Como ficar rico em 2018 – aprenda 30 comportamentos para mudar de vida

ANÚNCIO

É só juntar um grupo de pessoas que logo surge algumas reflexões sobre a vida, especialmente nesse começo de ano. Uma das perguntas mais inquietantes é: como ficar rico em 2018?

Será que há uma resposta concreta para isso? Um pensa na loteria do governo federal e outro fala em patentear um produto incrível e que seja usado por todas as pessoas. Mas, será que é preciso disso?

ANÚNCIO

Na verdade, não. O que podemos dizer é que há comportamentos que podem te ajudar a ficar rico neste ano. E esses hábitos são comprovados e usados por quem já conseguiu bater a meta dos 7 dígitos.

A ideia é aqui é mostrar que ninguém vai te dar um negócio para ganhar dinheiro, mas podemos te ajudar com ideias que vão te ajudar a mudar de vida. Entende a diferença?

Aliás, sabe qual é o melhor jeito de aprender como ficar rico? Juntando dinheiro!

ANÚNCIO

Existem muitas diferenças entre pobres e ricos, mas a principal delas é que os ricos entendem e buscam informações sobre o mercado financeiro.

Enquanto os pobres aceitam tudo que as pessoas dizem – e ficam com medo.

Esse artigo é voltado para todos que querem encontrar formas e entender o processo de como ficar rico em 2018.

E aqui vale a recomendação especial para quem quer ficar rico sendo pobre, também.

Leia com bastante atenção e mude suas perspectivas de vida – 2018 tem tudo para ser o ano da sua virada financeira. Faça acontecer!

1 – Controle os Gastos

Você tem que entender que, de uma forma ou de outra, os seus gastos precisam ser (bem) menores do que a sua renda mensal.

Portanto, coloque tudo na ponta do lápis e corte o que for preciso. O seu orçamento financeiro pessoal precisa ficar no “verde”, ou seja, positivo.

Se você gasta mais do que ganha, infelizmente, não há muito que se fazer: você precisa entender que gastar menos do que se ganha é fundamental e o 1º passo para conseguir trazer equilíbrio para a vida financeira.

2 – Gastar menos do que se ganha

Uma pessoa que ganha 20 mil reais não é mais rica do que uma pessoa que ganha 5 mil reais se ela gastar mais dinheiro do que ganha. Isso resultaria em um saldo negativo.

O ideal é você ter um saldo positivo se quiser ganhar dinheiro.

Algumas pessoas costumam tratar o dinheiro como algo sujo, nocivo. Só que não: ele é algo de valor e cada centavo que você ganha tem o seu valor…

Portanto, você (e todas as pessoas do mundo) deveria dar a devida atenção ao dinheiro.

A partir do momento em que você consegue controlar a sua finança, você passa a ter mais poder para realizar os seus sonhos e isso tem tudo a ver com como ficar rico em 2018.

Com uma renda sob controle, você pode comprar o que quiser, inclusive, aplicar em investimentos financeiros para ganhar dinheiro.

Como ficar rico em 2018 – aprenda 30 comportamentos para mudar de vida
Reprodução: Google

3 – Cortes Inteligentes

O que significa cortes inteligentes? Significa que você não precisa sair cortando todo gasto que tem no mês.

Talvez precise diminuir o padrão de vida, mas apenas com cortes excessivos, como deixar de comer fora de casa todos os dias ou escolher ir ao cinema nos dias em que os ingressos estão na metade do preço, por exemplo.

Os cortes inteligentes devem ser feitos nos chamado gastos supérfluos, que são aqueles que não têm necessidades instantâneas.

4 – Cartão de Crédito

Já falamos acima: o cartão de crédito não deve ser considerado como uma extensão do salário. E é isso mesmo.

Todos os meses, milhares de pessoas sofrem com o pagamento do cartão de crédito e acabam tendo que usar todo o salário para cobrir os gastos dele, logo, ficam distante do sonho de ficarem ricos.

Isso é um grande erro. Tanto é que o cartão de crédito é considerado o grande vilão financeiro das pessoas que estão endividadas.

As contas do cartão de crédito devem ser somadas como qualquer outra, seja boleto, pagamento à vista, débito. Assim, você só deve gastar no cartão de crédito aquilo que conseguirá pagar no mês seguinte.

