Descubra como ganhar investindo dinheiro em renda passiva nesses 4 ativos

ANÚNCIO

Sabe aquela história que investidores contam que de fazer o dinheiro trabalhar por você é possível? Isso é o que chamamos de renda passiva. Calma porque vamos explicar exatamente isso abaixo. Aliás, esse texto é para falar sobre ganhar investindo dinheiro em renda passiva.

Para começar, sem demorar mais nenhum minuto, vamos lá: renda passiva é quando alguém ganha dinheiro apenas com os juros provenientes dos investimentos. Assim, o patrimônio pessoal vai aumentando gradativamente com o passar do tempo.

ANÚNCIO

Ainda não pegou a ideia? Vamos lá, preste atenção: faça uma simulação de um investimento mensal de algum valor em algum ativo. Você vai ver que daqui há alguns anos, você vai ter somado tudo o que aplicou e mais os juros que ganhou. Esses juros é a renda passiva.

E faz sentido porque é uma renda que você ganhou, sem esforço do seu trabalho ou pela venda de um produto. Você simplesmente ganhou. São juros recebidos. É uma renda passiva e não uma renda ativa, como um salário, que é a troca do trabalho pelo dinheiro.

Os 4 ativos mais comuns de renda passiva

Sendo assim, será que é tão difícil ganhar dinheiro com renda passiva? Vamos descobrir com alguns tipos de investimentos propícios passa esse objetivo, sendo que no Brasil há várias ideias para se trabalhar e estudar sobre esse conceito de renda passiva.

ANÚNCIO

1 – Fundos Imobiliários (FIIs)

O primeiro exemplo que vamos dar que explica como ganhar investindo dinheiro em renda passiva são os fundos imobiliários. Ele é uma forma muito interessante para ser dono de uma parcela de imóvel (sem precisar comprar um) e ainda receber dinheiro por isso.

Geralmente, ao se investir em um dos fundos imobiliários, o investidor pensa no retorno financeiro que é gerado em alugueis pagos pelos locatários. Assim, ele é beneficiado por uma renda continua toda vez que o aluguel for pago.

Aliás, ainda tem o benefício de ser um dinheiro livre de imposto de renda (IR). Sim, é um investimento sem IR. Mais uma vantagem é o ganho real, já que os alugueis sempre são ajustados pela inflação. Logo, você não perde poder de compra.

2 – Dividendos

Essa opção também acumula juros no capital próprio, no ativo do investidor. Assim, ao se comprar uma ação de uma empresa, você se torna automaticamente um sócio dela. O objetivo de cada investidor é fazer isso para ganhar uma renda.

Esse dinheiro vem do lucro que a empresa consegue produzir durante o período. Só que algumas delas fazem a divisão de parte desse lucro aos seus acionistas, isso é dividendo. E essa divisão respeita a quantidade de ações de cada investidor.

A vantagem dessa forma de se pensar em renda passiva é que a própria empresa é quem paga o imposto de renda. Além do mais, cada empresa tem sua forma de contribuição. Sendo assim, poderá ser interessante procurar por aquelas que oferecem uma porcentagem maior.

3 – Títulos Públicos

Essa modalidade de investimento é uma ótima alternativa pela segurança que apresenta. Dessa forma, ela é oferecida pelo governo federal. Ou seja, é bem improvável você receber um calote. Mas, não é somente a segurança que estamos falando dela.

Afinal, o texto é sobre como ganhar investindo dinheiro em renda passiva. Então, saiba que o Tesouro também vale para isso. Isso quando você pensa na compra de cupons semestrais. No geral, eles que se caracterizam pelo pagamento de parte do rendimento de forma periódica.

Além do mais, você poderá escolher entre os cupons que são vinculados à inflação, o NTN-B (atualmente, chamado de Tesouro IPCA) e os pré-fixados (antigamente, chamados de NTN-F). O pagamento nos dois casos é feito de a cada 6 meses.

Ambas as opções podem oferecer um bom valor de passiva, mas saiba que as NTN-Fs costumam se dar melhor quando o mercado apresente inflação baixa. Por outro lado, as NTN-Bs tem um desempenho mais interessante na proteção da inflação em alta.

4 – Previdência Privada

Não é segredo para ninguém que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está passando por dificuldades financeiras. Então, recorrer a outros caminhos pode ser uma grande ideia. Como montar a própria previdência, de forma particular, privada.

No entanto, é preciso abrir os olhos para a previdência privada que é uma forma de renda passiva, desde a sua própria concepção. Logo, a ideia é a de acumular recursos para viver financeiramente melhor após a aposentadoria.

É importante também destacar que nem todas as previdências privadas funcionam de formas iguais. Ainda assim, existem muitos exemplos que garantem uma renda mensal durante toda a vida e, dependendo do acordo, até para herdeiros, como se fosse um seguro.

Para que fique tudo acertado de como será sua previdência, considere que é preciso definir tudo na hora de assinar o contrato e saber exatamente como será efetuado o seu resgate.

Vale mesmo a pena investir em renda passiva?

De fato, a renda passiva é sim uma boa opção para que tenha um complemento a mais nos rendimentos, o que vai garantir mais possibilidades de acumular patrimônio ao longo da vida.

Qual é o melhor investimento para viver de renda? Compare 5 opções

Mas, para decidir qual combina mais com você, é preciso avaliar qual é o seu perfil financeiro e descobrir a renda que mais se encaixa nele. Até mesmo porque saber como ganhar investindo dinheiro em renda passiva não é tão complicado, mas escolher o melhor ativo dá trabalho.

como ganhar investindo dinheiro em renda passiva

Além disso, é preciso pesquisar e avaliar outros pontos importantes, como as taxas, a liquidez e o risco que vai correr em aplicar dinheiro naquele ou em outro tipo de investimento. Outra dica interessante é criar uma diversificação de carteira, investindo em várias opções.

Obviamente, no fim das contas, a única certeza que temos é que você deve estudar os ativos mais aconselháveis para você, com base no seu perfil. Afinal, agora parece não haver mais dúvidas de que dá para viver de renda, justamente investindo na renda passiva.

ANÚNCIO