4 Dicas de Como Funciona a Bolsa de Valores e 2 Maneiras de Ganhar Dinheiro Investindo Nela

PROPAGANDA

No decorrer do texto vamos conhecer um pouco da história da Bovespa, citar as principais bolsas ao redor do mundo e explicar, de fato, com o funciona a Bolsa de Valores, por isso, é importante ler cada tópico desse artigo! Ah, e o mais importante: também vamos ensinar quais as formas de Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores.

Apesar de não gostar muito de comparações, não é de hoje que eu venho falando que os Estados Unidos tem uma grande parcela da população empenhada no Mercado de Ações. Diferente do Brasil. A falta de conhecimento e o não incentivo à educação financeira fazem com que os brasileiros criem uma fantasia de medo quando o assunto é investimento.

PROPAGANDA

Mercado de Ações: Santander Recomenda os Melhores Papéis para fazer Investimento no setor de Educação

“Investir é coisa para quem já tem dinheiro”. Esse é um dos mitos que se ouve naturalmente, todos os dias. E essa insegurança pode ser comprovada, por exemplo, pelo grande número de brasileiros que “investem” suas economias na Poupança. Contraposto, a cada ano os bancos nacionais aumentam exponencialmente seus lucros.

3 Motivos para Não Investir na Poupança.

PROPAGANDA

Oras, você pode estar se perguntando por que essa informação é tão importante logo no começo de um texto que vai falar sobre o funcionamento da Bolsa de Valores? E eu explico: porque isso é relevante para o fato de tantos investidores estrangeiros fazerem volume nas negociações da Bovespa, a maior Bolsa da América Latina.

Paralelo à isso, a notícia boa é que esse mercado tem sido desmistificado aos poucos. Aqui no blog mesmo eu já comprovei para vocês que é possível investir com pouco dinheiro e que entrar no Mercado de Ações não é um bicho de sete cabeças.

Como posso provar? Com uma pesquisa, divulgada pela própria BM&F Bovespa, que mostrou que a participação de pessoas físicas no mercado de investimentos de ações cresceu mais de 6 vezes. Assim sendo, em 2002 havia quase 86 mil investidores, já em 2016 o número subiu para 560 mil.

Silhouette Business People Discussion Stock Market Concept

Reprodução: Google

Aliás, para quem conhece minha história (um investidor que começou com apenas 14 mil reais e ficou milionário antes dos 30 anos de idade), sabe que qualquer um pode ficar rico. Para isso, não é preciso muito, se não estudo, pesquisa e comprometimento. Esse é o objetivo desse artigo: informa, de forma simples, sobre o Mercado de Ações. Então, vamos lá:

Conhecendo a Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa

Antes de falar como nasceu a Bolsa de Valores de São Paulo, vamos definir alguns tópicos e mostrar porque é importante conhecer todo o contexto histórico!

  • A Bolsa de Valores é a melhor forma de Investir Seu Dinheiro.
  • A Bolsa de Valores é um investimento de Renda Variável, o que o torna muito mais vantajoso em termos de remuneração, uma vez que seu lucro está, normalmente, acima da inflação.
  • A Bolsa de Valores é um investimento de alto risco, por isso, exige planejamento e estratégias.

Sabendo disso, vamos relembrar o que é a Bolsa de Valores!

É um mercado que organiza, em um ambiente seguro, as negociações entre pessoas e empresas, aonde uma tem o interesse em vender seus títulos e as ações e o outro tem o interesse de comprá-las.

Por que podemos afirmar que é um ambiente seguro?

Porque a bolsa garante que suas ações fiquem depositadas em um lugar 100% seguro, conhecido como CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Em nível de comparação, se o seu dinheiro está na poupança e o seu banco falir… Bem, eu não vou dar a resposta, leia esse artigo e veja o que pode acontecer com as suas economias que estão lá.