5 – Parcelamentos Longos

Os parcelamentos longos podem ser feitos no cartão de crédito ou em financiamentos. Em ambos, haverá pagamento de juros, portanto, não são indicados.

Mas, o que é pagamento de juros? É quando você vai pagar muito mais por um produto do que ele vale.

Um tênis, por exemplo, que vale 100 reais, se for dividido em 12 prestações de 10 reais, valerá 20 reais a mais do que o valor real. Ou seja, 20 reais são de juros, que você não precisaria pagar.

A grande questão é que quando se tratam de parcelas, elas são somadas à outras contas.

E você vai pagando, pagando, pagando e quando vê aquelas parcelas ficam tão pesadas que faz de você uma pessoa endividada, sem que tenha notado.

Portanto, parcelamentos longos não são aconselháveis.

6 – Aprender a dizer não

Outra observação que o Trovó comenta vem lá de a infância, quando os pais não conseguem dizer não para os filhos.

Depois, os filhos crescem e não conseguem falar não para si mesmo.

Para ele, de forma geral, os brasileiros não conseguem resistir às tentações das roupas, produtos tecnológicos ou produtos que são supérfluos.

“Educação e Saúde, por exemplo, são prioridades para onde o dinheiro deve ir, mas nas outras áreas, é preciso aprender a ser forte diante das ofertas, promoções e produtos atrativos”.

Leia – Bonzinho só se complica na vida financeira

Quem quer saber como ficar rico em 2018, vai ter que aprender essa lição dolorosa: não empreste seu cartão de crédito para amigos ou familiares.

7 – Gastar a Sobra

Depois que consegue reorganizar a vida financeira, muitas pessoas não sabem o que fazer com o dinheiro e acabam gastando involuntariamente, ou seja, jogando tudo por água abaixo.

O maior segredo de todos é não gastar o que sobrou e sim aplicar em investimentos que vão render juros. Quando você começa a receber juros, seja dos bancos ou do governo, você começa a caminhar para a riqueza.

Normalmente, a pessoa consegue fazer sobrar 50 reais no mês e acha que esse valor não vá render nada em alguma aplicação financeira, então, opta por gastar com qualquer outra coisa.

O fato é que isso é apenas uma falta de educação financeira porque o Tesouro Direto é considerado um dos melhores investimentos financeiros e pode garantir a segurança do seu dinheiro e aumentar o seu patrimônio.

8 – Sempre se pague primeiro

Um livro que está entre os preferidos dos estudiosos da educação financeira se se chama: “O homem mais rico da babilônia”. No primeiro capítulo, o autor dá uma importante lição sobre os investimentos financeiros.

E isso é importantíssimos – você realmente vai precisar levar isso para a vida inteira: que é a lição do “se pague primeiro”.

Olha o que ele diz:

“Você paga pelas roupas e sandálias pelas coisas que come. Consegue viver na Babilônia sem fazer despesas?”

O que tem você se pagar com parte do que recebeu pelo trabalho do mês passado? Você paga todo mundo, menos a si mesmo! É um verdadeiro idiota porque está trabalhando para os outros!

Então, chega de distribuir dinheiro a toa e a todos – e esquecer de pagar a pessoa que mais importa: você mesmo.

Isso é simbólico, mas é forte!

O mínimo que você pode fazer é separar ao menos 10% dos seus ganhos mensais para investir na sua pessoa.

https://youtu.be/tXfddhCV5mA

9 – Guardar o troco

Meu amigo, pegar o troco em bala é coisa do passado.

O troco é importante sim. Aqueles 10 centavos de hoje pode ser 10 reais de amanhã, que podem ser transformar em centenas de reais na poupança e milhares nas aplicações.

Não seja tão grandioso que possa desperdiçar dinheiro.

Sabe aquele o monte de moedas que fica jogada na sua bolsa, na carteira, na casa toda? E depois você acaba gastando ou perdendo? O ideal é que você faça um porquinho para colocar elas.

“Eu já juntei mais de 200 reais de moedas em poucos meses só guardando as moedinhas que eu recebia de troco”. Essa expressão é muito comum em relatos contados na internet e se as pessoas conseguem você também.

