Descubra como conseguir dinheiro para a entrada do imóvel nessas 5 dicas

ANÚNCIO

Você tem aquele grande sonho de comprar a casa própria? Pode ser apartamento, um terreno maior, um sobrado, etc. O problema, geralmente, é falta de dinheiro para começar esse investimento. Sendo assim, vamos estudar como conseguir dinheiro para a entrada do imóvel.

Inclusive, atualmente, o financiamento é a forma mais usada para comprar imóveis no país. Por isso, as pessoas sempre simulam a compra em bancos grandes, como a Caixa Econômica. Outra coisa é que dá para contar com as vantagens do programa Minha Casa Minha Vida.

ANÚNCIO

Bom, mas voltando ao tema central da matéria, saiba que temos aqui 5 dicas muito fáceis e reais para quem quer juntar dinheiro para dar a entrada no imóvel.

Como conseguir dinheiro para a entrada do imóvel

Resumindo toda a ideia, saiba que não temos alternativa mais viável do que falar sobre poupar dinheiro para a realização desse sonho, da casa própria. Até mesmo porque a entrada nunca é menos do que 10%. Geralmente, fica em 20%. Mas, em alguns casos é até maior que isso.

Sendo assim, vamos às dicas para conseguir o dinheiro para esse pagamento inicial.

ANÚNCIO

1 – As refeições fora de casa

A gente não vai ficar simulando o tamanho do rombo que você pode ter com o simples fato de comer fora de casa todos os dias ou vários dias. Isso não quer dizer que você não possa comer pizza aos sábados ou jantar com a família na sexta, etc.

Pode sim. O que nós estamos falando é sobre você ter um limite ou consciência na hora de fazer isso, ok? Ah, inclusive, o mesmo vale para quem pede muito iFood ou qualquer outro delivery (comida entregue em casa). Isso também custa mais caro.

Assim, a comparação deve ser feita considerando que cozinhar em casa (ou seja, fazer a própria comida) vai sair mais barato. Além de ser mais saudável, na maioria das vezes. E como a gente não vai fazer as contas, sugerimos que você mesmo faça isso agora.

2 – Os alimentos não nutritivos do mercado

Hoje mesmo a gente falou sobre como diminuir as despesas do mercado evitando comprar 5 coisas que não agregam em nada a sua vida. Por exemplo, falamos de doces, enlatados, embutidos, entre outros.

Isso também é uma forma de economia porque você gasta menos no mercado. Então, você pode usar o dinheiro economizado para várias coisas, como para formar a poupança para dar a entrada no apartamento ou na casa própria.

Ah, para entender mais dos detalhes desse tipo de economia no mercado, leia a matéria.

3 – O uso excessivo do cartão de crédito

O cartão de crédito também é um verdadeiro vilão do orçamento – e sempre foi. O problema não está na forma de pagamento parcelada. Mas, sim no uso inconsciente do cartão. Isso porque tem gente que acha que a conta não precisa ser paga e não é assim que funciona.

Ao contrário, a gente só posterga o pagamento. E, pior do que isso, pode ser que as parcelas se somem tanto que acumuladas representem um grande gasto. O que acontece em seguida? A pessoa não consegue honrar com as parcelas e se endivida.

Em resumo, isso acontece muito na vida dos brasileiros. Por isso, se há uma boa recomendação para quem quer poupar dinheiro, essa dica é sobre guardar o cartão em uma gaveta e trancá-la. Isso também se resume em: se não tem dinheiro em mãos, não compre.

4 – As compras por impulso e equivocadas

Você sabe aquelas compras que a gente faz e logo se arrepende? Considere ser mais uma forma de como conseguir dinheiro para a entrada do imóvel. O motivo é que isso representa um grande gasto na vida de muita gente. E não tem motivos para acontecer.

A gente tem que estudar mais sobre o fator “psicológico” da coisa. Ou seja, por que a gente compra coisas sem que tenhamos a necessidade do uso? Geralmente, trata-se de compras por impulso. Afinal, quem é que não gosta de comprar uma promoção imperdível?

Então, comece a pensar mais nisso para ter um orçamento financeiro mais justo.

5 – Os gastos não essenciais e supérfluos

Por fim, a nossa última dica é sobre os gastos que não são essenciais. A gente também fez uma matéria falando disso: “Reconheça esses 5 gastos que podem ser cortados da sua vida ainda este ano”.

Nesse conteúdo, a gente fala sobre coisas que a gente paga e nem usa, sabe? E olha que são muitas coisas. Mas, nós fizemos uma lista pequena para que você entenda sobre esses gastos supérfluos que podem estar te inibindo de juntar a entrada do financiamento.

Saiba mais sobre financiar o imóvel

como conseguir dinheiro para a entrada do imóvel

Aqui no blog a gente tem muita matéria bacana sobre o financiamento de imóveis. A gente separou algumas das principais e mais atuais para você ler e saber mais dessa modalidade de compra. Afinal, é uma oportunidade de realizar o sonho da casa própria.

Como você pode ver acima, considere que existem ótimas informações sobre o financiamento de imóveis que pouca gente conhece. Inclusive, seria interessante você saber sobre isso para fazer uma compra mais inteligente. São temas bastante importantes.

ANÚNCIO