Aprenda como descascar um ovo cozido em 3 segundos

ANÚNCIO

Atualmente, o ovo é um dos alimentos mais versáteis que existe no mundo – além de ser um dos mais ricos em nutrientes também. No entanto, nem todo mundo tem facilidade em lidar com ele. Neste artigo, você vai aprender como descascar um ovo cozido.

Pode parecer até bobagem, mas com essas dicas você vai ver como a vida pode ser mais simples. Ou vai dizer que você nunca teve problema em tentar descasar o ovo e acabou tendo uma enorme dor de cabeça ou ficando com raiva por não ter sucesso?

ANÚNCIO

Se você estiver em um dia ruim, sem muita sorte, pode ser que a casca fique aderida ao ovo e você tenha problemas ao tirá-la. Ou então pode ser que você leve bastante tempo para fazer essa atividade, que é bem simples.

Para quem não quer ver um ovo amassado ou estropiado, esse truque é uma ótima ideia. Afinal de contas, você vai ver que descascar um ovo nunca foi tão fácil em toda a sua vida.

O truque para descascar um ovo em 3 segundos

Para quem está tendo problemas em descascar os ovos que estão cozidos ou acha que está perdendo muito tempo com isso, o truque vai ser uma mão na roda. Sendo assim, por mais que você leia dicas interessantes (como esperar o ovo esfriar), esse truque vai surpreender.

ANÚNCIO

Para praticar, você vai precisar de 1 copo e o ovo cozido. Depois, basta adicionar um pouco de água da torneira mesmo e fazer a mágica acontecer. O segredo está no chacoalhar do copo e em 3 segundos a casca será removida.

Se você não entendeu bem como é essa técnica, melhor ver o vídeo abaixo, que explica.

Mas, se você não se conteve com esse método que ensina como descascar um ovo cozido não se preocupe que a gente tem outras dicas aqui também. Fizemos uma seleção das melhores que são indicadas na internet – e com certeza, você vai gostar de uma delas. Leia.

Como descascar um ovo cozido de outro jeito?

Para quem não gostou do truque do copo de água, que dura apenas 3 segundos, vamos trazer aqui outras ideias que também são simples. Confira cada uma delas. Ah, se você tiver um novo macete para descascar os ovos cozidos que não está aqui no texto, comente abaixo.

Usando rodela de limão

Uma das dicas que fazem sentido e encontramos na internet usa uma única rodela de limão. Basicamente, o que você tem que fazer é adicionar uma rodela de limão na água durante o cozinho dos ovos ou do ovo.

Aliás, a dica que encontramos ainda traz uma segunda alternativa: “se você não tem limão em casa, adicione uma colher de café de bicarbonato de sódio”. E o resultado parece ser impressionante: os ovos ficam mais fáceis de serem descascados.

Se você achou isso meio doido demais, saiba que tem uma explicação: o bicarbonato de sódio eleve o pH da clara do ovo e isso faz com que ela grude menos na membrana da casca do ovo.

Depositando os ovos na água fria

Outra técnica muito conhecida, que vem de tempos antigos, é sobre adicionar os ovos recém-cozidos em uma tigela com água fria – inclusive, a dica é que essa tigela esteja com cubos de gelo também.

E isso também tem uma explicação cientifica que explica o sucesso: a água fria faz com que o ovo se contraia dentro da casca. Assim sendo, cria-se um espaço para facilitar o descascamento do alimento.

Rachando a casca em cada ponta

Tem ainda a técnica de rachar a casca do ovo – isso deve ser feito em cada uma das pontas dele. Nesse truque, você também deve seguir os passos citados acima, que é o de esfriar os ovos recém-cozidos na água fria.

Então, você remove ele da tigela e bate com firmeza nas extremidades. Dá para fazer isso na pia, no topo de um balcão, etc. Mas, a ideia é que você rache a casca, ok? Com essa bolha criada na extremidade também ficará mais fácil descascar o ovo.

Rolando o ovo

Ainda quer aprender outra técnica de como descascar um ovo cozido? Vamos lá. Se você não teve sucesso nas dicas acima, essa com certeza não vai falhar. Assim, você deve seguir todos os passos citados anteriormente, que são:

  • Cozinhar os ovos
  • Colocar eles (assim que terminar o cozimento) na água fria
  • Tirar da água fria e quebrar as extremidades

Após fazer isso, você deve deixar o ovo deitado na pia, com as extremidades para os lados. Então, você coloca a palma da mão sobre ele e role para cima e para baixo. Faça isso com firmeza e a pressão da sua mão vai rachar o restante da casca.

Usando uma colher

Tem como descascar o ovo usando uma colher também. Assim sendo, siga os passos que você já conhece (cozinhar ovos, colocar na água fria e quebrar as extremidades). Então, após isso é só ir inserindo a ponta da colher, aos poucos, no começo da rachadura.

Então, você vai envolvendo o ovo com a colher. Isso fará com que a casca desgrude facilmente.

como descascar um ovo cozido

Bônus – os cuidados no cozinho do ovo

O que todas as técnicas têm em comum é que recomendam que você tome alguns cuidados durante o cozimento do alimento. Sendo assim, para além de aprender como descascar um ovo cozido, o indicado é saber como cozinha-los.

E isso é bem fácil: além da rodela de limão e do bicarbonato de sódio, você também pode adicionar uma colher de sal na água que será fervida com os ovos. Tudo isso ajuda a impedir que o ovo vaze caso quebre e depois facilita no descascamento.

Veja como manter a casa fria sem ar-condicionado com esse truque

Outra coisa é nunca ferver os ovos demais porque isso pode fazer a casca grudar, pela parte de dentro, no ovo. Além do mais, não esqueça que os ovos cozidos podem ser mantidos na geladeira por 5 dias que não estragam.

Então, dá para cozinhar vários de uma só vez. Mas, você deverá descasca-los somente quando for usá-los. Porque após descascados, eles devem ser consumidos no mesmo dia.

ANÚNCIO