Nunca se esqueça da máxima: para ficar rico é preciso juntar dinheiro.

10 – Objetivo Financeiro

Para você não se perder no tópico acima e sair gastando toda economia que conseguiu fazer no mês, é aconselhável ter objetivos financeiros, que nada mais é do que estabelecer metas de vida.

O que você espera daqui 1 ano? E daqui 3 ou 5 anos? E daqui há 1 década? Para cada pergunta dessa haverá uma resposta, assim como haverá também um tipo de investimento especifico.

Quando você tem um objetivo financeiro muito certo, fica mais fácil conseguir planejar a vida financeira, de forma geral, inclusive, com mais disposição à economizar o dinheiro necessário para tal fim.

Ter o hábito de criar metas financeiras faz parte da vida de quase todas as pessoas que são milionárias no mundo.

11 – Compras por Impulso

A maior parte das compras por impulso deve ser evitada porque se são feitas por impulso quer dizer que você não precisava de tal produto ou serviço.

Logo, se você precisa de algum produto, vai ter que pesquisar preços e encontrar o melhor custo benefício, isso quer dizer que não haverá uma compra por impulso.

A tática é simples: quando ver algo em promoção ou queira muito comprar, deixe para fazer isso no dia seguinte.

Daí, ao chegar em casa, pesquisa os preços dos mesmos produtos em outras lojas.

Além disso, tente imaginar qual a serventia de tal produto para você. Se no outro dia você ainda tiver interesse, compre-o.

E lembre-se de que a melhor forma de pagamento é à vista.

Obviamente, fazendo isso você vai conseguir evitar muitas compras e vai começar a caminhar para o sonho de ficar rico em 2018.

12 – Hábitos matinais positivos e inteligentes

Se você acorda tarde demais, saiba que está longe de ter hábitos milionários.

As pessoas mais ricas do mundo, mesmo os mais experientes (velhos), tem hábitos matinais que são importantes para o decorrer do dia, como:

  • caminhadas leves,
  • um café da manhã de negócios,
  • a alimentação de frutas e cereais e a
  • leitura de jornais.

Programe o que você vai fazer nas primeiras horas do seu dia – aliás, um banho gelado costuma ser aconselhável para dar motivação para o dia a dia.

13 – O futuro a Deus pertence

Nós não estamos julgando religião alguma, mas, conforme opinião do especialista, a maior parte das pessoas vive apenas o presente, levando ao pé da letra o fato de que o futuro a Deus pertence!

Sem dar as devidas importâncias a outros julgamentos.

“Para saber economizar dinheiro é importante pensar no futuro. Os investidores profissionais sabem trabalhar o suficiente e aproveitar as coisas boas da vida justamente porque souberam pensar no futuro, economizar e investir dinheiro”.

Deus sempre vai nos ajudar, sem dúvidas. Mas, precisamos fazer a nossa parte… Alguns chamam isso de meritocracia, mas nós costumamos falar em construir benesse para ficar rico em 2018.

Como ficar rico em 2018 – aprenda 30 comportamentos para mudar de vida
Reprodução: Google

14 – Programas de notas fiscais

A ideia é da Receita Federal, de confrontar informações pessoais dos consumidores e, provavelmente, conseguir aumentar os impostos. E, então, não vale a pena pedir o CPF na Nota?

Funciona assim: os governos destinam uma fatia do Imposto de Contribuição sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), normalmente de 30%, aos consumidores que registram o CPF na Nota.

O ICMS é recolhido por cada estabelecimento e o percentual do imposto é rateado aos consumidores proporcionalmente às compras, quando pedem CPF na nota, registrando a emissão do gasto.

As vantagens variam de estado para estado, mas entre as principais estão:

  • Restituição do ICMS em dinheiro,
  • Descontos no IPVA e IPTU,
  • Sorteio de Prêmios.

Antes de solicitar o CPF na nota, é preciso fazer o cadastro na Secretaria da Fazenda e informar os dados pessoais.

15 – Listas para todas as tarefas diárias

Um dos hábitos que mais vai te ajudar nessa empreitada para ficar em 2018 é o de fazer listas – para todas as suas tarefas diárias.

