Quer saber como investir na bolsa sozinho? Comece por eliminar esses 5 medos

A nossa ideia com essa matéria é sermos bastante objetivos sobre alguns medos que muita gente tem na hora de investir dinheiro. Aliás, vamos focar em quem está em busca de dicas sobre como investir na bolsa sozinho. Até mesmo porque a bolsa sempre causa mais medo.

Ou vai dizer que você não tem medo de perder aquele seu suado dinheiro ao investir errado? Obviamente, você encontrou a resposta: o problema está em investir errado e não, necessariamente, em investir. Logo, com essas dicas abaixo você vai ver que dá para investir certo na bolsa de valores e sem precisar correr o risco de perder tudo.

1 – O medo de perder tudo

O medo de perder tudo na bolsa de valores é o maior de todos. Afinal de contas, vai dizer que você nunca ouviu alguém falar que tem um amigo ou conheceu uma história de gente que aplicou muito e perdeu tudo? Pois é. Saiba que histórias assim são bastante comuns.

O problema está no fato de que elas realmente existem. Porém, tem explicação. Quase sempre, o que acontece é que a pessoa que quer aprender como investir na bolsa sozinho acaba fazendo isso de um jeito que não é o ideal, o recomendado.

Como assim? Por exemplo, você jamais deve investir em ações se não conhece o mercado. O mesmo vale para quem ainda não tem uma reserva financeira. Aliás, nem mesmo aplicar todo dinheiro que você na bolsa é certo, viu. Por esses erros comuns é que as pessoas perdem tudo.

2 – O medo de achar que comprar imóvel físico é mais seguro ou rentável

Aqui está sim um dos fatos que a gente deve considerar porque está ligado à nossa cultura. A gente também não precisa ir muito longe para ver pessoas próximas ou amigos que investem em construir casas ou comprar apartamentos para alugar depois.

Obviamente, esse é um tipo de investimento que pode sim ser bom e dar certo. Porém, achar que é mais seguro ou rentável do que a bolsa de valores pode ser um erro. Para se ter uma ideia, hoje nós temos na bolsa o FII, que é o Fundo de Investimento Imobiliário.

Só para resumir a conversa, saiba que ele é uma alternativa para quem quer investir no mercado de imóveis. A diferença é que você não tem que comprar um imóvel físico ou construir porque você só precisa comprar os papéis de empresas que fazem isso.

Inclusive, saiba que assim como os imóveis rendem aluguéis mensalmente, esses FIIs também rendem mensalmente, no que é chamado de dividendos. Vale a pena pesquisar sobre eles.

3 – O medo de perder a chance do agronegócio

Um próximo ponto bacana de a gente mencionar aqui é sobre as commodities. Afinal, você já deve ter ouvido falar que é na bolsa de valores que existe a negociação de “coisas” como o café, o boi gordo, o milho, etc, não é?

Então, essa é uma forma de entender como investir na bolsa sozinho pode ser melhor do que ter que comprar uma fazenda toda para ter ativos em agronegócio. Imagine só o trabalho que você teria ao ter que pensar nas cabeças de gado, na ração, na terra, nos impostos, etc.

Enquanto isso, na B3, que é a nossa bolsa de valores, você pode investir em cada uma das commodities que existe lá. E dá para fazer tudo online, de casa, do celular, pelo home broker da corretora que você tem conta. É muito mais rápido e simples, viu.

4 – O medo de pensar que você nunca vai aprender

Esse tópico complementa o que falamos lá em cima, no primeiro tópico. Afinal, se há o medo de perder tudo é porque falta conhecimento. Por outro lado, como se trata de números e finanças, muita gente acha que isso “coisa demais”. Porém, não é. Ou não precisa ser.

Assim sendo, atualmente, a gente tem uma grande miscelânea de formas de estudar o mercado antes de começar a investir nele. Você pode ver vídeos no Youtube, você pode ler artigos como esse, dá para comprar livros, ouvir áudios, ir em palestras, workshops, cursos.

É claro que conforme você for conseguindo entender mais do mercado, então, você pode ir procurando temas mais específicos. Por exemplo, aqui a gente falou sobre FIIs, ações e commodities (contratos). Saiba que de todos, os FIIs são mais fáceis de entender.

Logo, ele pode ser um tema a ser mais aprofundado no começo também.

5 – O medo de achar que você não vai viver por longo tempo

E para fechar a lista dos medos de quem quer aprender como investir na bolsa sozinho, mas está sem coragem, vamos falar de algo menos ligado aos números. Aqui temos uma questão muito mais social e pessoal, até mesmo.

Quando a gente fala que a bolsa de valores pode ser ótima para o longo prazo, muita gente torce o nariz. Inclusive, fazem isso por achar que “não vão viver tanto tempo” para poder aproveitar isso. No entanto, esse é um pensamento que cada vez é mais incorreto.

Para se ter uma ideia, a expectativa de vida tem aumentado gradativamente no mundo todo. Por isso, com a exceção de acontecer “motivos de força maior”, saiba que você poderá viver até mais de 100 anos. Então, há grandes possibilidades de você viver um longo tempo, sim.

Por isso, fazer escolhas financeiras corretas hoje pode significar muito para você amanhã. Ou daqui há algumas décadas. Assim, a bolsa de valores acaba sendo uma opção de investimento.

Bônus – saiba qual é o tripé para fazer bons investimentos na bolsa

como investir na bolsa sozinho

Ontem a gente fez uma matéria muito legal citando alguns pontos (na verdade, 3 pontos) que são importantes para você fazer boas escolhas na bolsa de valores. Logo, isso pode garantir que você deixe de lado o medo de perder tudo ou qualquer um dos que foram citados acima.

A matéria está disponível em “O tripé mais simples do mundo para fazer os melhores investimentos na renda variável” e você pode ler a qualquer momento. Inclusive, se achar interessante, você pode até indicar para amigos que querem conhecer mais dos investimentos.

Não há posts para exibir