Aprenda como economizar energia em casa com 7 dicas surpreendentemente fáceis

ANÚNCIO

Uma pequena mudança de comportamento pode resultar em uma boa economia financeira par você. Se você dúvida disso, então, saiba que esse texto foi feito para você. A ideia é que você comece a praticar essas 7 dicas e descubra como economizar energia em casa.

Ah, se você ainda não acredita, então, faça o teste. Comece a praticar essas 7 dicas hoje mesmo e depois de 3 meses você faça a conta dos gastos da energia em casa e compara com os últimos 90 dias. Com certeza, o seu gasto será menor.

ANÚNCIO

O motivo é bem simples: infelizmente, a gente acaba levando a vida no piloto automático. Assim, esquecemos de tirar os aparelhos da tomada ou fazer a limpeza do ar-condicionado, entre outras coisas, que na soma resultam em gastos excessivos da energia.

1 – Tire os aparelhos elétricos da tomada

Como a gente se prontificou a citar as dicas que realmente são fáceis, então, vamos começar com essa daqui que chega até ser boba de tão simples que é. Obviamente, se você não está usando o aparelho eletrônico ou qualquer outro, tire ele da tomada.

Isso porque, mesmo que não pareça, a gente gasta energia quando o aparelho está conectado na tomada, ainda que esteja desligado. É o caso de todos eles: TV, cafeteiras, micro-ondas, fornos elétricos e por aí vai – a lista é bem extensa.

ANÚNCIO

Inclusive, não podemos deixar de falar dos celulares. Você tem a mania de deixar o carregador lá o tempo todo, na tomada? Esse pode ser um erro grotesco se você está pensando em economizar dinheiro na conta de energia, viu.

2 – Opte pelos aparelhos com selo Procel

Para que você não fique com dúvidas sobre o que estamos falando, vamos trazer aqui a definição mais objetiva: o selo Procel é uma ferramenta que permite ao consumidor conhecer os equipamentos mais eficientes, ou seja, que consomem menos energia.

Considere essas 5 atitudes para economizar dinheiro com a conta do celular

Então, vai funcionar assim: quando for comprar um novo equipamento ou aparelho, você vai perguntar e analisar o selo Procel. Obviamente, quanto melhor ele for, mais econômico será para você. Isso vale muito a pena, também. Ainda mais em ar-condicionado e geladeiras.

3 – Use as lâmpadas de LED

Outra dica mágica, de tão fácil que é, sobre como economizar energia em casa é aquela que diz sobre usar lâmpadas de LED. E você pode ir fazendo isso todas as vezes que tiver que comprar uma lâmpada nova.

No começo, até pode parecer que isso vai sair mais caro – porque elas custam mais caro mesmo. No entanto, com o tempo, elas duram mais. Além de que consomem menos energia. Então, você economiza duas vezes: na durabilidade e no consumo de energia.

Na comparação, anote aí: uma lâmpada fluorescente dura em média 10 mil horas. Já as incandescentes duram 1 mil horas. Enquanto que as de LED duram até 50 mil horas.

4 – Evite colocar alimentos quentes na geladeira

Temos agora uma dica de ouro, que vem lá dos tempos antigos, mas que pouca gente considera – mesmo sendo eficiente. E para que você entenda porque você deveria pensar nisso, vamos dar uma explicação teórica.

Quando você coloca um alimento quente na geladeira, o sensor de temperatura (chamado de termostato) trabalha mais porque entende que a geladeira tem que voltar a temperatura normal, que é gelada. Então, esse esforço a faz gastar mais energia, obviamente.

Conheça 3 dicas para fazer o reaproveitamento de alimentos e economizar

Resumindo a lógica: evite colocar alimentos quentes na geladeira e evite, também, ficar abrindo-a sem necessidade porque a explicação é a mesma – a geladeira se esforça mais para voltar a temperatura normal.

5 – Use a máquina de lavar menos vezes

É claro que você vai discorda dessa outra dica para aprender como economizar energia em casa. Porém, calma lá. O que queremos dizer é que você não precisa ligar a máquina para lavar algumas peças de roupa. A dica é simples: espere juntar mais.

Quanto menor for o número de ciclos da máquina, mais econômica ela será. Sem contar que você ainda vai economizar nos produtos, como amaciantes e sabão.

E tem outra coisa: se a sua máquina tem aquela função de reutilizar água, então, aprenda a usar isso a seu favor. Nesse caso, não se fala tanto em economizar energia, mas sim água, o que também gera custos para você, não é mesmo?

6 – Passe roupas menos vezes na semana

Sobre passar roupas, a gente tem várias dicas. Uma delas foi dada lá em cima, quando falamos em tirar o aparelho da tomada quando não estiver usando. Outra é sobre comprar aqueles com selo Procel. E agora vem mais uma.

Saiba como economizar dinheiro com as tarifas bancárias

A ideia é a mesma da máquina de lavar: quanto menos você ligar e usar o aparelho, mais econômico ele será. Ainda mais o ferro de passar roupas, que tem uma potência muito alta e isso consome mais energia. Opte por passar roupas menos vezes possível, na semana.

7 – Faça a manutenção do ar-condicionado

Essa dica talvez não sirva para todos os nossos leitores. Mas, você pode substituir a palavra “ar-condicionado” por outra, como “geladeira”, por exemplo. Isso porque a ideia é que você faça a manutenção dos aparelhos para evitar o uso errado dele.

No caso do ar-condicionado, a não limpeza gera acúmulo de “poeira” e isso faz o aparelho trabalhar mais, se esforçar mais. Logo, o gasto de energia aumenta. Ainda mais em equipamentos como esse, que já tem um histórico de gastar muito.

ANÚNCIO