Saiba como acordar cedo com disposição para o dia a dia com essas 5 dicas

ANÚNCIO

A gente não criou este artigo para ficar falando sobre o ditado que diz que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Mas, de fato, acordar cedo é um hábito comum entre os mais ricos do mundo. Tire as suas próprias conclusões. Logo, vamos aprender como acordar cedo com disposição.

É claro que não adianta você conseguir criar o hábito de acordar cedo diariamente para ficar vendo programas engraçados de TV ou para você ficar jogando videogame ou algo do tipo. Obviamente, cabe a você tornar o seu dia mais produtivo.

ANÚNCIO

No entanto, hoje não vamos dar lição de moral. O foco do texto é mostrar como existem algumas técnicas simples e totalmente eficazes que tornam possível você acordar cedo sem ter que sofrer ou se martirizar, o que é bem comum na vida de milhões de brasileiros.

1 – Não se alimente tarde da noite

A regra número 1 vem de estudos e pesquisas. Portanto, é algo que podemos citar como “cientificamente comprovado”. Sendo assim, a alimentação saudável vai estar junto com a sua rotina de acordar cedo. E um bom começo é evitar comer muito tarde, antes de se deitar.

Logo, a recomendação é que você tenha um mínimo de 2 horas após a última refeição antes de dormir. Isso vai ajudar você a manter o corpo mais relaxado, facilitando o sono. Agora, qual é a melhor alimentação nessas 2 horas antes de dormir? Uma torradinha e um chá cai bem.

ANÚNCIO

2 – Respeite o seu tempo de sono

Só para complementar o tópico anterior é que criamos essa próxima dica. Sendo assim, não é porque você tem que esperar 2 horas depois que comeu para dormir que você deve ir dormir as 2 horas da manhã, né?

Saiba que cada pessoa tem uma exigência sobre a quantidade de horas de sono. No geral, os estudos dizem que elas são na média das 8 horas. Por isso, se você vai acordar as 6 horas da manhã deve dormir, pelo menos, as 22 horas do dia seguinte.

Isso também facilita a criação de um hábito. Porque se você tem que se deitar as 22 horas, quer dizer que você a sua torrada com chá pode acontecer as 20 horas.

3 – Planeje o seu dia na noite anterior

Uma das formas de conseguir ter uma noite mais tranquila é você indo dormir de cabeça leve. Para isso, há uma dica que costuma ser muito usada: planejar o próximo dia antes de se deitar. Isso gera a sensação de que o próximo dia está organizado.

Além do mais, considere que isso te ajudará a evitar a procrastinação (que é deixar de fazer coisas importantes que você tem que fazer). Então, de fato, esse planejamento pode ser importante para você conseguir cumprir a meta de acordar cedo diariamente.

4 – Tenha em mente que você vai acordar cedo

Parece irônico dizer isso, mas não é. O simples fato de você pensar que tem que acordar cedo na próxima manhã vai te ajudar a ter foco e determinação para realizar esse objetivo. Então, não fique se martirizando, mas tenha essa consciência, sim.

Aliás, é justamente essa consciência que vai te ajudar a ter uma rotina mais saudável, que inclui a noite de sono, as horas de sono e a o acordar cedo. Assim, dá para começar a entender que realmente tem como acordar cedo com disposição sem que isso seja um martírio, não é mesmo?

5 – Use um despertador que fique longe da cama

Esse último tópico sobre como acordar cedo com disposição tem a ver com o uso de despertador. É claro que pode ser o seu celular, que é um smartphone de última geração, que tem essa função. Mas, tem algumas dicas interessantes aqui.

A primeira é colocar o despertador longe da cama. Porque isso te incentiva a levantar da cama para ir até lá desativar a função. É quase que uma dica de mestre, né? A outra coisa é sobre evitar o botão “soneca” ou ao menos saber resistir a ele.

O botão soneca do celular é aquele que vai prolongando o seu sono, sabe? Ele desperta agora e aí pode despertar para daqui 10 minutos, 20 minutos, etc. O problema é que ele acaba enganando a gente, além de destruir a nossa produtividade.

Acordar cedo aumenta a produtividade

E já que terminamos falando sobre a produtividade, saiba que sim, acordar cedo aumenta a produtividade. Tanto é que quem acorda tarde considera que o dia parece sempre ter menos do que 24 horas, não é mesmo? Além do mais, há uma explicação: o dia tem 24 horas.

É estranho falar assim. Mas, se a gente considerar que uma pessoa acordou mais do que meio-dia quer dizer, exatamente, que ela já perdeu meio-dia das 24 horas. É claro que há casos e casos. Especialmente, quando a pessoa trabalha durante a noite, o que muda a conversa.

como acordar cedo com disposição

No entanto, de modo geral, quem trabalha durante o dia deve sim pensar nesse hábito como saudável para a sua rotina diária. E se você souber como isso influencia no seu dia a dia, com certeza, você começaria a dar mais importância para esse simples fato de como acordar cedo com disposição.

Inclusive, quando fizemos uma matéria citando os “conselhos de vó para ficar rico”, a gente mostrou que acordar cedo é um dos mais antigos e inteligentes conselhos que a gente poderia receber das nossas queridas avós, tão conhecedoras de vários assuntos.

ANÚNCIO