Aprenda como economizar energia em casa com 7 dicas surpreendentemente fáceis

Uma pequena mudança de comportamento pode resultar em uma boa economia financeira par você. Se você dúvida disso, então, saiba que esse texto foi feito para você. A ideia é que você comece a praticar essas 7 dicas e descubra como economizar energia em casa.

Ah, se você ainda não acredita, então, faça o teste. Comece a praticar essas 7 dicas hoje mesmo e depois de 3 meses você faça a conta dos gastos da energia em casa e compara com os últimos 90 dias. Com certeza, o seu gasto será menor.

O motivo é bem simples: infelizmente, a gente acaba levando a vida no piloto automático. Assim, esquecemos de tirar os aparelhos da tomada ou fazer a limpeza do ar-condicionado, entre outras coisas, que na soma resultam em gastos excessivos da energia.

1 – Tire os aparelhos elétricos da tomada

Como a gente se prontificou a citar as dicas que realmente são fáceis, então, vamos começar com essa daqui que chega até ser boba de tão simples que é. Obviamente, se você não está usando o aparelho eletrônico ou qualquer outro, tire ele da tomada.

Isso porque, mesmo que não pareça, a gente gasta energia quando o aparelho está conectado na tomada, ainda que esteja desligado. É o caso de todos eles: TV, cafeteiras, micro-ondas, fornos elétricos e por aí vai – a lista é bem extensa.

Inclusive, não podemos deixar de falar dos celulares. Você tem a mania de deixar o carregador lá o tempo todo, na tomada? Esse pode ser um erro grotesco se você está pensando em economizar dinheiro na conta de energia, viu.

2 – Opte pelos aparelhos com selo Procel

Para que você não fique com dúvidas sobre o que estamos falando, vamos trazer aqui a definição mais objetiva: o selo Procel é uma ferramenta que permite ao consumidor conhecer os equipamentos mais eficientes, ou seja, que consomem menos energia.

Considere essas 5 atitudes para economizar dinheiro com a conta do celular

Então, vai funcionar assim: quando for comprar um novo equipamento ou aparelho, você vai perguntar e analisar o selo Procel. Obviamente, quanto melhor ele for, mais econômico será para você. Isso vale muito a pena, também. Ainda mais em ar-condicionado e geladeiras.

3 – Use as lâmpadas de LED

Outra dica mágica, de tão fácil que é, sobre como economizar energia em casa é aquela que diz sobre usar lâmpadas de LED. E você pode ir fazendo isso todas as vezes que tiver que comprar uma lâmpada nova.

No começo, até pode parecer que isso vai sair mais caro – porque elas custam mais caro mesmo. No entanto, com o tempo, elas duram mais. Além de que consomem menos energia. Então, você economiza duas vezes: na durabilidade e no consumo de energia.

Na comparação, anote aí: uma lâmpada fluorescente dura em média 10 mil horas. Já as incandescentes duram 1 mil horas. Enquanto que as de LED duram até 50 mil horas.

4 – Evite colocar alimentos quentes na geladeira

Temos agora uma dica de ouro, que vem lá dos tempos antigos, mas que pouca gente considera – mesmo sendo eficiente. E para que você entenda porque você deveria pensar nisso, vamos dar uma explicação teórica.

Quando você coloca um alimento quente na geladeira, o sensor de temperatura (chamado de termostato) trabalha mais porque entende que a geladeira tem que voltar a temperatura normal, que é gelada. Então, esse esforço a faz gastar mais energia, obviamente.

Conheça 3 dicas para fazer o reaproveitamento de alimentos e economizar

Resumindo a lógica: evite colocar alimentos quentes na geladeira e evite, também, ficar abrindo-a sem necessidade porque a explicação é a mesma – a geladeira se esforça mais para voltar a temperatura normal.

5 – Use a máquina de lavar menos vezes

É claro que você vai discorda dessa outra dica para aprender como economizar energia em casa. Porém, calma lá. O que queremos dizer é que você não precisa ligar a máquina para lavar algumas peças de roupa. A dica é simples: espere juntar mais.

Quanto menor for o número de ciclos da máquina, mais econômica ela será. Sem contar que você ainda vai economizar nos produtos, como amaciantes e sabão.

E tem outra coisa: se a sua máquina tem aquela função de reutilizar água, então, aprenda a usar isso a seu favor. Nesse caso, não se fala tanto em economizar energia, mas sim água, o que também gera custos para você, não é mesmo?

6 – Passe roupas menos vezes na semana

Sobre passar roupas, a gente tem várias dicas. Uma delas foi dada lá em cima, quando falamos em tirar o aparelho da tomada quando não estiver usando. Outra é sobre comprar aqueles com selo Procel. E agora vem mais uma.

Saiba como economizar dinheiro com as tarifas bancárias

A ideia é a mesma da máquina de lavar: quanto menos você ligar e usar o aparelho, mais econômico ele será. Ainda mais o ferro de passar roupas, que tem uma potência muito alta e isso consome mais energia. Opte por passar roupas menos vezes possível, na semana.

7 – Faça a manutenção do ar-condicionado

Essa dica talvez não sirva para todos os nossos leitores. Mas, você pode substituir a palavra “ar-condicionado” por outra, como “geladeira”, por exemplo. Isso porque a ideia é que você faça a manutenção dos aparelhos para evitar o uso errado dele.

No caso do ar-condicionado, a não limpeza gera acúmulo de “poeira” e isso faz o aparelho trabalhar mais, se esforçar mais. Logo, o gasto de energia aumenta. Ainda mais em equipamentos como esse, que já tem um histórico de gastar muito.

Não há posts para exibir