Como Investir Dinheiro para Ficar Rico em 2017 em 6 passos

ANÚNCIO

Se você faz parte dos brasileiros que apostam tudo na Mega da Virada e fez um jogo entre os mais de 177 milhões do final do último ano é porque você quer começar o ano de bem com a vida e com muito dinheiro. Mas, deixando essa fézinha de lado, sabia que existe uma possibilidade muito maior de você ficar milionário no próximo ano?

Então, leia esse artigo até o final e descubra como investir dinheiro e ficar rico em 2017. Tenha a certeza de que a sua probabilidade de atingir a meta dos 7 dígitos é muito maior do que 1 em 50 milhões!

ANÚNCIO

A cada fim de ano, todo trabalhador faz, quase sempre, a mesma reflexão: a de que passou o ano inteirinho se esforçando para conseguir pagar as contas. “Ficar no Azul”, normalmente é a meta a ser atingida.

E, olhem só: 2016 não vai ser diferente.

como-investir-dinheiro-para-ricar-rico-5
Reprodução: Google

Afinal, a inflação esteve em alta e logo no início do próximo ano letivo, você já prevê uma série de gastos adicionais: IPTU, IPVA, Materiais Escolares. Para alguns, inclusive, subir a serra não vai mais fazer parte da rotina do final de dezembro de 2016.

ANÚNCIO

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Você Sabia: grande parte dessa “má sorte” acontece por causa das dívidas?

Atualmente, os brasileiros endividados chegam ao número de 60 milhões e a média desse déficit é de 5 mil reais. Para cobrir os gastos pessoais ou uma emergência, muitas pessoas fazem empréstimos. E dívidas, que acontecem supostamente depois.

Mais tarde, precisam fazer outra dívida para quitar a primeira. Uma terceira para pagar a segunda. Assim por diante. Um péssimo ciclo financeiro, diga-se de passagem.

Por sinal, veja aqui 3 Coisas que São Dívidas e Ninguém Considera.

E deixando de lado um pouco as questões políticas desse Brasilzão e do mundo, o que vimos esse ano se resume nas placas que estão nas ruas: de vende-se e aluga-se, seja nos carros, casas ou escritórios. Seja até com desconto para pagamento à vista ou com valores mais baixos que o concorrente.

Uma resposta imediata ao momento ruim que a economia passou. E sabe lá Deus, quando vai terminar – economistas dizem ser em 2018, apenas.

Como Ficar Rico mesmo em época de crise?

Mas, será que todos os brasileiros viram essa crise da mesma forma e com os mesmos olhos? A resposta é: não!

E já vamos adiantando que nossa afirmação não se trata da questão frustrante das aparições de diversos políticos corruptos ou do mensalão ou dos dinheiros nas cuecas. Nós estamos falando dos investidores, que é o nosso foco aqui no Blog. Esses sim, com certeza, viram essa crise com outros olhos.

Conheça os 10 maiores investidores do Mundo.

O ano de 2016, para os bons investidores, foi um ano de oportunidades! Muitas oportunidades para aumentar o patrimônio. “Oras, sou uma pessoa de azar, então”, você pode estar pensando. E a resposta, novamente, é: não! Esse mercado de investir dinheiro, não é um jogo de azar. Ou de sorte, que seja. O que existe nele é o conhecimento e o planejamento ou a falta deles.

Nesse mar de oportunidades financeiras, e assim como a maioria das empresas exportadoras, o mercado de investimentos também soube sobreviver muito bem. Mais do que sobreviver, ele soube ficar mais forte.

Quer saber tudo sobre o Mercado Financeiro? Clique aqui.

Por exemplo, quem é conhecedor do mercado financeiro de ações – a BM&FBovespa de São Paulo, pode renegociar suas carteiras e aumentar significativamente o patrimônio. Os bancos e governo, de outro lado, também aumentaram seus lucros.

Ah, você sabe qual foi o lucro dos bancos Santander, Itaú e Bradesco em 2015? Foi de quase 100 bilhões de reais. Leia a matéria completa aqui.

E você, particularmente dizendo, como pode resumir a sua vida financeira nesse polêmico ano de 2016? Ficou apenas no “pagar contas” e fazer empréstimos dos bancos? Então, definitivamente, 2017 pode ser um ano diferente – e muito melhor – para você!

E isso não é tão complicado quanto parece. Veja, por exemplo, Como Comprar Ações na Bovespa em apenas 3 Passos.

