Saiba como economizar dinheiro todo mês com 5 coisas que aprendemos na pandemia

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Logo, isso nos leva a pensar em medidas de isolamento, entre tantas outras coisas. O resultado do novo vírus foi desastroso em vários sentidos. Porém, também pode ter nos ensinado como economizar dinheiro todo mês.

Será que isso aconteceu com você também? Bom, se você começou a assinar algum serviço de streaming, costurou roupas antigas, aprendeu pratos novos ou fez compras online, então, podemos dizer que sim. Abaixo, nós falaremos de cada um desses itens.

Curiosamente, saiba que não estamos “passando por cima” da pandemia ou da Covid-19, que tornou o ano difícil e triste para muita gente. De todo modo, a gente sempre pode ver motivos para aprender algo novo. Afinal, a mudança exige isso. Então, esse é o foco da matéria.

1 – Os serviços de streaming

Desde o surgimento da internet, a gente tem visto que ela pode nos dar muitas vantagens financeiras. Mais tarde, com as redes sociais e os canais de comunicação. Mais recentemente, com os serviços de streaming, que se tornaram ainda mais viáveis durante a pandemia.

Ué, mas como economizar dinheiro todo mês com os serviços de streaming? Na verdade, se você parar e observar vai ver que durante esse tempo a gente não pode ir até o cinema, não é mesmo? Pouco em lugares que tocam música ao vivo, também.

O resultado disso tudo foi a atenção maior para as lives e também o aumento do número de assinantes de serviços de filmes, músicas, livros etc.

Ou seja, vai dizer que você nunca notou que assinar o Netflix vai sair mais barato do que ir no cinema? Ou que o Kindle é mais econômico que comprar livros físicos? Tudo isso faz sentido e foi provado nos últimos meses.

2 – Os cupons de descontos

A próxima coisa que aprendemos durante a pandemia, que tem tudo a ver com o nosso orçamento financeiro, é sobre os cupons de descontos. Nesse caso, a gente está falando especificamente das compras online. Inclusive, elas tiveram aumento nesses meses.

De todo fato, considere o e-commerce, as compras online, os cupons de descontos e toda economia que isso pode gerar e gerou. Aliás, também foi comum ouvirmos que as pessoas aprenderam os benefícios desse tipo de compra. Você não ouviu?

Só para concluir o tópico, vamos considerar o que são os cupons de desconto, né. Basicamente, são códigos que são gerados e que podem dar vantagens para quem compra. Por exemplo, você pode conseguir um frete grátis ou 10% de desconto em compras, etc.

3 – A customização das roupas

Mais uma coisa que muita gente aprendeu na pandemia e que significou muito para o bolso foi sobre customizar peças de roupas. Inclusive, muita gente queria fazer isso antes, porém, não tinham tempo. Agora, durante esses meses de isolamento, tiveram a oportunidade.

Curiosamente, saiba que não são somente as costureiras profissionais que conseguem isso. Se você dispõe de tempo e força de vontade para aprender, mesmo que não tenha uma máquina de costura, dá para criar novas peças a partir das que você tem em casa. Já pensou nisso?

Além de tudo, esse é um ponto muito interessante para o meio ambiente. Afinal, ainda que sejam peças que usam recursos renováveis, saiba que as roupas customizadas podem ser usadas novamente, evitando a comercialização de novas peças.

Trata-se de um consumo cíclico, que tem feito toda a diferença no mundo inteiro.

4 – O reaproveitamento dos alimentos

Mais uma resposta para quem se pergunta como economizar dinheiro todo mês, com dicas que vieram ou foram reforçadas da pandemia, é sobre a alimentação. Quer ver um exemplo? Diga você mesmo: como foi a sua experiência na cozinha durante a pandemia?

Muito provavelmente, você vai falar sobre algumas novas experiências, como a criação de um prato novo ou mesmo o reaproveitamento dos alimentos. Essas são coisas que dificilmente aconteciam antes pela falta de tempo ou ideia.

Mas, nos últimos meses, muita gente buscou no Youtube dicas de como reaproveitar as bananas que estão maduras demais ou o arroz que sobrou do almoço de ontem. E você, também teve ideias assim, que foram incríveis no paladar e no bolso?

5 – Os cursos online e gratuitos

Para fechar as nossas dicas, que tal considerar a opção do estudo à distância. É claro que essa já era uma tendência que vinha crescendo há anos. No entanto, como houve medidas que proibiram os estudantes de irem para as escolas, essa ideia se tornou a alternativa.

Por isso, muita gente também viu que dá sim para encontrar bons cursos para fazer de casa. Aliás, alguns são gratuitos, o que prova que nem tudo que é de graça é ruim, não é mesmo? Do mesmo modo, saiba que na área de finanças temos vários desses cursos.

Nós já até fizemos algumas matérias falando disso, relembre:

E você, o que aprendeu nessa pandemia sobre finanças?

como economizar dinheiro todo mês

Muito além dos cursos e das dicas acima, pode ser que você também tenha aprendido outras coisas durante esses meses que agregou valor à sua vida financeira. Se isso aconteceu, conte abaixo. Será que você descobriu uma nova forma de ganhar dinheiro, por exemplo? Deixe o seu testemunho e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo.