Como imprimir o Cartão do SUS

A sua dúvida é sobre como imprimir online o seu Cartão do SUS? Então, continue lendo que vamos te ajudar a encontrar a resposta para isso. E já considere que o cartão do Sistema Único de Saúde pode ser usado em todos os municípios brasileiros.

Em todo país, o Cartão SUS ou Cartão Nacional da Saúde é usado para fornecer informações de atendimentos feito pelo SUS. Então, é por isso que é bem importante imprimir o Cartão SUS, afinal, ele pode facilitar a sua vida, como você vai ver no decorrer do artigo.

Ah, e mesmo antes de imprimir o seu Cartão do SUS, considere que ele é gratuito e você não vai precisar investir dinheiro. E outra boa notícia é que você pode fazer o Cartão SUS em vários lugares públicos – desde que estejam ligados à área da Saúde, como hospitais, clínicas ou postos de saúde.

Isso sem contar ainda com os locais definidos pela secretaria municipal de saúde. Só que se você não sabe quais são esses lugares, sabe o que você pode fazer? Buscar informações sobre como imprimir o cartão SUS na secretaria de saúde da sua cidade.

Já sabe quais os requisitos para imprimir o cartão SUS? Você só precisa ter em mãos alguns documentos pessoais, tais como o RG, o CPF, a certidão de nascimento (que pode ser substituída pela certidão de casamento).

Como imprimir online o Cartão do SUS

A notícia boa é que tem uma maneira bem simples de fazer o cartão SUS, que é através da internet. Só que atenção: que para finalizar por completo o seu cadastro e ter o cartão SUS será necessário levar o seu documento até uma unidade de saúde em até 60 dias – 2 meses.

Então, o que você faz? No Portal do Cidadão você vai precisar fazer um pré-cadastro informando alguns dos seus dados pessoais e isso já vai significar um novo pedido para fazer o seu Cartão do SUS. O motivo pelo qual recomendamos esse passo inicial online é que você evita filas no atendimento presencial.

Em seguida, aí sim você vai acessar o protocolo cadastral e adivinha o que você faz? Imprime. Só que esse ainda não é o seu Cartão Impresso do SUS, tá bom? – porque para ele ser validado será necessário ir até uma unidade de saúde.

Para finalizar o procedimento de imprimir o Cartão do SUS você só precisa imprimir o comprovante que foi gerado no atendimento. E depois levar até uma unidade de saúde em até 60 dias. Não esqueça os seus documentos de identificação pessoal. Em caso de dúvidas, use o Disque-Saúde pelo número 136 na opção 8.

Emitir a 2ª via do Cartão SUS

Nesse tópico você também vai precisar acessar o portal do Cidadão que você vai ter a chance de consultar os seus dados para uma possível atualização. Para emitir 2ª via do seu Cartão SUS faça o mesmo. Só que para fazer isso, tenha em mãos o número do seu CNS – Cartão Nacional de Saúde.

Isso torna possível imprimir online o Cartão SUS na sua 2ª via – então, não é tão difícil conseguir emitir a 2ª via do cartão do SUS. E, conforme o próprio SUS informa, “a solicitação da 2ª via do Cartão de Saúde pode ser emitida gratuitamente”.

  • Abaixo vamos falar do digiSUS, que também torna possível acessar informações pessoais da área da saúde.

Como imprimir o Cartão do SUS

Como saber se o número do Cartão SUS está válido?

Separamos este ponto porque é uma dúvida muito comum na vida de muitas pessoas, afinal, será que tem como saber se o número do cartão SUS está correto, está válido, pode ser usado, foi restrito, cancelado?

A notícia boa é que através do site do Portal de Saúde Cidadão é possível ter essa informação de forma simples. Para isso, portanto, basta preencher o seu número do Cartão Nacional de Saúde e a pesquisa será feita com os dados do usuário – se não tiver respostas na pesquisa é porque o cartão não foi encontrado.

E considere ainda que praticamente todos os cartões SUS de usuários são válidos, já que periodicamente é feita uma limpeza na base de dados do governo, que tem o objetivo de agrupar os cartões, mesmo que uma pessoa tenha emitido a 2ª via do cartão SUS ou um novo cartão várias vezes.

Aplicativo do digiSUS

Para quem quer saber como imprimir o cartão SUS considere também ter uma informação importante e atualizada, que pode te ajudar a economizar tempo e ter mais praticidade na hora de ir em consultas médicas, filas de espera ou marcar exames.

O digiSUS é um app lançado pelo Ministério da Saúde, que permite o brasileiro acessar todas as informações de cadastro pelo smartphone, diretamente do celular, bastando apenas o acesso a internet.

O Meu digiSUS também tem informações importantes, como sobre os medicamentos que podem ser adquiridos na rede de Farmácia Popular, com receitas e dosagens. Ficou interessado em baixar o aplicativo? Considere entrar nos links: Meu DigiSUS – Google Play e Meu Digi SUS – App Store.

O Cartão SUS – informações gerais

Vamos recordar: o Cartão SUS facilita a comunicação entre os serviços da saúde e os usuários de todo país, sendo totalmente confiável para agendar consultas, por exemplo. Por isso, é muito importante mantê-los atualizados e se você ainda não tem, você pode solicitar o seu Cartão SUS.

Sobre ter informações sobre a impressão do Cartão SUS ou outras da área da saúde, você terá a disponibilidade de ter na palma das suas mãos o acesso às consultas, os seus agendamentos, as suas solicitações e também sobre os seus pedidos de medicamentos gratuitos, além entre outras informações que tem a ver com a saúde pública.

Ah, e tem outra coisa também: algumas cidades disponibilizam o serviço de atendimento domiciliar para cadastro, assim, os usuários do SUS devem procurar a Secretaria de Saúde para saber sobre a disposição desse serviço.

Com informações do governo federal