Como Ficar Rico em 2017

Seja em 2017, 2018 ou qualquer ano… Para você ganhar dinheiro, ficar rico e milionário você precisa receber juros! Essa é a regra fundamental. Aliás, vamos dar um passo atrás e falar da diferença entre a pobreza e a riqueza. Talvez você não se lembre dos nossos primeiros artigos, então, resumidamente, é assim:

1 – A pobreza acontece quando você gasta mais dinheiro do que ganha. Como resultado, você precisará fazer um empréstimo no banco para quitar as dívidas. Você pode até quitar as dívidas, mas vai ter que pagar juros ao banco. Nesse tempo, você perdeu muito dinheiro e caminhou para a pobreza.

Pior será se você não conseguir quitar as dívidas e ir fazendo empréstimo atrás de empréstimo. Essa bola de neve pode aumentar tanto, mas tanto, que seu futuro pode ser a falência ou o que podemos chamar também de estado de pobreza.

2 – A riqueza acontece justamente quando você faz o contrário: quando empresta dinheiro! E para quem empresta? Para o banco, para o governo ou para empresas. Em troca, você recebe juros e aumenta seu patrimônio. Assim, e aos poucos, você caminha para a riqueza.

https://www.youtube.com/watch?v=eJOvC0tON8Q

Você já pode concluir, logo de início, que Ganhar Pouco não Significa ser Pobre, certo? E para além do mais, saiba você que é possível aprender um pouco mais sobre o Mercado Financeiro com o Futebol. Como? Leia aqui.

Bem, ao assunto de “Como Ficar Rico em 2017”, vamos lembrar que nós deixamos de lado aquela pequeníssima possibilidade de ganhar na loteria… Eu sugiro, então, que você fique rico de outra forma: investindo dinheiro, que é quando você recebe juros.

Vou abrir mais uma aspa aqui no meio do artigo! Porque tenho uma informação mega blaster importante: Investir Dinheiro na Poupança não é a melhor forma para ficar milionário. Entre os principais motivos está o fato dela não ser tão segura quanto você pensa. Aliás, você acha mesmo que a poupança é mais segura do que uma Renda Fixa, por exemplo? Ah, então você precisa ler esse texto, agora: 3 Motivos Para Não Investir na Poupança.

Como Sair das Dívidas

Antes de mostrar as diversas formas de investir dinheiro e ficar rico, vamos à uma informação:

Atualmente, mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados e, ao mesmo tempo, no último ano os bancos Itaú, Bradesco e Santander tiveram um lucro de 100 bilhões de reais.

É uma afirmação real, simples e objetiva. Com ela, podemos tirar várias conclusões. Listamos algumas:

1 – As pessoas têm gastado mais do que ganham comprovadamente e, por isso, elas têm feito muitos empréstimos. O porquê você já sabe: falta de Controle Financeiro Pessoal.

2 – Uma das razões das dívidas é que as pessoas estão vivendo em função do que os outros pensam. Elas querem carrões, mansões e roupas de marcas, ao invés de se adequarem às suas realidades pessoais. Essa é uma das vertentes do exibicionismo virtual, mas hoje não vamos entrar no mérito desse detalhe. O fato é que: você não tem que viver em função do que os outros pensam.

como-investir-dinheiro-para-ficar-rico-3
Reprodução: Google

Lembre-se também que: nem tudo que os filmes contam sobre o Mercado Financeiro é verdade.

3 – Depois, as pessoas vivem dizendo que por estarem com dívidas, elas não podem investir. Isso não é verdade, e talvez elas ainda não conheçam a regra de ouro, aliás, mesmo ganhando pouco não significa que você seja pobre, você já sabe né? Ah, sim, a regra de ouro é aquela que você gasta 70, paga as dívidas com 20 e investe 10% do seu salário!

4 – A última conclusão que vamos citar é o fato de que mesmo quando as pessoas decidem investir dinheiro, elas fazem isso de forma errada: apostando na poupança porque tem medo de perder todo o dinheiro com os verdadeiros investimentos. Apenas com a conclusão de que a poupança é segura, e sem saber que alguns investimentos têm a mesma segurança garantida.

Detalhe: os investimentos rendem mais juros do que a poupança!

Inclusive, eu fiz uma entrevista para o G1 essa semana falando justamente da queda da Taxa Selic, aquela taxa que é cobrada entre os bancos, considerada uma taxa média. E mesmo com essa queda, saiba você que as Rendas Fixas são mais compensadoras do que a Poupança. Leia a nossa matéria aqui.

Ou seja, em poucas palavras, para ficar rico você precisa receber juros! E você faz isso emprestando dinheiro! Isso é investimento. E você pode investir mesmo estando em dívidas, ok?

Como Investir Dinheiro

Para os desavisados, eu preciso desabafar isso antes de qualquer coisa: Investir Dinheiro não é um bicho de sete cabeças! E sempre que digo isso, ouço o seguinte comentário: “Mas Trovó, muita gente perde dinheiro em investimentos. Já ouvi falar até de pessoas que perderam tudo no Mercado de Ações“.