No Brasil, a Bolsa Nacional é a BM&F Bovespa, uma união da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e da Bovespa (Bolsa de São Paulo). E ela se define da seguinte forma:

“Uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores imobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes”.

como-funciona-a-bolsa-de-valores-2

Reprodução: Google

Agora, vamos, de fato, à história:

A primeira Bolsa de Valores do Brasil foi a do Rio de Janeiro, em 1845. Isso já é uma novidade para muitos aqui, pois saibam que a Bovespa (1890) só foi criada posteriormente, e aí sim, como todos sabem, ela incorporou todas as bolsas que foram sendo criadas ao longo do tempo.

As 33 Ações mais Baratas da Bolsa de Valores.

Em particular, a Bovespa nasceu como Bolsa Livre, mas logo fechou. Quatro anos mais tarde renasceu com o nome de Fundos Públicos de São Paulo. Desde então, vem realizando fusões até chegar à BM&F Bovespa em 2009, como todos conhecem.

Principais Bolsas do Mundo

No Brasil, como já visto, a principal Bolsa de Valores é a Bovespa, mas, em termos internacionais, ela ocupa apenas o 13º lugar entre as mais importantes. Confira aqui, quais as principais bolsas ao redor do mundo.

Eletrobrás tem ações valorizadas na Bolsa de Nova Iorque: Alta Acima de 200%.

  1. Bolsa de Nova Iorque (NYSE), com capitalização de 14,2 trilhões de dólares,
  2. Nasdaq (Estados Unidos), com capitalização de 4,7 trilhões de dólares,

Bolsa de Tóquio (Japão), com capitalização de 3,5 trilhões de dólares,

  1. Bolsa de Londres (LSE), com capitalização de 3,4 trilhões de dólares,
  2. Euronext (Lisboa, Paris, Bruxelas e Amsterdã), com capitalização de 2,9 trilhões de dólares,
  3. Hong Kong (China), com capitalização de 2,8 trilhões de dólares.

Temos uma matéria na qual listamos as 15 Principais Bolsas de Valores do Mundo!

Tipos de Ações

Ordinária Nominativa (ON): Dá direito a voto em assembleia sobre definições da empresa.

Preferencial Nominativa (PN): Não dá direito ao voto, mas preferência no recebimento de dividendos. (DIVIDENDOS? Não sabe o que é? Leia o artigo até o final e descubra).

Como Funciona a Bolsa de Valores (As 4 Dicas)

A resposta do título desse artigo está aqui. Por isso, prestem bem a atenção. Nós definimos 4 Passos muito Simples para você entender como é o funcionamento da Bolsa de Valores. E para isso, já estamos levando em consideração que você já leu o nosso artigo anterior: Aprenda Como Comprar Ações na Bolsa BM&F Bovespa em 3 Passos.

1 – Interesse da Empresa

Uma empresa decide ter seus ativos listados e negociados, então, ela divide seu capital em ações. Para isso, no Brasil, é preciso que a empresa seja uma S.A. (Sociedade Anônima) com legislação contábil.

2 – Abertura de Capital

Depois do registro, a empresa abre um capital, ou seja, ela dá a oportunidade para que os investidores comprem as ações e financie os investimentos delas. Em troca, os investidores tornam-se acionistas. Sim, tornam-se donos “parciais” da empresa.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

As ações são ofertadas para as corretoras, que levam essas ações para o mercado. Essa ação com a corretora é chamada de Mercado Primário. Vamos ter melhores definições desses termos, como Mercado Primário, abaixo.

3 – Mercado Secundário

Aqui as ações passam a ser negociadas em uma estrutura fornecida pela Bolsa de Valores, na qual os investidores podem comprar e vender as ações entre si. Cria-se um registro, na qual fica muito simples entender: em caso de lucro, bom para todos (empresa e acionistas), já em caso de prejuízo, as perdas também são divididas proporcionalmente.

4 – Homebroker

Não há comunicação direta entre a Bolsa e o Investidor. Tudo é feito por intermédio das corretoras de valores mobiliários (CVM) – esse intermédio é chamado de HomeBroker.

