Como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês? Só tem um jeito

Vai ano e vem ano e você continua com a mesma dúvida de sempre: como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês. É ou não é verdade? Então, se é o seu caso, possivelmente, você já tentou de tudo para conseguir êxito com isso. Porém, ainda não conseguiu.

Será que é preciso ganhar mais? Conseguir dinheiro extra? Diminuir os custos? Deixar de comer pizza nos sábados e o churrasco no domingo? Ou vai dizer que tem que parar de pagar a academia? O cinema tem que cortar? Tudo isso pode ser feito, mas nem sempre resolve.

O motivo é um só: você ainda não entendeu que só tem um jeito para fazer esse dinheiro sobrar no fim de cada mês. E qual é esse jeito? Mudar as prioridades. Então, sim, definitivamente, você tem que repensar suas prioridades.

Porque se você não fizer, então, saiba que não vai adiantar nada você deixar de fazer tudo o que gosta para economizar. Até mesmo porque você sempre vai achar um jeito de gastar aquele dinheiro suado e economizado. Logo, você entra num ciclo vicioso e perigoso demais.

O que são as prioridades financeiras

Sendo assim, para começar, vamos explicar rapidamente, o que são as prioridades financeiras. Elas nada mais são do que a ordem de coisas, de itens, de detalhes, de gastos que você tem que pagar primeiro. A gente vai citar exemplos.

Por exemplo, pagar a sua conta do aluguel da casa é uma prioridade, não é? Claro que sim, senão você não vai ter onde morar. E pagar as contas da energia, da água e do mercado? Também. Tudo bem, tudo bem, você está certo.

De todo modo, saiba que mesmo sendo prioridades, esses gastos podem ser diminuídos, ok? Várias e várias pesquisas já demonstraram que quando a gente faz a boa e velha faxina financeira, a gente consegue reduzir esses gastos em mais de 30%.

Já sobre os gastos com lazer, eles são sim importantes. Porém, quase nunca são vistos como prioridades. Afinal, eles não são essenciais para a sua sobrevivência, concorda? Então, realmente não é preciso comer pizza todos os sábados, não é mesmo?

Mas, saber disso não vai responder a dúvida sobre como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês. É verdade. Por isso, vamos ao próximo tópico.

Defina quais são as suas prioridades, antes de tudo

Aqui nós temos a grande chave de ouro desse texto. Se você entendeu mesmo o que são as prioridades, então, agora é hora de colocar esse ensinamento em prática. O que você deve fazer é um exercício simples, de anotar esses gastos.

Assim, meio que sem querer querendo, você vai criar uma espécie de planejamento financeiro. Oras, sempre tem aquele gasto que você tem que pagar primeiro. E, de fato, ele tem que estar no topo da lista.

A gente não pode citar aqui um exemplo por um único motivo: as prioridades mudam de pessoa para pessoa. Por exemplo, tem gente que acha que a escola do filho é prioridade e mais prioridade do que a academia. Esse é só um exemplo, ok?

Mas, de todo modo, saiba que geralmente, os gastos das contas domésticas (luz, água, energia, alimentação, aluguel) acabam sendo os mais essenciais das famílias. Depois, geralmente, vem educação, saúde e transporte. Por fim, o lazer.

É preciso ter uma ordem muito bem definida. Aliás, de fato, esse trabalho de escolher as prioridades não é nada fácil. Porém, se faz necessário nessa altura do campeonato.

Pague as prioridades primeiro

Já chegando ao fim, o que você tem que saber é o seguinte: após receber o seu dinheiro você não vai fazer nada com ele, exceto pagar todas as contas prioritárias. Aliás, faça isso mesmo que o vencimento esteja mais longe, no fim do mês.

Somente após isso é que você poderá usar o seu dinheiro para outros fins. Nesse ponto, você vai ver que o simples hábito de listar prioridades vai ajudar você a evitar um monte de problemas. Afinal, dá para deixar de comprar um pote de sorvete, mas não dá para ficar sem água em casa, não é mesmo?

Já considerando isso, o que temos que levar em conta, como último tópico, essa escada do sucesso para saber como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês é a seleção das prioridades. Sim, já falamos disso acima. Porém, pode ter coisas que você não sabe. Por isso, temos o último tópico, que você lê abaixo.

As dívidas e os investimentos deveriam ser prioridades

Muito mais do que uma dica ou informação, aqui temos uma curiosidade. Saiba que a maioria das pessoas ricas consideram os investimentos como prioridades. Enquanto que os menos ricos não fazem isso. Só que antes dos investimentos, nós temos que pensar em dívidas.

Como assim? Bom, se você tem dívidas a pagar, saiba que elas corrompem demais o seu orçamento. Isso porque você paga juros e, geralmente, elas tomam boa parte do orçamento. Então, de um jeito ou de outro, elas devem ser prioridades.

Como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês

Saindo disso, ou seja, quitando as dívidas, a próxima dica é considerar os investimentos como prioridades também. Afinal de contas, serão eles os responsáveis pela realização dos seus sonhos. Além do mais, isso evita que você tenha que fazer financiamentos ou empréstimos.

Conheça a regra do 70-20-10 e descubra como se livrar das dívidas

Por exemplo, invista para trocar de carro, para comprar casa, para comprar um tênis caro, para ter reserva para os imprevistos, para viagens e etc. Porque se você não fizer isso, então, sempre estará sujeito aos empréstimos e créditos, que geram as dívidas, na maioria das vezes.