Bem, você, obviamente, tem razão. Esses casos acontecem, sim! Mas, isso acontece quando o investidor não tem planejamento e o risco é parecido com a da Poupança, como já falamos aqui nesse texto. O seu banco pode falir também e você ficar apenas com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, que é de 250 mil reais por cada pessoa em cada instituição financeira.

No entanto, eu quero te perguntar algo: “Você, mesmo sabendo que todos os dias acontecem acidentes de trânsito, alguns fatais, continua dirigindo”?

Provavelmente, você vai dizer que sim! E por quê? Porque você sabe quais foram as causas desses acidentes. Aliás, sabe como a maioria deles aconteceu. E, então, o que você faz? Você usa a direção defensiva para evitar os mesmos acidentes. É por isso que você continua dirigindo: você diminui os riscos.

Oras, com o Mercado Financeiro acontece a mesma coisa. Se você entrar nele sem ter conhecimento prévio e controle financeiro, você pode perder dinheiro. Mas, em todas as situações, os riscos podem ser minimizados.

Entenda mais amplamente a relação entre investir dinheiro e dirigir um veículo.

Afinal de contas, assim como você tem uma teoria para a prática de dirigir… Você também precisa ter conhecimento para atuar no mercado de finanças.

como-investir-dinheiro-para-ricar-rico-6
Reprodução: Google

Sabendo disso, vamos indicar algumas formas de investir dinheiro para você ficar rico em 2017. Antes, prestem atenção nesses tópicos abaixo, que costumam ser as principais dúvidas dos investidores inciantes.

Qual o Melhor Investimento

Você, investidor, é quem vai definir qual o melhor investimento. Mas, se for iniciante, sugerimos que comece com as Rendas Fixas.

No que investir com pouco dinheiro?

Os valores iniciais para investimentos não são altíssimos, como muitos pensam. É possível investir 100 reais, por exemplo. Você só vai precisar calcular seus lucros e acompanhar o tempo que terá que ser investido.

Como Investir na Bolsa de Valores?

As pessoas têm muitas dúvidas em como fazer para investir na BM&FBovespa. Acham que é um mercado de difícil acesso, mas não é! E mesmo que você não tenha tempo para acessar as ações a cada minuto, você também pode comprar e vender ações de forma regular.

Justamente por isso, para desmitificar o fato de que investir na Bolsa é complicado, criamos um artigo no blog com o título “Como Investir em Ações em 3 Passos“.

Diversificando os Investimentos

Outra dica é: com o tempo, continue reinvestindo. Os lucros que forem sendo gerados podem ser usados para outros investimentos. Especialistas afirmam que a diversificação de investimentos é uma das atitudes para o sucesso no mercado financeiro.

Veja o que dizem os 12 maiores investidores do mundo.

Abaixo, vamos citar alguns tipos de investimentos, de forma muito resumida. Acompanhe:

Rendas Fixas:

1 – CDB (Certificado de Depósito Bancário): Você empresta o seu dinheiro para o banco e em troca, recebe juros. O CDB tem uma média de investimento inicial de 5 mil reais. É super indicado para iniciantes.

2 – LCI e LCA (Linhas de Crédito Imobiliária e Agrícola): O contra ponto é que exige um capital inicial de, pelo menos, 30 mil reais e o tempo mínimo de 6 meses. A vantagem é que não precisa descontar o IR (Imposto de Renda). Por isso, é o queridinho de muitos investidores.

3 – Tesouro Direto: É o principal para desmistificar quem acha que é preciso ter muito dinheiro para investir: o valor inicial é de 100 reais. Mas, você precisa investir em um prazo mínimo de 12 meses.

Gostou desses investimentos de baixo risco? Saiba tudo sobre eles.

Mercado de ações:

1 – Ação Direta: Você escolhe as ações que quer comprar e transmite uma ordem para a sua corretora. Quando outro acionista tem o interesse contrário ao seu, a transação ocorre.

2 – Clubes de Investimentos: Funciona como os Fundos de Investimentos, mas com a vantagem de diluir seus custos.

3 – Fundos de Investimentos: Você compra cotas de uma carteira de investimentos. É considerado de baixo valor de capital e um profissional cuida de tudo para você. Por isso, no mercado de ações, é o queridinho.

4 – Fundos de Índices (ETFs): Também com cotas da bolsa, você trabalha com índices de mercado. São vários índices.

Se você gostou das Ações, pode tirar todas as dúvidas aqui.