Em resumo: o investidor lança uma ordem de venda das ações na corretora e a corretora envia a ordem para a Bovespa. Outro investidor envia também uma ordem para a corretora. Assim, acontece da mesma forma, e a corretora envia essa ordem para a Bovespa. Se ambas as ordens – de compra e venda – chegarem à bolsa em concordância, o negócio é fechado.

Qual é a Hora Certa de Adquirir uma Ação?

Curiosidades

Ah, e desencana se você acha que o Mercado Financeiro da Bolsa de Valores ainda funciona naquela sala cheia de pessoas gritando e falando ao telefone, como antigamente. Hoje, as negociações são feitas por computadores, de forma online e automática.

O que pode demorar um pouco é o débito das ações, que entre corretoras, compradores e vendedores, podem levar até 3 dias úteis. Aqui cabe uma observação: muitas vezes, o valor nem entra na conta dos negociadores, uma vez que os lucros e prejuízos tornam-se a movimentar-se novamente, em outras transações.

como-funciona-a-bolsa-de-valores-3

Reprodução: Google

É preciso saber também que existem horários fixos para as negociações das Bolsas de Valores. Por exemplo, o pregão eletrônico da Bovespa acontece nesses horários:

  • Das 9h45 às 10 horas – Leilão de Pré-Abertura
  • Das 10h às 17 horas – Sessão Contínua de Negociação
  • Das 16h55 às 17 horas – Call de Fechamento
  • Das 17h30 às 17h45 – Leilão de Pré-Abertura do After Market
  • Das 17h45 às 19 horas – Fase de Negociação do After Market

Obs. Vamos explicar um pouco de cada item desses abaixo!

Método Prático de Investimentos: Como Comprar Ações na Bolsa de Valores.

A Bolsa de Valores também atua em outras funções, além da Compra e Venda de Ações.

  • Títulos de Renda Fixa
  • Contrato Futuros de Commodities
  • Contratos Futuros de Moedas
  • Contratos Futuros de Índices
  • Opções de Ações

Palavras-Chaves usadas na Bolsa de Valores

Você começou a entender o Mercado Financeiro de Ações. Já viu porque é interessante para as empresas abrirem um capital, já notou que comprar uma ação não é tão difícil quanto pensava… Mas é só aparecer uma palavrinha-chave que você se complicada todo?

Calma aí. Criamos um pequeno – pequeniníssimo – dicionário com algumas palavras muito usadas nesse mercado. Apesar de serem poucas, com elas vocês terão ainda mais afinidade com esse mercado, que logo, tenho certeza, fará parte integral da vida de vocês. Vamos lá, em ordem alfabética:

After Market

É um horário extra à negociação. É sugerido aqueles investidores que não acompanham o pregão no horário normal. Aqui também é possível fazer ajustes de preços com oscilações de 2% para mais ou menos. E também é preciso fazer parte do Índice Bovespa.

Alavancagem

É uma estratégia usada pelos investidores que movimenta mais recursos que ele, efetivamente, possui. Como ele faz isso? Através de empréstimos de terceiros, com isso, aumenta as possiblidades de lucro.

Análise Técnica

É uma teoria que acredita que o Mercado é eficiente, ou seja, cada ação é vendida exatamente por aquilo que ela vale. Assim sendo, ela considera que os preços movem-se pelas “tendências”.

Análise Gráfica

Outra escola teórica, conhecida também como Value Investing. Parte do pressuposto que o mercado é míope, ou seja, não é eficiente como a Análise Técnica. Ela mensura quanto vale uma ação com base no fluxo de caixa e naquilo que o mercado está avaliando.

Blue Chips

Termo informal usado para categorizar os papéis que representam as maiores empresas da bolsa, ou seja, aquelas que têm boa liquidez e bom histórico.

As 30 Ações mais Negociadas da Bolsa de Valores

Call de Fechamento

São os 5 minutos anteriores ao fim da negociação. E aí que as ações recebem as intenções que serão determinantes para o fechamento do preço delas.  Apenas ativos que fazem parte de uma carteira de Índice da Bovespa possuem call de fechamento.

