Descubra como escolher um financiamento de um carro para você

ANÚNCIO

Na hora de comprar um carro novo ou um carro mais novo, você considera a possibilidade de fazer uma compra parcelada, não considera? Por isso, saiba que existem vários tipos e opções no mercado. Então, vamos entender como escolher um financiamento de carro ideal.

Até mesmo porque essa escolha vai ser importante para os próximos anos da sua vida, não é mesmo? A parcela do financiamento é mensal e vai percorrer todos os meses seguintes até o fim do contrato que foi feito.

ANÚNCIO

Agora, você sabe quais são os pontos, ou melhor as perguntas, que você deve fazer para si mesmo para ter uma escolha mais assertiva? A gente vai te ajudar com isso agora mesmo. Continue lendo para estar mais preparado.

Eu preciso fazer um financiamento?

A primeira pergunta é saber se você realmente precisa fazer um financiamento. E não que o financiamento seja ruim porque isso vai depender da sua atual situação financeira. Mas, do ponto de vista das finanças, o financiamento não é tão indicado.

Isso porque no financiamento você paga juros. Diferente do fato de você comprar à vista, onde você tem até mesmo um descontinho. Agora, é claro que nem sempre vai dar para comprar um carro à vista, né. Afinal, é um bem de alto valor, o que dificulta as coisas.

ANÚNCIO

Assim, a nossa primeira dica é você fazer uma análise bem crítica sobre a importância de trocar de carro ou comprar um carro novo agora. E as possibilidades de comprar à vista. Se não tiver como e for mesmo importante, o financiamento pode ser a sua chance.

Quais as outras formas de comprar parcelado?

O financiamento de veículos é uma das modalidades de crédito que os bancos e as instituições financeiras disponibilizam no mercado. Por outro lado, você sabia que também existem outras formas de comprar parceladamente?

Por isso, o consórcio é uma delas. É claro que é um modelo financeiro diferente. Ainda assim, se você não tem tanta pressa para ter o carro logo, o consórcio pode ser indicado também porque ele não tem a taxa de juros, apesar de ter a taxa administrativa.

Além do financiamento e do consórcio, a gente fica sem muita opção para a compra de um veículo no nosso país. Sendo que a terceira forma é a compra à vista, só que isso não quer dizer algo como “comprar e pagar em parcelas”, né.

Agora, se você tem pressa para comprar um carro e não tem dinheiro à vista, aí sim o financiamento vai continuar sendo a sua melhor opção.

Você conhece os financiamentos de carro do país?

Descubra como escolher um financiamento de um carro para você

Uma próxima pergunta que a gente pode fazer para responder a pergunta sobre como fazer para escolher um financiamento tem a ver com os próprios financiamentos. Afinal, não é só no banco que você pode encontrar esse produto.

Você sabia que muitas empresas também possibilitam esse tipo de crédito? Os bancos são os maiores deles com certeza. Agora, também existem outras instituições financeiras, que são autorizadas pelo Banco Central, que tem o financiamento como carro chefe, literalmente.

Uma boa ideia é você sair do seu quadrado, que é o seu banco, e procurar esse produto em outros lugares também. Aliás, hoje em dia, até mesmo bancos menores têm produtos como esse diferenciados. E o fato dele ser menor pode significar menores taxas, também.

O importante é você sempre buscar um lugar que tenha autorização para fornecer produtos financeiros, tais quais o financiamento de carros, por exemplo.

Conheça 5 dicas financeiras para comprar um carro usado no financiamento

Como saber quanto se vai pagar em um financiamento?

Temos aqui mais uma pergunta bem interessante. Você sabe qual é o valor da parcela que você vai pagar no seu financiamento de carro? Aliás, você sabe qual é a taxa de juros desse tipo de produto? Isso vai ser importante para você tomar uma boa decisão, né.

Então, nessa dica a gente vai falar sobre a simulação do financiamento. Esse é um processo que quase sempre é oferecido de forma gratuita e isso significa que você não paga nada para saber qual vai ser o valor da sua parcela a ser paga mensalmente.

Na simulação, que pode ser online também, você vai ver não só o valor da parcela, como também as taxas de juros que são praticadas, o prazo de pagamento, a data de vencimento da primeira parcela, o valor de entrada, etc.

Logo, em resumo, jamais feche um acordo ou assine um contrato sem antes fazer a sua simulação o Banco Central, inclusive, garante que toda instituição deve fornecer essas informações para os consumidores antes que eles assinem o contrato.

Descubra como escolher um financiamento de um carro para você

Como escolher o financiamento de um carro

Para terminar, a gente vai ver que não é tão complicado assim escolher aquele que vai ser o financiamento de veículos ideal para você. Se você segue todas as dicas acima já vai ter uma boa ideia para uma tomada de decisão mais assertiva.

Lembre-se, portanto, de seguir a ordem também. Primeiro, você vê se o financiamento é a sua melhor escolha. Depois, conhece as opções de compra parcelada. Aí, estuda quais os financiamentos que existem no mercado. E, por último, simula o produto.

Seguindo essas dicas, você, com certeza, vai ter uma ideia muito melhor do que é o melhor para você. E ver que como é simples como escolher um financiamento de um carro. Isso tem a ver não apenas com conhecer o valor das parcelas, mas também com saber se esse é o momento certo para você comprar um carro, seja novo ou usado.

ANÚNCIO