Lembre-se que esse é apenas um resumo, as explicações mais detalhadas você encontra nos links aqui inseridos e na página inicial do Blog.

como-investir-dinheiro-para-ficar-rico-2
Reprodução: Google

6 passos para Investir seu Dinheiro e Ficar Rico em 2017

1 – Controle Financeiro Pessoal

Ter Controle Financeiro é conseguir equilibrar os seus gastos com o quanto você ganha. As resultantes desse processo, que parece fácil, mas ainda não é comum na vida de muitas pessoas, são inúmeros. Por exemplo, você poderá ficar fora das dívidas e entrar no mercado de investimentos.

Se você faz parte dessas pessoas que ainda não tem um bom Controle Financeiro Pessoal, você precisa conhecer a técnica dos envelopes.

O que não fazer: Desistir de seguir em frente pode ser um dos motivos pelos quais você nunca consiga ser um milionário. Então, trabalhe duro e siga atrás dos seus sonhos.

2 – Como Economizar Dinheiro

Apesar de alguns investimentos necessitarem de pouco capital inicial, se você tiver alguma quantia guardada, você poderá ter seus negócios alavancados. É proporcional: quanto mais dinheiro você investe, maior será seu lucro. Lembrem-se: É preciso ter Controle Financeiro.

Quer saber como economizar dinheiro de forma simples? Leia.

O que não fazer: Foque nas suas metas e saiba dizer não. Muitas pessoas não vão gostar ou acreditar nos seus sonhos, porém, se você tem um plano, siga-o.

3 – Pesquisar e Comparar Quais os Tipos de Investimentos

Existem diversas formas de investir seu dinheiro. As mais cômodas são aquelas que você deixa seu gerente escolher por você, mas saibam que eles podem influenciar você a investir em alguma Renda Fixa que vai beneficiar o banco que ele trabalha, por exemplo.

Por isso, é importante você comprar as taxas e o juro que vai receber.

O que não fazer: Evite fazer tudo sozinho. Mentores e consultores são peças importantes nesse tabuleiro de finanças.

4 – Qual o Melhor Investimento

Para quem é novato no Mercado Financeiro, é preciso pesquisar e conhecer os tipos de investimentos. Por exemplo, o tempo de investimento é muito importante: menos que 6 meses é sempre pouco tempo e acima disso é muito tempo.

Se você está começando, o ideal é que faça investimentos com objetivos anuais baixos. É importante também saber que em 6 meses você não vai ficar milionário.

Qual a Melhor Renda Fixa, então, para quem está começando?

Eu indicaria os títulos prefixados porque são aqueles que você sabe exatamente a rentabilidade que irá receber se mantiver o título até a data de vencimento e seu rendimento é nominal, ou seja, vai ser preciso descontar a inflação também.

O que não fazer: Não deixe tudo depois. Siga seu progresso, saiba quão perto está da sua meta e saiba sobre sua evolução. Busque sempre o conhecimento.

como-investir-dinheiro-para-ricar-rico-4
Reprodução: Google

5 – Como Ficar Rico Ganhando Pouco

Mas, que fique claro que os títulos pré-fixados não é a regra para entrar no Mercado de Finanças. O tipo de investimento que você vai fazer, vai depender do quanto de dinheiro você tem disponível e qual o tempo que vai poder deixa-lo investido.

Minha dica é: Se você tem 5 mil reais, invista em um CDB (Certificado de Depósito Bancário), lembrando que quanto maior o prazo, maior o lucro. Se você tem menos do que isso, o mais viável é o Tesouro Selic, que tem liquidez diária e você pode usar como reserva emergencial.

O que não fazer: Não evite a rotina. Investidores de sucesso se mantem em rotinas diárias porque elas funcionam. Siga cronogramas.

6 – Como Ser um Investidor

É sabido que existem dois motivos cruciais – mas não únicos – pelas quais as pessoas investem: aumento de patrimônio ou reservar emergencial.

Para o caso da reserva, tente optar por um investimento suficiente para 6 meses, no caso de algum imprevisto acontecer. Depois disso, vá diversificando os investimentos e, automaticamente, aumentando de patrimônio.

O que não fazer: Não se importe apenas com o dinheiro, faça algo que valha a pena e que construa produtos, companhias e o futuro.

Com base nesses 6 passos acima, você vai poder Ficar Rico em 2017, mas, lembre-se que o conhecimento é fundamental. Por isso, selecionamos abaixo 6 matérias referentes ao passos e você pode ler cada uma e compreender ainda mais o Mercado Financeiro.

Em síntese…

Se você quer fazer diferente em 2017 e ter uma vida financeira mais positiva, você precisa investir dinheiro. E agora, você sabe como: analise as melhores formas e comece logo, depois, vá diversificando seus investimentos.

E quem sabe, logo logo você poderá subir a serra novamente e voltar a pular as 7 ondas.

ANÚNCIO