SPC Brasil ensina como economizar dinheiro no dia a dia

ANÚNCIO

O SPC Brasil é um dos órgãos financeiros mais temidos do país. Junto com o Serasa, ele é conhecido por “sujar” o nome das pessoas que estão devendo no mercado. No entanto, dá para aprender como economizar dinheiro no dia a dia com o SPC.

Isso porque o que pouca gente sabe é que esse órgão também é responsável por investir na educação financeira. Assim, o SPC Brasil faz isso através de artigos, conteúdos, vídeos. E em um dos artigos que foi publicado recentemente tem dicas muito legais sobre como economizar.

ANÚNCIO

Inclusive, o próprio órgão avalia que “algumas atitudes simples do dia a dia podem garantir uma grande redução nas despesas mensais, auxiliando no equilíbrio das contas e do orçamento da família”. Por isso, vamos logo às dicas de hoje.

COMPRAS NO SUPERMERCADO

O SPC começa dizendo que as compras no supermercado podem ser diminuídas. E isso vai representar uma boa economia de dinheiro. Mas, a pergunta se que faz é como fazer essa economia ao ir no supermercado, que representa um grande gasto no orçamento?

A dica é fazer uma listinha de produtos que são essenciais para a sua sobrevivência e da sua família. “Isso ajuda a você comprar apenas o que é necessário”. Além disso, não é uma boa ideia ir no mercado com fome porque isso te força a comprar por impulso.

ANÚNCIO

Ainda sobre as compras no supermercado, o SPC fala em ficar atento às promoções e ofertas, mas sempre comparar os preços entre as marcas. Já quando se chega em casa, o ideal é averiguar as datas dos produtos de validade que já estão lá e colocar na frente da dispensa.

REFEIÇÕES NOS RESTAURANTES

Tem também dicas de economia para quem gosta de comer em restaurantes. A primeira delas é para falar que sempre tem aquele lugar que oferece pratos e bebidas mais em conta. “Pesquisa porque na hora de pagar a conta, isso fará diferença”.

Além disso, dá também para pesquisar os preços online hoje em dia. Inclusive, não há problemas em ligar e perguntar o valor dos pratos, das promoções, etc. É mais legal fazer isso antes e saber se é uma boa ir até aquele estabelecimento ou não.

Para fechar o tópico dos restaurantes, considere que o SPC fala que é uma boa ideia chamar parentes e amigos para reuniões em casa. “Sempre fica mais em conta”.

Economizar dinheiro sem enlouquecer – Nubank ensina nesse passo a passo

GASTOS COM LAZER E CULTURA

Agora, tem mais dicas sobre como economizar dinheiro no dia a dia. No entanto, dessa vez vamos falar sobre aqueles gastos que sempre acabam sendo maiores do que a gente imaginava, né: o lazer e a cultura.

O SPC avalia que ir aos cinemas durante a semana é bem mais barato. Além do mais, ficar de olhos nas promoções que aparecem nos jornais e na internet também pode ser importante para se gastar menos com eventos. “Sempre há atividades gratuitas”.

PAGAMENTO DOS ESTUDOS

Outra dica vem com um assunto que também mexe muito com os brasileiros. Inclusive, a educação é vista por muita gente como prioridade. Assim sendo, tem quem pague altos valores mensais em cursos de graduação, nas chamadas faculdades ou universidades.

Então, nesse caso, uma das dicas de como economizar dinheiro no dia a dia tem a ver com isso. Mas, não necessariamente com a parcela da mensalidade e sim com o transporte até lá. “Divida com os amigos o transporte até a faculdade”.

Porém, sobre as parcelas, o SPC fala que dá para aproveitar as várias modalidades de financiamento que o Brasil tem disponível para os estudantes do ensino superior. “Há bolsas de estudos para pessoas mais carentes”.

CONSUMO EM LOJAS

Para fechar a lista, a gente não poderia de citar a última dica do SPC Brasil, que tem a ver com as compras que são feitas em lojas de tudo quanto é produto. Pode ser de roupas, eletrônicos, produtos para casa, etc.

E o órgão é bem radical quanto a isso. “Em situações essenciais, procure liquidações”. Aliás, a frase ainda vem com um reforço, que diz que “o ideal é quitar as dívidas antes de comprar qualquer produto que seja, mesmo que ele seja uma oportunidade única”.

Inclusive, isso faz todo sentido porque a gente tem o péssimo hábito de querer aproveitar todas as promoções que existem no país, né. É só vermos “promoção”, “desconto”, “parcelamento exclusivo”, que a gente já quer comprar. Mas, isso não é saudável para o seu orçamento.

Onde saber mais sobre as dicas do SPC Brasil

Se você ficou curioso com essa nova atuação do SPC Brasil, que é a de trazer educação financeira com qualidade para as pessoas, saiba que dá para acessar a plataforma da empresa e ver todas as notícias que são publicadas lá.

As notícias e conteúdos informativos são gratuitos. Você só tem que ficar atento para o fato de que existem programas e serviços que são pagos. Por exemplo, o SPC Avisa, o Monitoramento do CPF, o Cadastro Positivo, o Meu Bolso Feliz. E você não tem que assinar se não tiver interesse.

Por outro lado, quanto aos conteúdos de informação, eles valem muito a pena. E não apenas por que são gratuitos. Mas, por que podem nos ajudar a sermos mais realistas com as nossas contas e com o nosso dinheiro.

Exatamente com o mesmo efeito que tem essa matéria que você acabou de ler.

ANÚNCIO