Como aumentar os ganhos na Renda Fixa e 2 drivers que farão o Brasil render mais que outros emergentes

ANÚNCIO

Um fato importante que todo bom investidor deve saber é: para atingir altos ganhos com a Renda Fixa é preciso alongar o prazo das aplicações. Isso é possível, inclusive, sem correr riscos de um aumento inesperado da inflação.

Essa afirmação pode vir antes (ou depois) de saber que o Governo Federal fez um rápido ajuste nas taxas de juros de todos os ativos, em ação decorrente à queda da Selic, e isso deixou muitos investidores sem rumo, afinal, até quando o Banco Central vai reduzir as taxas e, então, qual a melhor aplicação financeira?

ANÚNCIO

O detalhe, de fato, fica em saber se antecipar aos fatos e tomar posições na direção certa, caso o investidor deseje ter retornos acima do normal na Renda Fixa. Para tanto, mesmo em um mercado considerado mais conservador, como esse, é preciso ser um pouco mais arrojado e técnico, com uma visão mais simplista sobre o que a Renda Fixa permite.

Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo

Assim, o que vale mesmo não é, necessariamente, aplicar o dinheiro indexado ao CDI por um prazo curto ou apostar em um prefixado, por um prazo também curto, esperando a queda, novamente, da Selic. Aliás, o mercado é arbitrado e os preços já embutem as projeções.

Qual é o segredo? Como já foi dito no início do texto, é: alongar o prazo das aplicações sem correr risco do aumento da inflação. Como? Com as aplicações indexadas ao índice de inflação, o IPCA. Esse é o conselho do especialista Luiz Rogé, que em um artigo publicado na revista Exame, comenta ainda que em uma conjuntura de redução da Selic, pode especular-se a respeita da redução da inflação ou sobre um corte maior na taxa básica de juros.

ANÚNCIO

“Para ser mais específico, deve-se prestar muita atenção na duration (duração) desses ativos. Quanto maior a duração maior é o potencial de ajuste de preço para pequenas mudanças em suas taxas de juros”.

A dica é: Um título NTNB Principal de Agosto de 2024, que tenha 7,0 a variação percentual do preço de papel não deve ser negociado por 5,59% ao ano mais a variação do IPCA, mas por 5,39% ao ano. E sim, essa variação de 0,20 ponto percentual irá aumentar o preço atual do título em cerca de 1,4%, possibilitando um ganho  muito maior.

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse título não possui fluxos periódicos de pagamento ao investidor (cupom semestral de juros). Leia Mais!

Itaú BBA cita 2 drivers que devem fazer a Renda Fixa no Brasil render mais que em outros países emergentes

Os motivos de tal otimismo são quanto ao bom momento do cenário interno (frente ao externo) e dos pares comparáveis nos mercados internacionais. O principal driver é que quanto ao fato de Donald Trump poder impor sobre o comércio global.

Como aumentar os ganhos na Renda Fixa e 2 drivers que farão o Brasil render mais que outros emergentes
Reprodução: Pixabay

Como ficam as empresas e os investimentos dos brasileiros após a posse de Donald Trump? O índice industrial Dow Jones caiu 0,14% e o Nasdaq também ficou negativo em 0,4%, já o S&P 500 teve queda de 0,27%. Isso aconteceu após Donald Trump retirar os EUA da Parceria Transpacífico (TPP), um acordo que até então era feito com mais 11 economias da região Ásia-Pacífico. Leia na íntegra!

“Em meio a este cenário externo uma normalização monetária gradual nos Estados Unidos, avaliamos que os mercados de Renda Fixa do Brasil têm vantagem comparativa vis-à-vis grandes mercados emergentes”, afirmou o relatório do banco.

Os pares internacionais também são importantes. “O forte ajuste nas contas externas brasileiras que ocorreram em 2016 e o debate das reformas fiscais em andamento contrastam com as incertezas idiossincráticas pesando sobre o México, Turquia e África do Sul”, continua o texto.

Cisne Negro: Para Larry Meyer, do Federal Reserve e do LH Meyer, o atual presidente americano é imprevisível e pode ser um verdadeiro Cisne Negro. “O Trump acha que os homens de negócios têm uma melhor visão. Acho que pode ser um bilionário. Na visão dele, se alguém ganhou tanto dinheiro é porque só pode ser esperto”.

Número de investidores do Tesouro Direto tem aumento histórico

O aumento do número de investidores ativos no Tesouro Direto em dezembro foi de mais de 19 mil, um recorde na série histórica, que superou a quantidade de 400 mil pessoas que possuem aplicações nesse tipo de investimento.

A variação é de quase 72% no último ano. Já em termos de investidores cadastrados, existem mais de 1,1 milhão de pessoas, com acréscimo de 48 mil no último mês do ano passado.

No mês, as vendas foram dos títulos públicos foram de 1,72 bilhão de reais, com um estoque que chegou à 41,1 bilhões de reais, aumento de 60,5% e outro recorde histórico.

Como aumentar os ganhos na Renda Fixa e 2 drivers que farão o Brasil render mais que outros emergentes
Reprodução: Pixabay

A dinâmica muda um pouco, mas a aplicações no Tesouro Direto podem ser feitas mensalmente, assim como acontece na poupança. Então, esse é apenas mais dos motivos para você migrar desse título bancário para o do governo. Além, claro, da rentabilidade, que é maior e da segurança, que é praticamente a mesma. Veja como Investir no Tesouro Direto mês a mês!

Os homens são a maioria (71%) e as pessoas entre 26 e 35 anos representam 42% do total de investidores. Os jovens, por outro lado, também estão investindo nessa opção, mas representam apenas 18% do total. A região Sudeste é a maior colaboradora do Tesouro, com 65% de investidores, seguida do Sul (13,5%).

O que é Tesouro Direto? Os 5 Melhores Motivos para aplicar no Investimento Mais Democrático do Brasil! egundo o site da Fazenda, o Tesouro Direto é a oportunidade que o Tesouro Nacional abre para você ter a rentabilidade de grandes investidores, a partir de 30 reais. Justamente por isso é considerado o ativo com menor risco em uma economia. Continue Lendo…

Conheça alguns dos investimentos em Renda Fixa que são mais seguros e rentáveis do que a poupança

No total são mais de 660 bilhões de reais depositados na poupança do brasileiro, segundo o Banco Central. “Poucas aplicações rendem menos que a poupança, entre elas os títulos de Capitalização e o FGTS”, comenta Roberto Indech. Para o especialista, a Renda Fixa é super indicada para qualquer perfil, mesmo porque conta com o FGC.

O que você sabe sobre o Fundo Garantidor de Crédito? Nós contamos tudo em 13 tópicos

Veja alguns exemplos! “Todos eles são emitidos por bancos médios e pequenos e têm apresentado ótimos retornos aos investidores”.

Escolhendo a Melhor Renda Fixa

  1. CDB: Título Emitido por bancos e vendidos ao investidor como forma de captação de recursos para financiar suas atividades.
  2. LCI: Título de Crédito emitido por instituições financeiras com lastro na carteira de crédito imobiliário. É isento de Imposto de Renda.
  3. LCA: Também é emitido pela instituição e tem como objetivo captar recursos para a cadeia do Agronegócio.

Continue Lendo e saiba tudo sobre Renda Fixa:

Com informações do Infomoney e Abril

ANÚNCIO