Listar as tarefas é importante para que você não chegue ao final do dia sem saber se cumpriu a sua meta e se fez tudo que tinha para fazer, por exemplo.

Além disso, você pode usar listas para ir ao supermercado e não comprar em excesso.

Quando você vai listar as suas atividades é você que vai decidir. A maior parte das pessoas prefere fazer isso pela manhã, só que há quem opte pela noite.

16 – Ter bons mentores e amigos (evitar pessoas tóxicas)

Você pode aprender tudo sozinho, se for autodidata. Mas, pode contar com a ajuda de pessoas que sabem o caminho do sucesso – isso vai agilizar todo o processo porque você não precisará errar para aprender.

O segredo neste tópico é considerar quem realmente sabe sobre o assunto…

Porque com o advento da internet, muitos cursos e pessoas tem se apresentado como soluções, sendo que não tem experiência e nem histórico para isso.

Por outro lado, se você está bem amparado, o seu sucesso financeiro é só uma questão de tempo e ficar em 2018 é um sonho que vai se tornar realidade.

A nossa produção termina por aqui… Mas, se você quer ir além e saber como escolher um bom curso sobre finanças, leia a parte seguinte.

É um bônus que separamos para quem buscar os melhores resultados financeiros, sem perder tempo: Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos!

17 – Comece Hoje

Não é raro encontrarmos situações de pessoas que se tornaram milionários a partir do zero, sem que tivessem ganhado heranças milionárias ou na loteria.

Logo, se elas podem, você também pode.

Uma dica é aprender com esses caras, que na maioria são os “secretos ricos”, ou seja, aqueles que não saem ostentando seus carros luxuosos ou suas mansões milionárias.

Eles são mais modestos e preferem que ninguém fique sabendo o que eles fazem e como fazem para ficar ricos.

18 – Aposentadoria

Pensar em uma aposentadoria confortável tem que ser um dos seus objetivos financeiros – como vimos.

Atualmente, depender da aposentadoria do governo (feita através do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social) ou de fatores externos não tem sido um bom aconselhamento.

Portanto, o ideal é você conseguir fazer a própria aposentadoria. Se você conseguir entender como ficar rico em 2018, vai saber como ter uma velhice muito mais confortável do que o governo oferece.

“Infelizmente, quanto mais tarde você começar, mais você vai ter de poupar no final da vida. Mas quanto mais cedo você iniciar sua poupança, poderá manter a aplicação ou até diminuí-la ao longo dos anos”.

19 – Aumente os Ganhos

O ideal é que você consiga gastar menos do que ganha: esse é o grande e verdadeiro passo. Porém, se você tiver a oportunidade  conseguir aumentar os ganhos, abrace-a.

O mais importante desse tópico é entender que nenhum emprego no mundo é vitalício e isso tem sido provado nos últimos anos – com a crise, o desemprego aumentou substancialmente.

A recomendação é cuidar da própria vida para que se houver falha na sua principal fonte de renda, as coisas não desandem – ou ao menos, que a queda não seja tão grande.

Aqui, vale também a expressão antiga e tradicional que diz: “não ponha todos os ovos na mesma cesta”. O mais aceitável é criar várias fontes de renda a fim de conseguir ficar rico com essa diversificação.

20 – Faça Você Mesmo

Aposte sempre no faça você mesmo. Vai em uma festa junina? Leve um bolo caseiro! Sabe aquela festa toda especial do filho? Aposte em lembrancinhas feitas com a própria mão!

Se souber configurar a internet, instalar o papel de parede, fazer a faxina, arrumar o vazamento… Faça você mesmo. Isso pode gerar muita economia.

Economizar dinheiro para investir dinheiro tem a ver com ficar rico em 2018.

21 – Tecnologia

Use a tecnologia à seu favor. E não apenas para pesquisar preços. Você pode fazer isso também para ler revistas e jornais, que normalmente são mais baratos.

E pode evitar ter que fazer uma ligação interurbana, se souber usar o Skype.

Existem programas de computadores que ajudam na organização do orçamento doméstico.

Na área de finanças, temos o exemplo do Sr. Invest. Se você não o conhece, veja o vídeo abaixo agora mesmo:

22 – Outras Marcas

É claro que o custo-benefício sempre vai contar e muito, porém, os brasileiros tem o costume de se fidelizar à uma determinada marca sem ter o interesse de procurar novos produtos.

