamos sendo simplistas em dizer objetivos e não metas.

Um objetivo é comprar a casa própria. Uma meta é a de juntar R$ 1 mil mensais para juntar a entrada necessária em 2 anos. Logo, considere que você pode ter quantos objetivos e metas quiser. Mas, o mais indicado é que você seja sincero com elas e saiba filtrar pelas essenciais.

ANÚNCIO

2 – Intervalos Periódicos

A próxima dica que descobrimos sobre como manter o foco na vida financeira tem a ver com os intervalos periódicos que devem ser criados. E isso ale para tudo na vida. Por exemplo, na hora de trabalhar, de estudar, de descansar, de juntar dinheiro.

Como assim? Se você trabalha 8 horas por dia, considere a importância de ter um período para almoço, outro para cafés e mais alguns para alongar o corpo – especialmente se você trabalha sentado em uma cadeira de escritório.

Já quando o assunto é juntar dinheiro, então, o período de descanso pode ser naquele mês que você tem mais contas, como em janeiro, quando há IPVA e IPTU. Agora, o que você não pode é usar esse fôlego para começar a procrastinar, o que seria um erro.

3 – Exercício Físico

Outra boa dica que encontramos nessas fontes tem a ver com o exercício físico. Não há formas mais reais de entender que a liberação de vários hormônios no nosso corpo, o que faz parte do organismo, ajuda na concentração e no foco.

Há pesquisas e mais pesquisas provando isso. E o melhor de tudo é que a gente nem precisa considerar exercícios de alta intensidade. Recentemente, aqui mesmo no Brasil, foi provado que uma caminhada de 30 minutos por dia já ajuda demais nesse poder de concentração.

4 – Organização Financeira

A organização – tanto financeira como de outras áreas da vida – também tem o seu peso importante nessa busca pelo foco perfeito. Assim sendo, sabe aquela mesa de trabalho cheia de documentos, papéis, canetas? Então, ela pode atrasar a sua vida, literalmente.

Do mesmo modo, não ter uma vida financeira controlada pode te fazer atrasar no pagamento da conta da luz ou esquecer do cartão de crédito ou ainda não estar preparado para quando um imprevisto acontecer. Por isso, tente ser o mais organizado possível.

5 – Terceirize Tarefas

E para terminar o conteúdo sobre como manter o foco na vida financeira, vamos agora falar da terceirização das tarefas. E aqui tem muita gente que vai cair para trás. Afinal, nem todo mundo concorda com isso. No entanto, é algo que pode melhorar a sua vida.

Independentemente do que você faça no trabalho ou em casa, considere que a terceirização de tarefas pode ser importante para você manter a vida mais focada. Como assim? O tempo é determinante nisso. E vamos explicar.

O dia sempre parecer ser curto demais, certo? É trabalho por 8 horas por dia. fora o tempo no trânsito. Depois, tem que preparar a comida, levar os filhos na escola e fora o tempo de dormir também. Assim, quase nunca sobra tempo para outras coisas.

Saiba quais as 4 melhores dicas para trabalhar de casa sem perder o foco

Mas, e se você terceirizasse algumas das tarefas? Por exemplo, a limpeza da casa pode ser feita por uma faxineira ou diarista. Já quanto à alimentação, você pode usar o final de semana para deixar tudo preparado para a semana ou comprar de alguém que faça isso.

Aliás, o foco pode ser aprendido

Para fechar o texto, saiba que a gente sempre comenta que “fulano já nasceu focado” ou que “ciclano não tem poder de concentração”. Mas, o fato é que todo mundo pode aprender isso. E com a prática podem fazer disso um diferencial em suas vidas.

como manter o foco na vida financeira

Sendo assim, deixe de lado essa questão mais pragmática e comece a mudar a si mesmo. Como mencionamos acima, há diversas formas de dar o primeiro passo e de se manter focado no trabalho, em casa, na vida pessoal, nas finanças.

E tudo não passa da criação de hábitos. Obviamente, quanto mais você fizer, mais fará de forma automática. Para não ter uma mudança radical na vida, comece com um único tópico. E vá acrescentando os outros conforme o tempo.

Você vai descobrir que caminhar 30 minutos por dia, por exemplo, não é uma perca de tempo como você achava. Mas, de fato, vai melhorar muito a sua vida. Seja na hora de melhorar os batimentos cardíacos, de relaxar, de ter novas ideias e, inclusive, de ser mais concentrado.

ANÚNCIO