Quer saber como evitar compras por impulso? Veja 7 dicas práticas

Você tem aquela velha mania de sempre que fica nervoso ou alegre corre para o shopping center para fazer umas comprinhas? Ou você é alguém que adora presentear todo mundo e todos os dias? Nas próximas linhas, você vai aprender como evitar compras por impulso.

Afinal, se você respondeu sim para uma das duas perguntas do início do artigo é bem possível que você tenha um pouco desse consumismo desenfreado que é tão comum no nosso país – e acaba gerando, no longo prazo, até mesmo uma doença grave.

Sendo assim, para te ajudar a evitar esse problema desde o início, a gente trouxe aqui dicas de economistas, especialistas e até mesmo de empreendedores que atuam na área de vendas. Conheça algumas técnicas para evitar a compra impulsiva.

As 7 dicas práticas

Inclusive, vale a pena considerar que a facilidade em pedir, ser aprovado e usar o cartão de crédito hoje em dia é um dos grandes impulsionadores disso. Afinal, quantas vezes você já se arrependeu de ter comprado algo que usou só uma ou duas vezes? Pois é, isso diz muita coisa sobre os seus hábitos de consumo. Então, sem demorar mais, vamos às dicas!

1 – LIMITE

A primeira dica que trouxemos aqui tem a ver com você criar limites de gastos mensalmente. É óbvio que em alguns lugares, especialmente no mercado, não dá para controlar exatamente qual será o gasto do mês. No entanto, dá para criar médias ou máximas.

Sendo assim, considere que você tem que estipular uma porcentagem máxima do orçamento para gastar com o item da alimentação.

2 – LISTA

Seguindo a mesma ideia que demos acima, saiba que você tem que considerar sempre ter uma lista de compras. Especialmente quando vai ao mercado, na feira ou em lugares que fará muitas compras, de uma só vez.

No caso do mercado, ainda vale a pena você separar a lista por departamentos, o que faz com que você evite ficar andando de um lado para outro a procura de um ou outro produto.

3 – MERCADO

Mais uma dica sobre como evitar compras por impulso e falando do mercado é você sabe que ir fazer a pesquisa de preços em diversos mercados antes de fazer a compra não é nada saudável e nem inteligente para você.

O mais aconselhável é que você encontre um mercado com preços gerais médios. Obviamente, um ou outro produto pode ser mais caro, no entanto, o que vai valer a pena para você é considerar a média do seu gasto mensal.

4 – FOCO

Outra coisa é você ser focado nas suas compras. Assim sendo, não adianta muito você ir no mercado e decidir lá o que vai comprar. Isso te fará perder o foco e você vai comprar coisas que não precisa e não deveria.

Além disso, crianças muito pequenas costumam tirar o foco dos pais nas compras. Sendo assim, é muito bacana você ensinar educação financeira para elas, mas considere uma idade mínima para isso. Em caso contrário, isso pode sair como um tiro no pé.

5 – CALCULADORA

Usar a calculadora do celular ou uma portátil ao ir fazer compras também é bem inteligente do ponto de vista financeiro. O motivo é que você poderá fazer as contas para fazer se aquela promoção do “compre 2 e pague 1” ou qualquer outra realmente está fazendo sentido.

A calculadora também vai servir para quem gosta de comprar produtos que não sejam perecíveis em atacado. Porque isso realmente funciona. Um bom exemplo, são os detergentes, que são vendidos em pacotes com 6 unidades e sai mais barato para muitas famílias.

6 – PROMOÇÕES

Ficar de olho nas promoções também é uma boa pedida. E claro que você vai usar a calculadora para saber a veracidade da promoção. Portanto, considere que muitas delas são verdadeiras e válidas. Ainda mais quando se pensa em descontos no frete.

Ou para compras em maiores quantidades ou ainda para pagamentos à vista e no boleto. Além disso, a maioria dos sites dão descontos progressivos, sendo que quanto mais você compra mais você ganha de desconto. No entanto, lembre-se de só comprar o que precisa, ein.

7 – CAIXA

A última das dicas para entender, de uma vez por todas, como evitar compras por impulso é você sempre analisar a compra que fez olhando a passagem dos produtos no caixa. Isso não vai te ajudar diretamente a evitar o consumo, mas vai colaborar para que não gaste demais.

Assim sendo, pode ser que você tenha feito a lista de compras, escolhido o mercado mais econômico para você e buscado as melhores promoções, no entanto, se o caixa não ler o preço correto, você vai estar pagando algo a mais e mais caro. Então, tome esse cuidado.

como evitar compras por impulso

O controle do gasto por impulso

Para fechar esse conteúdo sobre como evitar compras por impulso, considere que as dicas acima são bem valiosas e dão certo, conforme os especialistas. Logo, a partir desse consumo mais consciente e de um planejamento financeiro você estará apto a começar a enriquecer.

Se você é alguém que ainda está bastante descontrolado, sabe o que pode fazer? Uma ideia muito usada é separar uma parte do salário para esses gastos mais consumistas, se podemos falar assim. Então, assim que receber o salário faça isso e você terá um limite de gastos.

Com o passar do tempo, você vai ver que pode diminuir esse gasto, afinal, é um consumo que nem sempre é necessária. A ideia vale a pena a partir do momento que você começa por cortar o gasto aos poucos – até que consiga eliminar ele da sua vida.

Não há posts para exibir