Nem sempre a qualidade vai estar condicionado ao preço alto ou baixo. Logo, nem todo produto caro é bom e nem todo produto barato é ruim.

Se você parar para pensar, as pessoas mais ricas do mundo não se importam muito com as marcas, apesar de terem as melhores do mercado. O fato é que ficar rico não vai mudar a sua honra e seu perfil.

O Neymar anda de carrão, mas nem por isso é mais rico do que alguns investidores do mercado financeiro que andam com possantes antigos.

23 – Considerar as manutenções ao invés de adquirir os novos

Se o seu celular quebrou, o que você pensa logo em fazer? Comprar um novo, provavelmente.

Mas, saiba que com a crise econômica, a maior parte das pessoas tem optado por “mandar arrumar” – isso porque o valor é muito mais em conta!

Há, inclusive, histórias na internet que contam que as contas de energia podem aumentar significativamente se você ficar comprando muitos eletrodomésticos novos!

O mesmo pensamento vale para a aquisição dos carros – quando você compra um novo, você perde dinheiro por vários motivos: como o fato da desvalorização momentânea que ele sofre.

A partir de agora, vale a pena você começar a pensar sobre o fato de levar seus produtos a manutenção ao invés de comprar os novos.

24 – Pegue Carona

Pode parecer engraçado, mas é verdadeiro. Fazer o rodízio de carros com o colega do trabalho pode te ajudar a reduzir um bom valor no final do mês.

Fora isso, há de se pensar em possibilidades como o transporte coletivo, o metrô e a bicicleta.

Ou, no mínimo, confira qual a forma mais econômica para ir trabalhar – as vezes, até o Uber pode ser mais compensador. Confira no vídeo abaixo.

25 – Entenda como funcionam os juros compostos

Juros Compostos é o famoso Juros sobre Juros e ele tem tudo a ver com o seu desejo de fica rico em 2018.

Nos juros compostos, a cada período é acrescentado um valor de juros proporcional ao valor que você já acumulou.

Ou seja, você recebe uma taxa de juros sobre o valor que tem acumulado. Isso vai aumentando a cada período. Algumas pessoas os chamam de capitalização acumulativa.

Esse nome é derivado do fato de que o seu valor deixa de ser apenas uma taxa e se torna um capital, é o lucro sobre juros.

Ele é aplicado tanto para dívidas quanto para investimentos financeiros, sendo assim, o banco também utiliza essa mesma matemática tanto na cobrança quanto na remuneração de investimentos.

Aqui, então, é preciso entender que seja em ganhos ou perdas, o crescimento é exponencial e geométrico.

26 – Lazer mais Barato

Em momentos de crise é possível optar por lazer mais baratos, afinal, aproveitar a vida não tem que estar relacionado, necessariamente, à muito dinheiro.

Reunir os amigos para um happy hour ou a família para a famosa feijoada pode ser bastante vantajoso para o seu bolso, ainda mais se os custos forem divididos.

Fique de olho também na programação cultural da sua cidade, afinal, sempre há opções de shows, exposições e festivais gratuitos ou com baixo custo.

27 – Evitar os jogos de azar e os vícios

Recentemente foi publicado um estudo que mostrou que mais de 70% dos ganhadores da loteria entraram em estado de falência antes mesmo de completar 5 anos após vencer o prêmio.

Isso foi mostrado pelo National Endowment for Financial Education e vai na contramão de quem quer fica rico em 2018.

O jogo já não começa bem pelo seu nome: “azar”. Mas, mais do que isso, o que a gente vê no mercado financeiro é que todo resultado deve vir do esforço de cada pessoa.

Porque quando não nos dedicamos para ganharmos algo e ganhamos, acabamos não dando o devido valor.

Se você não acredita, faça um teste: pegue todo dinheiro que gastaria com esses itens e invista em alguma aplicação financeira. – Confira o resultado ao final de 10 anos.

10 vícios que podem acabar com o seu dinheiro

28 – Vitrines e lojas virtuais

Em certos momentos da vida vai ser preciso abandonar o hábito de ler todos os anúncios que chegam no seu e-mail, com aquelas promoções malucas, que te faz comprar, inclusive, aquilo que você não precisa.