Circuit Breaker

É a interrupção momentânea das negociações, feita em casos de queda excessiva. Na Bovespa, por exemplo, é acionado quando o Ibovespa acumula queda de 10%.

Day-Trade

Uma compra com venda no mesmo dia ou venda com compra no mesmo dia.

Free-Float

Referente à quantidade de ações de uma empresa que tem negociação livre no mercado da Bolsa.

GAP

Quando acontece uma eventual e forte variação de preço entre o fechamento de um dia e sua abertura no dia seguinte.

Hedge

Estratégia que tem por objetivo diminuir a exposição ao risco de mercado.

Home Broker

É uma conexão entre você, sua corretora e a bolsa de valores. É um programa online em que você pode comprar e vender suas ações, saber quais ações tem, qual seu saldo e acompanhar as transações.

Investimento do Mercado Financeiro: Como Investir em Ações Online

Índice Bovespa

O Índice Bovespa também é conhecido por Ibovespa, Índice Futuro ou IBOV. Em definição é uma carteira teórica de ações, formada pelas ações mais negociadas da Bovespa. Ou seja, ele é o termômetro do mercado, sendo assim é a maior representação da bolsa.

como-funciona-a-bolsa-de-valores-4

Reprodução: Google

Para estar no Ibovespa você precisa adquirir contratos do Mercado Futuro e dos códigos IND (Índice Cheio) ou WIN (mini índice). É nesse mercado que você pode investir em commodities, dólar ou no índice das 500 maiores empresas americanas, o S&P.

A sigla significa Initial Public Offering, ou seja, Oferta Pública Inicial. E você já conhece: é a abertura de capital da qual já falamos nesse artigo.

LPA

Abreviação de Lucro por Ação, aonde o total do lucro obtido pela empresa durante um determinado período de tempo é dividido pelo número total de ações emitidas.

Leilão

Um leilão de ações é um evento que interrompe a negociação de qualquer ativo, por um determinado tempo. O objetivo é permitir aos investidores que ofertem a compra e venda deste ativo de forma que a bolsa possa formar o melhor preço para atender o máximo de investidores.

Mercado Primário

É quando os valores mobiliários de uma nova emissão são negociados diretamente entre companhia e investidores.

Mercado Secundário

O vendedor é o próprio investidor, que se desfaz de ações para reaver seu dinheiro. Normalmente, e principalmente quando for iniciante, é nesse mercado que você vai atuar.

Pré-Abertura

Funciona como a pré exibição do cinema ou a pré venda de um livro. O investidor que tem interesse em uma transação pode enviar uma ordem antecipadamente. Mas atenção: o negócio não será fechado até a abertura.

Short Selling

É quando você compra uma ação e depois vende mesmo sem possuí-las e depois compra mais barato. É uma estratégia usada quando o investidor acredita que a ação vai cair, também conhecida como Operação de Venda.

Split

É o desdobramento da ação. Ocorre quando a empresa aumenta a quantidade de ações em circulação sem aumentar o seu capital. Ou seja, é a divisão de uma ação em várias.

Valores Mobiliários

São quaisquer títulos de investimento coletivo que gerem direito de participação, parceria ou remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advém do esforço do empreendedor ou de terceiros.

Empresas

Ainda falando de abreviaturas, siglas e códigos, vamos deixar claro como é feita a simbologia das empresas que estão na bolsa. Normalmente, as sigas da nomenclatura funcionam assim:

  • As quatro primeiras letras representam o nome da empresa. Por exemplo: Petr (Petrobrás), Vale (Vale do Rio Doce), Usim (Usiminas), etc.
  • E o número representa o tipo da ação.

Como saber o tipo da ação?

Existe uma tabela pré fixada para isso, vejam:

  1. Direito de Ações Ordinárias
  2. Direito de Ações Preferenciais
  3. Ação Ordinária
  4. Ação Preferencial
  5. Ação Preferencial Classe A
  6. Ação Preferencial Classe B
  7. Ação Preferencial Classe C
  8. Ação Preferencial Classe D
  9. Recibo de Subscrição de Ações Ordinárias
  10. Recibo de Subscrição de Ações Preferenciais

Como Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores

A cereja do bolo!

