Descubra como fazer pagamentos via Whatsapp

ANÚNCIO

O Whatsapp lançou uma função que vai revolucionar a vida de muitos brasileiros: o pagamento online. É isso mesmo, agora você pode pagar contas e amigos através desse app, que é um dos mais baixados no mundo. Então, vamos aprender como fazer pagamentos via Whatsapp.

Aliás, vamos considerar um ponto importante: o anúncio foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg. Ele é o famoso dono do Facebook, que comprou domínios importantes, como do Instagram e do Whatsapp. Curiosamente, a função está disponível no Brasil, primeiramente.

ANÚNCIO

Dessa forma, há um grande diferencial nisso: não será necessário pagar taxas para poder utilizar essa função dentro do aplicativo. Logo, assim como acontece com todas as funcionalidades que já existentes no aplicativo, o serviço é gratuito.

A regra é a seguinte: as pessoas físicas poderão usar. Mas, também terá uma opção diferenciada para quem for dono de algum pequeno negócio. Ficou curioso e quer saber mais sobre essa grande novidade que mexeu com todo mercado? Então, acompanhe o nosso conteúdo.

O pagamento pelo zap

A nova função que chegou no Brasil será muito simples de usar, garantem os desenvolvedores. Assim como é enviar uma foto ou imagem para algum contato que você tenha no seu app. Então, como é que essa tecnologia vai funcionar para ser confiável?

ANÚNCIO

De maneira geral, considere que tudo vai acontecer através do Facebook Pay, o que deixa as operações mais seguras para os usuários.

Para isso, no entanto, antes de conseguir fazer qualquer pagamento, você terá que cadastrar algum cartão de débito nessa plataforma. Lembrando que também poderá registrar mais de um, se achar mais conveniente para você.

Os cartões e as contas

Porém, saiba que serão aceitos apenas aqueles que forem de débito ou que sejam débito e crédito juntos. Ao menos, em um primeiro momento. Outra restrição é que só poderão se registrados aqueles que forem da bandeira Mastercard ou Visa.

E quanto ao banco emissor também há regras: só serão aceitos os da Nubank, Sicred e Banco do Brasil. A tendência é que novas opções sejam acrescidas com o tempo, sendo que esse período inicial é como se fosse um teste, um projeto-piloto.

Já as contas que são utilizadas por comerciantes precisarão ser registradas em uma conta Cielo para que assim seja possível obter pagamentos ilimitados. E isso terá um custo às empresas, cada operação feita, será taxada com 3,99% do valor.

As vantagens

Antes de prosseguirmos, vamos considerar aqui algumas vantagens desse serviço. Saiba que no mundo todo as pessoas conseguem pagar suas compras sem ter que usar dinheiro em espécie ou até de ir a alguma loja para buscar seu produto.

A tecnologia está diminuindo cada vez mais as distâncias e barreiras entre vendedores e clientes, o que pode ser um ponto positivo quando se busca comodidade no mercado financeiro.

Sendo assim, a grande jogada de trazer o pagamento virtual para uma rede de mensagens é que a pessoa não precisará mais sair das suas conversas, baixar outros aplicativos e ficar buscando formas de fazer pagamento.

Tudo estará em um único lugar, seja busca por informações, compartilhamento de fotos, conversar com amigos até mesmo trabalhar, assim como fazer as compras e as transferências de forma direta, rápida e simples.

Como vai funcionar os pagamentos

Agora vamos focar bem na pergunta inicial do artigo, que é sobre como fazer pagamentos via Whatsapp. Saiba que para ter acesso a função “pagamento”, você deverá ir até o menu onde você envia as suas mensagens.

Ao clicar nessa opção, será preciso informar o valor que será transferindo para aquele amigo que estiver conversando ou mesmo para alguma empresa – afinal, hoje em dia, as empresas possuem contas comerciais no Whatsapp.

Depois disso, deverá apenas confirmar para que a transferência seja concluída. O dinheiro será descontando do saldo que estiver registrado no seu cartão. É só isso mesmo: muito simples. Sendo assim, qualquer pessoa poderá usar o serviço – desde que siga as regras acima.

Mas, transferir dinheiro via Whatsapp é seguro?

Você pode até ter achado uma ótima funcionalidade o pagamento pelo aplicativo. No entanto, certamente uma insegurança deve ter passado pela sua cabeça. Ainda mais quando se fala em transferir dinheiro real para aplicativos de redes sociais.

Mas, se você pensa assim, considere alguns pontos importantes. Primeiro, a empresa está investindo pesado em segurança para que não ocorram perdas financeiras para clientes e nem para os vendedores.

Outra coisa é que quando você for fazer uma transferência será pedido para incluir uma senha, reconhecimento facial ou até mesmo biométrico. Tudo e isso deverá ser repetido em cada operação nova que será feita.

Outra medida de segurança é a criptografia da transferência, a mesma que todos os arquivos e mensagens que você envia para seus amigos já possuem. Qualquer informação do cartão também será preservada por esse sistema.

A última forma de segurança é exigir que aqueles que tenham interesse em usar essa função é se registrar pelo Facebook Pay. Sendo que nessa etapa, será necessário preencher um questionário, ler os termos de uso, informar dados pessoais, criar uma senha.

Curiosidades sobre o futuro do mercado de pagamento online

Dessa forma, a gente vê que a resposta para como fazer pagamentos via Whatsapp é muito simples, assim como tudo o que o Whatsapp lançou nos últimos meses.Até mesmo porque a ideia é facilitar a vida do usuário – e não o inverso.

Para começo de conversa, saiba que pode até ser uma grande novidade o Whatsapp acrescentar essa funcionalidade. Porém, não foi o primeiro aplicativo de mensagens a fazer isso. Logo, a tendência é que outras plataformas também usem essa forma de pagamento.

como fazer pagamentos via Whatsapp

A ideia de usar o Facebook Pay, além de aumentar a segurança, também é uma forma para facilitar a adição dessa função nas outras redes que a gigante internacional tem em seu portfólio. Esse é o caso do próprio Facebook e do Instagram.

Do mesmo modo, o pagamento virtual já é uma realidade em muitos bancos, até aqueles mais tradicionais já estão entrando nessa onda devido às vantagens.

ANÚNCIO