Pense só: uma camisa de 25 reais pode até ser barata, mas se você lembrar que já tem uma parecida em casa vai notar que ter outra não faz muito sentido.

29 – Solicitar descontos e pechinchar os preços dos produtos

Se você vai usar o seu poder de compra à vista, sabe que vai ter descontos. Portanto, nunca deixe esse hábito deixar de existir: o de pechinchar o preço dos produtos.

Para ficar em 2018 – essa é uma ótima recomendação financeira.

Muitas pessoas pensam que pechinchar é um ato de pobres, mas é exatamente o contrário.

As pessoas mais ricas do mundo sempre pesquisar sobre o melhor custo-benefício e não gastam um único real se acharem que não vale a pena.

Outro ponto interessante de se pensar é que apenas a pesquisa de locais diferentes pode resultar em uma economia financeira significativa em uma compra.

30 – Ter um fundo de emergências financeiras

O fundo de emergência pode significar muita coisa na sua vida financeira e te fazer ganhar dinheiro em 2018 – muito mais do que você imagina!

Imagine que suas contas estejam “rendondinhas”. Daí, de repente você pega uma gripe daquelas fortes e precise gastar muito dinheiro com medicamentos.

O que você faz? Você precisará fazer um empréstimo, não é verdade?

Então, se você tem um fundo de emergência, consegue reverter a situação (sem precisar do empréstimo financeiro).

Dessa forma, é fácil concluir: um fundo de emergência consiste em ter uma reserva que esteja disponível para o fácil acesso e esteja destinada totalmente aos imprevistos que a vida apresenta.

O indicado pelos especialistas é ter um fundo que varie entre 3 e 6 meses da sua renda mensal – mas quanto maior for esse valor, mais “seguro” você estará!

Por exemplo, se você é um trabalhador informal (um empreendedor), e tem um salário não fixo, então, recomenda-se ter uma reserva um pouco maior – que fique entre 8 e 12 meses.

Como ficar rico em 2018 – aprenda 30 comportamentos para mudar de vida
Reprodução: Google

Bônus – Investir na educação financeira

Esse talvez seja o grande segredo para ficar rico em 2018.

“Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Portanto invista nela”, Augusto Cury.

Reclamar é muito fácil, mas por as mãos na massa é bem mais difícil.

E se você está pensando e já lançar aquela desculpa de que “não tem dinheiro para isso”, saiba que existem muitas alternativas gratuitas para estudar e aprender mais todos os dias.

Aqui mesmo no blog nós temos essas opções sem custos:

Pode ter certeza que ganhar dinheiro em 2018 é totalmente possível… Mas, vamos lá, diga: o que você vai fazer para que isso aconteça?

Vai ficar sentado no sofá apostando na mega-sena da virada? Tudo é uma questão de escolha, saiba disso!

Sobre Ficar Rico em 2018

A cada mês que passa, o Brasil parece não conseguir chegar a sua prometida estabilidade econômica, o que faz com que o fantasma do desemprego continue assombrando muitos trabalhadores.

Na mesma proporção, novos negócios milionários são feitos no país. Também é possível ver novos milionários brasileiros na lista das pessoas mais ricas do mundo.

Se essas pessoas conseguem ganhar dinheiro mesmo em crise, o que te inibia de ficar rico em 2018?

Isso nos deixa uma questão muito clara: seja para o bem ou para o mal, o momento de crise pode ser visto também como de oportunidades e ideias de negócios financeiros.

Se você, infelizmente, está no ranking dos desempregados, nós temos que ser sinceros: a saída é encontrar alguma atividade que te dê dinheiro.

E seguir todos os conselhos listados acima!

Agora, Imagine que você tenha um carro popular. Agora pense que você é formado, mas foi desclassificado de vários processos seletivos de empregos… O que você faria?

Nesse vídeo, um homem conta como conseguiu, com a venda do seu carro, chegar ao 7 dígitos na sua conta.

Se você quer uma história inspiradora para ver como é possível ficar rico mesmo que não tenha praticamente nenhum patrimônio acumulado, assista!

Da Redação

ANÚNCIO