Você está, mais do que nunca, super confiante! Viu que a Bolsa realmente funciona e entendeu comprar ação não é tão complicado. Você também conheceu algumas palavras chaves do mercado… O que falta agora? Saber como Ganhar Dinheiro investindo no Mercado de Ações.

como-funciona-a-bolsa-de-valores-5

Reprodução: Google

Então, vamos usar esse último tópico para explicar isso.

Responsabilidade

Mas antes, temos dicas valiosíssimas! E simples. Como por exemplo, você deve saber que no Mercado de Ações não há espaços para os irresponsáveis. Sim, você deve ser atrevido em muitas vezes, mas não confunda isso com a falta de responsabilidade. Responsável é ter conhecimento, ser confiante, seguro e obter ganhos estratégicos.

Planejamento

Planeje suas metas e não queira enriquecer da noite para o dia. Isso pode acontecer em outros jogos, como o de pôquer, mas não com as ações. E, justamente por isso, escolha muito bem as suas empresas. Preste atenção na hora de montar a sua carteira de ações.

Aliás, um estudo já comprovou que 72% dos Iniciantes da Bolsa, por investirem errado e sem planejamento, perdem dinheiro e como consequente desistem da Bolsa de Valores em apenas 3 meses. É indiscutível que no Mercado de Ações é preciso persistência e planejamento. Fiquem atentos!

Ganhar Dinheiro em 2 Passos

Existem, basicamente, duas frentes para ficar rico, literalmente, na Bolsa de Valores: com a valorização de ações e com dividendos. Vamos resumir cada um deles.

1 – Valorização de Ações

Acontece quando você compra uma ação e ganha com a valorização dela. Ou seja, você investe 30 reais em uma ação e depois vende por 40 reais, obtendo um lucro de 10 reais. Esse é o foco, mas claro que não é tão simples assim. Você precisa conhecer o mercado e traçar suas estratégias.

2 – Dividendos

É uma parte do lucro da empresa que é paga aos acionistas. Normalmente, é um valor baixo e só faz sentido quando as ações valorizam. Essa divisão dos lucros feita pelas empresas costumam ser mensalmente ou tri mensalmente. Mas, com essa definição, você pode achar tudo muito desinteressante, agora, saibam vocês que muitos investidores apostam nessa estratégia.

Porque eles sabem usá-la.

Quer um exemplo, não é indicado que você escolha as empresas que paguem os dividendos mais altos, isso pode ser uma armadilha e te deixa vulnerável no mercado. Uma das super dicas, então, para apostar nos dividendos é saber concentrar-se no potencial à longo prazo da sua empresa escolhida. As melhores são aquelas que aumentam os dividendos anos após anos.

Quanto posso ganhar na Bolsa de Valores?

Uma rentabilidade que varia entre 1 e 2% ao mês já é algo extraordinário, não acham? Essa é a porcentagem em tese, quando usada uma boa estratégia de investimento. É claro que sugerimos aqui um valor médio, um chute, mas, de qualquer forma, saibam que é um valor maior do que os investimentos tradicionais, tais como as Rendas Fixas.

Ah, e apenas para certificar que estamos supondo uma porcentagem de lucro, a Bovespa informa que: “As ações são investimentos de renda variável, ou seja, não há uma rentabilidade média predeterminada”. O que se sabe é que, historicamente, as ações têm mostrado ser um bom investimento.

Então, para terminar, saibam que comprar uma ação e investir na bolsa é fácil. Mais fácil do que a maioria pensa. Isso é bom porque democratiza o investimento mais rentável do mundo – ou um dos mais rentáveis. Porém, nunca se esqueçam que ele tem um risco e que esse risco pode ser controlado.

É com essa visão que a Trovó Academy se empenha a cada dia na transformação de uma educação financeira mais atuante no país. Para se aprofundar no assunto, inscreva-se no nosso curso online e gratuito, abaixo. Bons estudos e bons negócios!

PROPAGANDA